Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe com defeito, não funciona drive de cd/dvd, queimou do nada...


kifirefox

Posts recomendados

estava usando o pc e ao mesmo tempo usando um dvd do ubuntu rodando, após conectar o cabo de rede, a placa-mãe não consegue mas funcionar corretamento o drive de dvd.

o drive de dvd está funcionando em outros pcs normalmente.

 

a placa-mãe apenas não funciona mas o drive de dvd, já desliguei e tirei o cabo de força e depois liguei.

já troquei e testei outro drive de dvd funcionando e é a mesma coisa. a placa-mãe queimou o chip de funcionamento de dvd ao conectar o cabo de rede "carregado".

 

alguem explica o que aconteceu pelo menos alguma teoria sobre isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Você já tentou trocar de cabo ou mesmo de conector da placa-mãe o drive de dvd (da porta sata1 para a sata2 ou da ide1 para a ide2 ?), pode ser um mau-contato apenas. Com o cabo de rede desconectado o drive de dvd funciona ? tenta trocar de lugar o cabo do hd com o do dvd pra ver, pode ser que o conector do dvd esteja ruim.

Eu nunca ouvi falar de algum chip na placa-mãe que faz funcionar um drive de dvd, estranho (não que eu esteja duvidando de você XD) ....

Edit: A minha teoria é de que ou o seu cabo sata/ide tenha dado algum mau contato, ou então é com o seu conector sata/ide, ou então por alguma instabilidade em alguma corrente da fonte ou do que "chega" pelo cabo de rede pode ter queimado algum componente que fazia funcionar a controladora sata/ide onde você conecta os drives de dvd da sua placa-mãe.

Mande mais informações sobre a sua placa-mãe, como o modelo, como você conectou o dvd e o hd nela, qual a sua fonte.

Edit2: Veja se não tem algum capacitor estufado na placa-mãe, geralmente eles é quem são responsáveis por esses casos de "poltergeists" nos pcs. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, kifirefox disse:

então pode ser isso, a placa-mãe é usada e por alguns anos. e eu estava usando muito o drive de dvd por longas horas, e isso fez usar muito alguma peça na placa-mãe que ficou desgastada.

 

talvez o cabo de rede apenas ajudou a queimar o que já estava queimando.

 

 

Tente conectar alguma outra coisa onde o dvd estava conectado para verificar isso, como outro hd.

A sua placa-mãe tem mais conectores iguais aos que você conecta o drive de dvd ? Pode ser que você consiga usar o drive de dvd em outro deles.

E mande fotos da sua placa-mãe se possível.

Edit: Pode ser que o cabo de rede nem tenha nada a ver com o fato de o conector do drive de dvd da sua placa-mãe ter parado de funcionar, pode ser apenas uma coincidência.

Seria legal testar o drive de dvd em outro conector igual ao que ele estava conectado, já que em geral não há conectores específicos para hd's ou dvd's, e eles são de dois tipos: os ide's (que são mais antigos, tem o formato de retângulos compridos e tem vários pinos "parecendo agulhas", e os satas que "parecem" usbs que ficam na placa-mãe.

Segue aí fotos dos conectores, diga qual é o seu:

Sata: http://e.cdn-hardware.com.br/static/c/m/25ac05cfd2ab7074d0fcc4bd640fbaa4

Ide: http://www.refrigeracao.net/Cursos/eletronica/modulo_2_arquivos/a03_0138.jpg

Em geral as placas-mãe tem 2 ou mais conectores ide/sata.

E tente ver na bios (em geral quando você liga o pc aparece escrito em algum canto da tela uma tecla para entrar num "setup"), para ver se o drive de dvd é reconhecido lá, pode ser apenas um bug do sistema operacional que você estava usando. ou mesmo problema com a mídia (dvd/cd) que você estava usando.

Edit2: Teste também se esse dvd que você usou aí funciona em outro pc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não é nada disso que você está pensando. instalei o xp e funcionou o dvd.

o problema é que ao conectar o cabo de rede o drive de dvd parou por algumas horas, mas depois voltou a funcionar.

alguem desvenda isso? surto no cabo de rede?

 

parou de funcionar na hora quando conectei o cabo de rede, e fui botar o dvd e não funcionou mas.

o drive de dvd voltou a funcionar o dvd de algums dvds, mas outros não funciona mais depois disso.

 

estava passando um scan com um antivirus rescue e agora não funciona mas, mas antes estava funcionando quando não tinha conectado o cabo de rede. fica dando erro agora.

 

não sei se o erro vai continuar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, kifirefox disse:

não é nada disso que você está pensando. instalei o xp e funcionou o dvd.

o problema é que ao conectar o cabo de rede o drive de dvd parou por algumas horas, mas depois voltou a funcionar.

alguem desvenda isso? surto no cabo de rede?

 

parou de funcionar na hora quando conectei o cabo de rede, e fui botar o dvd e não funcionou mas.

o drive de dvd voltou a funcionar o dvd de algums dvds, mas outros não funciona mais depois disso.

 

estava passando um scan com um antivirus rescue e agora não funciona mas, mas antes estava funcionando quando não tinha conectado o cabo de rede. fica dando erro agora.

não sei se o erro vai continuar.

Então pode ser algum conflito ou problema na sua placa de rede. 

A placa de rede que você usa é pci ou é integrada (parte da placa-mãe) ?

Quando o drive de dvd para de funcionar a internet funciona ? Pode ser também algum problema com a sua fonte, ja vi muitos casos onde a fonte está ruim e o pc começa a dar alguns erros assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a internet funciona junto com o dvd, o problema parece que não funciona mais o cd de antivirus rescue. parece que deu algum erro quando conectou, mas agora voltou a funcionar.

quero ver se o outro cd agora vai voltar a funcionar de novo.

 

deve ter dado algum mal contato de conectar o cabo de rede com o pc ligado. o efeito poltergeist parece que parou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, kifirefox disse:

a internet funciona junto com o dvd, o problema parece que não funciona mais o cd de antivirus rescue. parece que deu algum erro quando conectou, mas agora voltou a funcionar.

quero ver se o outro cd agora vai voltar a funcionar de novo.

 

deve ter dado algum mal contato de conectar o cabo de rede com o pc ligado. o efeito poltergeist parece que parou.

Então parece ser realmente problema de osmar.. kkkkk

Edit: Você fêz muita força ao conectar o cabo de rede ? Porque pode ter ocorrido algum mau-contato nesta hora, lembrei que em meu notebook, quando dou um tapa em cima do teclado os usb's desligam e ligam novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...