Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Bruno Flores

Computador ligando a 80ºc

Recommended Posts

Olá! 
Pessoal, estou com um problema e não faço ideia de como resolver. Possuo um processador FX-8350 (refrigerado com watercooler Seidon 120v), uma placa-mãe Gigabyte GA-970-D3 e fonte de 750W reais da ThermalTake.
De uns dias para cá, sempre que vou ligar o PC, o cooler do radiador dispara. Antes mesmo de entrar na BIOS! A temperatura do computador vai a 80ºC antes mesmo de carregar o Windows 10. Após ir para a área de trabalho, ele desliga devido ao super aquecimento. Já desmontei tudo para tirar poeira e nada!
O mais curioso é que se eu tentar reiniciar várias vezes, chega uma hora que ele liga normalmente. O cooler passa a não faz barulho e a temperatura não sobe de 25ºC. Mas se eu desligar e tentar ligar novamente, volta a superaquecer como dito acima (então preciso esperar que chegue ao desktop, para então desligar por superaquecimento sozinho e então sim, tentar liga-lo até que o processador não resolva aquecer.)

Alguém pode me explicar qual o problema POR FAVOR
Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não pode ser culpa do cooler. Processador nenhum vai a 80 graus em 3 segundos depois que ligou. Estando com cooler ou não... Tentei aqui antes de te responder e o problema continuou.
Obrigado pela resposta!

Compartilhar este post

Link para o post

@Bruno Flores como assim chega a 80ºC antes de carregar o Windows 10? Você fala no BIOS? Coloca a mão em cima do processador como? O bloco não está instalado?

Nessas mexidas todas para limpar, você trocou a pasta térmica? Se trocou, qual é a marca da pasta térmica? Como aplicou? Encheu de pasta? Colocou a gota?

A CPU esquenta rapidamente se não estiver sendo refrigerada corretamente. Na maior parte das vezes não dá tempo de carregar o Windows.

A bomba pode não estar funcionando direito ou o conector onde o bloco está plugado pode estar com defeito.

O bloco do water cooler está em qual conector da placa-mãe? Está rodando em 12v?

Editado por Contiusa

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ligo o computador e antes de aparecer a Bios, o cooler do processador começa a rodar muito rápido. Entro na bios e vejo temperatura a 80º - 90º. Sim, falo na Bios. Coloco a mão em cima da peça do watercooler que vai em cima do CPU, e ela esquenta demais. Troquei a pasta térmica sim. Coloquei uma gota. Essa pasta veio junto com o watercooler. É da CoolerMaster. E está plugado em dois conectores. PWR_FAN e CPU_FAN. Como faço pra ver se está rodando a 12V?

Mas não esqueça que tem vezes que o pc liga normalmente.

Obrigado pela resposta!!

Compartilhar este post

Link para o post

@Bruno Flores Você faz O.C no processador? Já tentou da um reset na bios?

Compartilhar este post

Link para o post

@Bruno Flores provavelmente a bomba está funcionando de forma errática, às vezes ligando e às vezes não. Ou então é defeito no conector. Por isso que o bloco (a parte que fica em cima do processador) esquenta. 

Faz o que o @Sr. Coxinha sugeriu. Carregue o "Load Optimized Defaults" no BIOS para restaurar os padrões de fábrica. Veja se corrige.

Todo water cooler é indicado de rodar a bomba a 12v (no máximo). Você tem que conectar o fan (ventoinha) do water cooler no CPU-fan e o bloco da bomba em outro conector que rode a 12v. Eu não conheço muito as placas-mãe AMD, então você teria que ver no BIOS (geralmente no PC Health) a opção do conector. As placas mais novas tem opção de controle, tipo quiet, standard, turbo, disable. Se tiver isso, coloque em disable que ele vai rodar no talo a 12v. Mas pesquise no manual ou na internet como colocar o conector a 12v.

Já viu se uma das mangueiras fica muito quente? Porque se o bloco está muito quente e se a mangueira estiver muito quente é porque a bomba não está funcionando e o líquido não está correndo. Como você disse que às vezes funciona normalmente, pode ser tanto defeito no conector da placa-mãe como defeito na própria bomba.

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca fiz OC nesse processador, @Sr. Coxinha. Mas já dei hard reset na bios sim. Por "Load Optimized Defaults" e tirando a bateria também.

@Contiusa, eu também estou achando que o problema é na bomba ou no conector. Uma das mangueiras fica mais quente sim. Coloquei pra rodar a 12V e mesmo assim tive o problema.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma das mangueiras fica mais quente sim.

Mas tem que ver, porque a que sai com o fluxo da bomba vai estar quente, e a que sai do radiador vai estar fria. Se estiver muito quente, se você não estiver ouvindo o barulho da bomba, se a outra estiver quente também, etc. 

Precisa analisar e usar o bom senso para saber se a bomba parou de funcionar ou não. Ela faz barulho (toda bomba vai fazer um zumbido)? Essas coisas.

Se você sentir que ela não está funcionando de vez em quando, acione o RMA. Se fosse no Windows eu diria que é vírus, mas você disse que rola no BIOS. Como fica o uso da CPU (gerenciador de tarefas) quando você liga no Windows e ele esquenta? Se for alto, é vírus.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais