Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como investir r$2.500 em um pc pra edição de vídeo


Posts recomendados

Minha máquina atual

placa-mãe: ASUS M5A78L-MLX3 (SOCKET AM3+)

Processador: AMD FX 4300

Placa de vídeo: Radeon HD7850

Fonte: Master Cooler GXII 750W (80 PLUS)

1x 4GB de RAM e 500GB HD
 

Não sei qual processador comprar, visto que as análises são favoráveis aos intel mas, como tenho pouco pra investir, é mais conveniente comprar um AMD (pela placa-mãe). Gostaria de fazer um hackintosh e utilizar dois monitores.
 

Penso em comprar:

R$300 SSD 120GB

R$300 HD 1TB

R$500 16GB (2x 8GB) RAM

=R$1100
 

Sobram R$1400 pra comprar um processador AMD ou placa-mãe + Processador Intel

O que vocês me recomendam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, 

 

              Olha, é uma boa configuração para trabalhar com vídeo. O som da placa onboard que não é o máximo de bom, mas da conta. Não precisa esquentar a cabeça com outro processador ou placa.... a RAM que é o mais importante nesse caso, você ja vai comprar mais que o suficiente.!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, alfasektor disse:

Bom dia, 

 

              Olha, é uma boa configuração para trabalhar com vídeo. O som da placa onboard que não é o máximo de bom, mas da conta. Não precisa esquentar a cabeça com outro processador ou placa.... a RAM que é o mais importante nesse caso, você ja vai comprar mais que o suficiente!

 

Bom dia!

Obrigado pela resposta :-)

De qualquer maneira, eu acredito que preciso, sim, de um upgrade. Já trabalho com vídeo, principalmente com edição, videografismo e efeitos. Em projetos com workflow mais pesado, no momento de renderizar a utilização do processador bate no 100%. Considerando que é pra trabalho, vale investir - mas não sei como direcionar esse investimento. Retomo, então, a pergunta do tópico!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Pedro Henrique de Aquino Seja bem-vindo ao Fórum. :)

 

Quais são os programas que você usa? Viu os benchmarks e eles favoreciam processadores Intel? 

 

Sua placa-mãe só suporta processadores FX até 95W... E não é uma boa placa, usa chipset 760G. Dependendo do salto de desempenho que você procura... Acho que montar um kit novo é o melhor caminho e você tem capital para conseguir algo legal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt Obrigado pelas boas vindas!

Eu utilizo o pacote Adobe, quase a Master Collection inteira. Principalmente o Premiere e o After Effects. Trabalho algumas vezes com um workflow pesado, preciso do melhor desempenho possível. Então, sem economias (a não ser pelo custo/benefício).

Sobre a segunda pergunta, não sabia nem o que era "Benchmark" hehe. Pesquisei aqui. Não, não vi benchmarks mas dei uma pesquisada nas primeiras páginas do google em "pcs pra edição de vídeo", também compararei os processadores AMD com os Intel, e sempre recomendavam os Intel.

Eu desconhecia desses detalhes da placa-mãe e também não entendo muito desse lance de chipset. Procurei o fórum justamente por ser quase leigo. Agradeço pelo esclarecimento.

Pelo visto, é altamente recomendável que compre uma placa-mãe nova.

Acredita que quais peças podem ser reaproveitadas? 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não era p'ra chegar a 100% de CPU, por mais pesado que seja o programa. Se está fazendo essa faixa de trabalho, recomento uma revisada nos componentes. Se tivesse emulando um MAC no windows e trabalhando dentro do MAC, ai sim, seria normal. Sobre a batalha intel vs AMD: O primeiro .....antes dos defensores da marca atacarem,,,.. digo, que dão um melhor desempenho inicialmente, mas a longo prazo os núcleos dos AMD permanecem como novos para sempre, mesmo rendimento de quando estão novos. Porque a tecnologia de hardware está evoluindo mais que a de programas. Não adianta ter 100 núcleos se os processos fazem fila só em um ou dois.

 

No seu PC atual, o que falta é memória RAM. Possivelmente isso pode estar te dando a impressão de fraco.  Trabalhos com imagem, som e vídeo é do tipo estático. O processador é menos usado, a memória RAM é usada ao máximo. Sua peça chave é o SSD que vai dar mais velocidade de acesso. 

 

Se você tiver  16Gb de RAM, Um SSD , um windows 8.1 ou 10 .... vai trabalhar no máximo de desempenho, independente do processador se for acima de 3,00 GHz.   Pode colocar o processador decacore que não vai melhorar mais nada. Já fiz testes quanto a isso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Programas de edição de video são bastante proveitosos com multi-threading diferente da imaginação do amigo @alfasektor.
Eu não tenho experiência com After Effects, só uma vez experimentei o Premiere, mas tenho experiência com Sony Vegas, e em renderização de video o que mais pesa no final das contas é o encoding(codificação) que se o programa não tiver compatibilidade para usar GPU para acelerar, o trabalho fica todo para o CPU fazer. O Sony Vegas por exemplo é capaz de utilizar 16 threads de CPU para renderização, no caso o Premiere deve ser similar, porque encoding é algo bem avançado em multi-threading comparado com outros programas. 

Para encoding o Fx8350 vai ter um desempenho muito similar ao i7 mainstream de 4 núcleos, você pode pesquisar pelos reviews onde eles utilizam Handbrake majoritariamente ou outros programas de encoding h264 para ter noção do desempenho que terá em renderização do Premiere. Não sei se você usa aceleração Opencl no Premiere, mas se usar sua GPU já é mais que suficiente..

 

As opções de CPU ficariam entre i7>fx8350>i5. Sendo que i5 se você pegar um desbloqueado e fazer overclock acima de 4ghz ele deve ficar melhor que o fx-8350. Mas as diferenças são bem pequenas, coisa de 10-15% de ganho para um ou outro.

 

SSD só vai trazer benefícios no tempo de iniciar o Windows e desligar, para seu trabalho não trará ganho algum.

 

Como seu orçamento é meio apertado, o melhor combo CPU+Mobo fica com o Fx-8350 e uma placa-mãe nova.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...