Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Bruno Flores

Computador ligando a 80ºc

Recommended Posts

Olá! 
Pessoal, estou com um problema e não faço ideia de como resolver. Possuo um processador FX-8350 (refrigerado com watercooler Seidon 120v), uma placa-mãe Gigabyte GA-970-D3 e fonte de 750W reais da ThermalTake.
De uns dias para cá, sempre que vou ligar o PC, o cooler do radiador dispara. Antes mesmo de entrar na BIOS! A temperatura do computador vai a 80ºC antes mesmo de carregar o Windows 10. Após ir para a área de trabalho, ele desliga devido ao super aquecimento. Já desmontei tudo para tirar poeira e nada!
O mais curioso é que se eu tentar reiniciar várias vezes, chega uma hora que ele liga normalmente. O cooler passa a não faz barulho e a temperatura não sobe de 25ºC. Mas se eu desligar e tentar ligar novamente, volta a superaquecer como dito acima (então preciso esperar que chegue ao desktop, para então desligar por superaquecimento sozinho e então sim, tentar liga-lo até que o processador não resolva aquecer.)

Alguém pode me explicar qual o problema POR FAVOR
Obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não pode ser culpa do cooler. Processador nenhum vai a 80 graus em 3 segundos depois que ligou. Estando com cooler ou não... Tentei aqui antes de te responder e o problema continuou.
Obrigado pela resposta!

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Bruno Flores como assim chega a 80ºC antes de carregar o Windows 10? Você fala no BIOS? Coloca a mão em cima do processador como? O bloco não está instalado?

 

Nessas mexidas todas para limpar, você trocou a pasta térmica? Se trocou, qual é a marca da pasta térmica? Como aplicou? Encheu de pasta? Colocou a gota?

 

A CPU esquenta rapidamente se não estiver sendo refrigerada corretamente. Na maior parte das vezes não dá tempo de carregar o Windows.

 

A bomba pode não estar funcionando direito ou o conector onde o bloco está plugado pode estar com defeito.

 

O bloco do water cooler está em qual conector da placa-mãe? Está rodando em 12v?

Editado por Contiusa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu ligo o computador e antes de aparecer a Bios, o cooler do processador começa a rodar muito rápido. Entro na bios e vejo temperatura a 80º - 90º. Sim, falo na Bios. Coloco a mão em cima da peça do watercooler que vai em cima do CPU, e ela esquenta demais. Troquei a pasta térmica sim. Coloquei uma gota. Essa pasta veio junto com o watercooler. É da CoolerMaster. E está plugado em dois conectores. PWR_FAN e CPU_FAN. Como faço pra ver se está rodando a 12V?


Mas não esqueça que tem vezes que o pc liga normalmente.

Obrigado pela resposta!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Bruno Flores Você faz O.C no processador? Já tentou da um reset na bios?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Bruno Flores provavelmente a bomba está funcionando de forma errática, às vezes ligando e às vezes não. Ou então é defeito no conector. Por isso que o bloco (a parte que fica em cima do processador) esquenta. 

 

Faz o que o @Sr. Coxinha sugeriu. Carregue o "Load Optimized Defaults" no BIOS para restaurar os padrões de fábrica. Veja se corrige.

 

Todo water cooler é indicado de rodar a bomba a 12v (no máximo). Você tem que conectar o fan (ventoinha) do water cooler no CPU-fan e o bloco da bomba em outro conector que rode a 12v. Eu não conheço muito as placas-mãe AMD, então você teria que ver no BIOS (geralmente no PC Health) a opção do conector. As placas mais novas tem opção de controle, tipo quiet, standard, turbo, disable. Se tiver isso, coloque em disable que ele vai rodar no talo a 12v. Mas pesquise no manual ou na internet como colocar o conector a 12v.

 

Já viu se uma das mangueiras fica muito quente? Porque se o bloco está muito quente e se a mangueira estiver muito quente é porque a bomba não está funcionando e o líquido não está correndo. Como você disse que às vezes funciona normalmente, pode ser tanto defeito no conector da placa-mãe como defeito na própria bomba.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nunca fiz OC nesse processador, @Sr. Coxinha. Mas já dei hard reset na bios sim. Por "Load Optimized Defaults" e tirando a bateria também.

 

@Contiusa, eu também estou achando que o problema é na bomba ou no conector. Uma das mangueiras fica mais quente sim. Coloquei pra rodar a 12V e mesmo assim tive o problema.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
 

Uma das mangueiras fica mais quente sim.

 

Mas tem que ver, porque a que sai com o fluxo da bomba vai estar quente, e a que sai do radiador vai estar fria. Se estiver muito quente, se você não estiver ouvindo o barulho da bomba, se a outra estiver quente também, etc. 

 

Precisa analisar e usar o bom senso para saber se a bomba parou de funcionar ou não. Ela faz barulho (toda bomba vai fazer um zumbido)? Essas coisas.

 

Se você sentir que ela não está funcionando de vez em quando, acione o RMA. Se fosse no Windows eu diria que é vírus, mas você disse que rola no BIOS. Como fica o uso da CPU (gerenciador de tarefas) quando você liga no Windows e ele esquenta? Se for alto, é vírus.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×