Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
kifirefox

Placa-mãe com defeito, não funciona drive de cd/dvd, queimou do nada...

Recommended Posts

estava usando o pc e ao mesmo tempo usando um dvd do ubuntu rodando, após conectar o cabo de rede, a placa-mãe não consegue mas funcionar corretamento o drive de dvd.

o drive de dvd está funcionando em outros pcs normalmente.

a placa-mãe apenas não funciona mas o drive de dvd, já desliguei e tirei o cabo de força e depois liguei.

já troquei e testei outro drive de dvd funcionando e é a mesma coisa. a placa-mãe queimou o chip de funcionamento de dvd ao conectar o cabo de rede "carregado".

alguem explica o que aconteceu pelo menos alguma teoria sobre isso?

Editado por kifirefox

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

não foi o drive sata ou ide e sim a placa-mãe afetada após conectar cabo de rede. achei interessante isso. parece que esse cabo de rede está dando surto eletrico.

queria saber se foi um surto eletrico mesmo. acho que só foi por isso.

Editado por kifirefox

Compartilhar este post

Link para o post

Olá,

Você já tentou trocar de cabo ou mesmo de conector da placa-mãe o drive de dvd (da porta sata1 para a sata2 ou da ide1 para a ide2 ?), pode ser um mau-contato apenas. Com o cabo de rede desconectado o drive de dvd funciona ? tenta trocar de lugar o cabo do hd com o do dvd pra ver, pode ser que o conector do dvd esteja ruim.

Eu nunca ouvi falar de algum chip na placa-mãe que faz funcionar um drive de dvd, estranho (não que eu esteja duvidando de você XD) ....

Edit: A minha teoria é de que ou o seu cabo sata/ide tenha dado algum mau contato, ou então é com o seu conector sata/ide, ou então por alguma instabilidade em alguma corrente da fonte ou do que "chega" pelo cabo de rede pode ter queimado algum componente que fazia funcionar a controladora sata/ide onde você conecta os drives de dvd da sua placa-mãe.

Mande mais informações sobre a sua placa-mãe, como o modelo, como você conectou o dvd e o hd nela, qual a sua fonte.

Edit2: Veja se não tem algum capacitor estufado na placa-mãe, geralmente eles é quem são responsáveis por esses casos de "poltergeists" nos pcs. 

Editado por Edu_1999

Compartilhar este post

Link para o post

então pode ser isso, a placa-mãe é usada e por alguns anos. e eu estava usando muito o drive de dvd por longas horas, e isso fez usar muito alguma peça na placa-mãe que ficou desgastada.

talvez o cabo de rede apenas ajudou a queimar o que já estava queimando.

Editado por kifirefox

Compartilhar este post

Link para o post
51 minutos atrás, kifirefox disse:

então pode ser isso, a placa-mãe é usada e por alguns anos. e eu estava usando muito o drive de dvd por longas horas, e isso fez usar muito alguma peça na placa-mãe que ficou desgastada.

talvez o cabo de rede apenas ajudou a queimar o que já estava queimando.

Tente conectar alguma outra coisa onde o dvd estava conectado para verificar isso, como outro hd.

A sua placa-mãe tem mais conectores iguais aos que você conecta o drive de dvd ? Pode ser que você consiga usar o drive de dvd em outro deles.

E mande fotos da sua placa-mãe se possível.

Edit: Pode ser que o cabo de rede nem tenha nada a ver com o fato de o conector do drive de dvd da sua placa-mãe ter parado de funcionar, pode ser apenas uma coincidência.

Seria legal testar o drive de dvd em outro conector igual ao que ele estava conectado, já que em geral não há conectores específicos para hd's ou dvd's, e eles são de dois tipos: os ide's (que são mais antigos, tem o formato de retângulos compridos e tem vários pinos "parecendo agulhas", e os satas que "parecem" usbs que ficam na placa-mãe.

Segue aí fotos dos conectores, diga qual é o seu:

Sata: http://e.cdn-hardware.com.br/static/c/m/25ac05cfd2ab7074d0fcc4bd640fbaa4

Ide: http://www.refrigeracao.net/Cursos/eletronica/modulo_2_arquivos/a03_0138.jpg

Em geral as placas-mãe tem 2 ou mais conectores ide/sata.

E tente ver na bios (em geral quando você liga o pc aparece escrito em algum canto da tela uma tecla para entrar num "setup"), para ver se o drive de dvd é reconhecido lá, pode ser apenas um bug do sistema operacional que você estava usando. ou mesmo problema com a mídia (dvd/cd) que você estava usando.

Edit2: Teste também se esse dvd que você usou aí funciona em outro pc

Editado por Edu_1999

Compartilhar este post

Link para o post

não é nada disso que você está pensando. instalei o xp e funcionou o dvd.

o problema é que ao conectar o cabo de rede o drive de dvd parou por algumas horas, mas depois voltou a funcionar.

alguem desvenda isso? surto no cabo de rede?

parou de funcionar na hora quando conectei o cabo de rede, e fui botar o dvd e não funcionou mas.

o drive de dvd voltou a funcionar o dvd de algums dvds, mas outros não funciona mais depois disso.

estava passando um scan com um antivirus rescue e agora não funciona mas, mas antes estava funcionando quando não tinha conectado o cabo de rede. fica dando erro agora.

não sei se o erro vai continuar...

Editado por kifirefox

Compartilhar este post

Link para o post
12 minutos atrás, kifirefox disse:

não é nada disso que você está pensando. instalei o xp e funcionou o dvd.

o problema é que ao conectar o cabo de rede o drive de dvd parou por algumas horas, mas depois voltou a funcionar.

alguem desvenda isso? surto no cabo de rede?

parou de funcionar na hora quando conectei o cabo de rede, e fui botar o dvd e não funcionou mas.

o drive de dvd voltou a funcionar o dvd de algums dvds, mas outros não funciona mais depois disso.

estava passando um scan com um antivirus rescue e agora não funciona mas, mas antes estava funcionando quando não tinha conectado o cabo de rede. fica dando erro agora.

não sei se o erro vai continuar.

Então pode ser algum conflito ou problema na sua placa de rede. 

A placa de rede que você usa é pci ou é integrada (parte da placa-mãe) ?

Quando o drive de dvd para de funcionar a internet funciona ? Pode ser também algum problema com a sua fonte, ja vi muitos casos onde a fonte está ruim e o pc começa a dar alguns erros assim.

Compartilhar este post

Link para o post

a internet funciona junto com o dvd, o problema parece que não funciona mais o cd de antivirus rescue. parece que deu algum erro quando conectou, mas agora voltou a funcionar.

quero ver se o outro cd agora vai voltar a funcionar de novo.

deve ter dado algum mal contato de conectar o cabo de rede com o pc ligado. o efeito poltergeist parece que parou.

Editado por kifirefox

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, kifirefox disse:

a internet funciona junto com o dvd, o problema parece que não funciona mais o cd de antivirus rescue. parece que deu algum erro quando conectou, mas agora voltou a funcionar.

quero ver se o outro cd agora vai voltar a funcionar de novo.

deve ter dado algum mal contato de conectar o cabo de rede com o pc ligado. o efeito poltergeist parece que parou.

Então parece ser realmente problema de osmar.. kkkkk

Edit: Você fêz muita força ao conectar o cabo de rede ? Porque pode ter ocorrido algum mau-contato nesta hora, lembrei que em meu notebook, quando dou um tapa em cima do teclado os usb's desligam e ligam novamente.

Editado por Edu_1999

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais