Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controle e utilização do cooler


Posts recomendados

Colegas, boa tarde.

 

Meu gabinete (Assinatura) possui 2 entradas superiores, 1 traseira, 2 dianteiras e 1 inferior que é pra fonte. Tenho 1 cooler superior em na direção do FX puxando ar pra fora. Tenho 1 dianteiro na frente do HD jogando ar pra dentro. Tenho 1 traseiro jogando ar pra fora. Os demais estão desligados. São 5 coolers ao total.

 

Gostaria da ajudar de vocês para controlar os coolers, pois queria deixar todos ligados. E também a melhor posição deles.

Eu havia baixado um aplicativo da MSI mas achei difícil mexer.

 

Obrigado !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BrunoGuimarães Você podia comprar esse adaptador e plugar todos eles em um molex da fonte: https://www.guerradigital.net/cabos-e-adaptadores/fan/cabo-akasa-flexa-fp5-para-5-fans-4-pinos-ak-cbfa03-45.html

 

Se tiver algum fan PWM, pode até conectar na placa-mãe e controlar a velocidade. Ou pode colocar alguns na placa-mãe e outros nesse adaptador. Só vendo no manual da mobo para ver as opções, porque são muitas.

 

E a direção está correta. 

 

Os da frente puxando ar para dentro.

Os de cima puxando ar para fora.

O de trás puxando ar para fora.

O de baixo é da fonte e ela faz o trabalho dela.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Oi amigo, boa tarde. Obrigado pela ajuda.

Este cabo, plugando todos os coolers nele e plugando na fonte, eu consigo controlá-los por onde?

 

Sem este cabo, tem como controlar todos os coolers? Aquele aplicativo MSI Afterbuner (é isso?) serve de alguma coisa?

Percebi que a placa-mãe tem alguns conectores pros coolers, quais os corretos para conectar?

@BrunoGuimarães O link da placa é este. https://www.asus.com/br/Motherboards/M5A97_EVO/

 

Já li e reli isso várias vezes, mas não entra na minha cabeça.

Não sou acomodado. Gosto de fuçar mas também tenho medo de queimar alguma coisa. Quando comprei este PC, todas as peças eram lançamento, ele me custou o olho da cara, ai a pouco fiz um upgrade, nada grandioso mas que também custou mais de 1300 reais. Troquei gabinete, instalei, configurei... Tudo sozinho, mas tem coisas que prefiro insistir na ajuda e assim depois de obtê-la, aprender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BrunoGuimarães esse adaptador você controlaria todos ao mesmo tempo pelo PWM do BIOS. Dependendo da carga da CPU os fans vão girar mais rápido ou mais devagar. Tem algumas opções no BIOS para mudar a curva de velocidade, mas todos rodariam no mesmo ritmo.

 

Para controlar os fans individualmente, existem alguns aplicativos, mas eu não conheço. Costumam ser bugados, porque são centenas de modelos de BIOS e placas-mãe diferentes, e esses apps às vezes são bugados até com as placas-mãe do fabricante. Por isso que eu nunca usei esses apps. 

 

Não conheço esse da MSI, mas tem o SpeedFan, só que ele é bem antigo.

 

Para usar esses apps e controlar os fans individualmente, você teria que plugar os fans nos conectores da placa-mãe. Veja quantos são. Se você tiver três conectores, por exemplo, conecte três fans para controlá-los e o resto plugue na fonte com um adaptador para rodar no talo. Ou compre o adaptador que eu indiquei e controle uma parte pelo PWM da placa-mãe e o resto por um app. 

 

Enfim, tem várias opções. Ou então compre um controlador de fans e coloque do jeito que você achar melhor.

 

A foto embaixo mostra como o adaptador funciona. O fan da esquerda é o CPU-fan, que serve de "fan-madrinha" para controlar os outros.

 

splitter.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...