Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperatura placa-mãe gigabyte z170m-d3h


Posts recomendados

Recentemente troquei o gabinete e notei o aumento da temperatura da MOBO hoje, que foi um dia quente, utilizando AIDA64. Antes a maxima da MOBO era 52°C e hoje foi para 56°C a maxima durante jogo.

 

O gabinete antigo tinha 2 fans laterais que mandavam ar para dentro e batiam bem em cima da placa de video(e um terceiro fan na parte superior atras jogando o ar quente para fora.

 

O gabinete atual que uso sao 2 fans frontais jogando ar para dentro e um traseiro superior para fora.

 

A placa de video, que é a mais esquentada do sistema (GTX 760 PNY com um fan somente) fica bem em cima do chipset da placa-mãe, o que contribui diretamente para o aumento deste, mas antes era amenizado com impacto do ar direto dos 2 fans laterais. Ela esta instalada na PCIE X16 lane.

 

Pesquisei em todo lugar mas nao encontrei uma "faixa segura" de operação de temperatura para a placa-mãe GigaByte Z170M-D3H, quais os limites de temperatura desta placa, alguem sabe?  

 

Fonte Corsair CX600

placa-mãe Z170M-D3H (maxima de 56°C) - em dias nao tão quentes a maxima é de 50°C

Processador I5 6600 com cooler Zalman CNPSX5 (maxima de 43°C)  - em dias nao tão quentes a maxima é de 40°C

Placa de Video PNY GTX 760 2GB (máxima de 81°C) - em dias nao tão quente a temperatura fica estavel em 71°C

Temperatura ambiente 30°C

 

 

20160615_170415.jpg

20160615_174342.jpg

20160615_174306.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucio Erglis As temperaturas estão boas, especialmente da CPU e da placa-mãe. Os componentes de placa-mãe são feitos para chegar a 105ºC ou mais. Ou seja, tem muita gente com i7 e H81 com VRM nos 80ºC e isso não é crítico (mas preocupante). Até 70ºC nos TMPINs da placa-mãe eu não me preocuparia.

 

O placa de vídeo está alta a 81ºC no inverno. Talvez no verão você tenha problemas de throttling, mas elas também são mais resistentes ao calor do que as CPUs. E esse modelo blower esquenta mais mesmo. Mas não tem muita saída, já que só tem lugar para colocar um fan na região. Qual é o fan que está atrás? Os da frente também.

 

Você podia trocar a pasta térmica na placa de vídeo para ver se melhora, porque a Fusion X1 é muito boa. Pode também trocar os fans do gabinete (se forem mais fracos) e colocar três fans fortes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Sim esta placa de video é meio esquentada, apesar de ter pesquisado e ela suporta ate 97 (sei que é muito alto mas é o limite maximo.)

 

Ela geralmente fica nos 70 ~ 75°C. Neste dia em especifico que estava abafado na regiao onde moro e fazendo uns 30°C, ela bateu nos 81. Vou verificar algum tutorial para ver a possibilidade de abri-la e reaplicar a pasta termica Fusion X1, ja a tenho a quase 2 anos e nunca fiz isso, talvez a pasta termica original ja virou uma crosta jurassica.

 

O fan atras é o mesmo dos 2 da frente (120mm), e pretendo deixar isso como ultima opção visto que comprei o gabinete agora. Apesar dos da frente vir com uma espuma para filtrar poeira e obviamente isto limita o fluxo de ar, mas como o processador esta numa temperatura boa e a placa de video dentro do limite, prefiro deixar a espuma, pois é muita poeira que entra no gabinete sem ele (o antigo gabinete era os fans jogando ar direto e fica muito sujo por dentro) Vou pesquisar sobre reaplicar a pasta termica da placa de video, acho melhor.

 

Obrigado pela ajuda e sugestoes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...