Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Letícia M.

Placa-mãe com possível problema

Recommended Posts

Olá, boa noite.

Primeiramente, agradeço por aqueles que se interessarem a ajudar.

Após terminar a limpeza no computador, tentei liga-lo, e como não obtive resposta, fui procurar o que havia de errado.

E o que acontece, é que notei que parece que há uma parte da placa-mãe (Imagem 1), que não está firme na placa, está meio "solta".

Gravei um vídeo mostrando o problema: Vídeo placa-mãe.mp4

Parte referida no texto, mostrada dentro do retângulo vermelho.

20160625_195300.jpg

4615_big.jpg

Eu, sinceramente, não sei se deveria estar assim mesmo, ou se aconteceu algo...

Alguém que tenha conhecimento, saberia me informar:

1. Pelo que esta parte é responsável?

2. E se é normal ela não estar tão fixada?

Aguardo ajuda, por favor!!

+ Informações.

O computador estava normal, mas resolvi fazer uma limpeza nele, pois havia muito tempo desde a ultima.

A única coisa que fiz, foi tirar a poeira com o secador no vento frio, não passei álcool ou qualquer coisa do tipo.

Após isso, parafusei novamente tudo, conectei todos os cabos no seu devido lugar, e fui tentar ligar a máquina.

Assim que conectei o cabo de força, e apertei o botão POWER, nada aconteceu... Nada MESMO, nem o BIP do SPEAKER disparou.

A fonte não dá sinal, o cooler do processador também não.

Obs 1. Eu fiz o teste do clipes na fonte (Clipe em formato U, ligado diretamente nos fios verde e preto) e ela funcionou normalmente.

Obs 2. Eu já me garanti de estar tudo conectado devidamente, todos os cabos.

Obs 3. Nem a placa-mãe, nem nenhum outro componente, caiu no chão ou bateu em algo. Eu tive cuidado.

+ Configuração Computador.

Configuração Computador.

Processador Intel Core i5-2500K

Placa-mãe GigaByte Z68MA-D2H-B3 LGA1155

Fonte OCZ ATX 500W

Armazenamento WESTERN DIGITAL HD 500GB

Memória 2 x Kingston 4G

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

1. Aquilo é o dissipador do VRM da placa-mãe.

2. Não, mas essa peça é removível, tenta encaixar ela direito.

Você chegou a tirar todas as peças do computador ou só jogou o vento com tudo encaixado?

Compartilhar este post

Link para o post

Olá!

Não, eu não joguei o vento com tudo encaixado.

Eu retirei os cabos da fonte que são ligados a placa-mãe (cabo de alimentação e afins), e utilizei o ar para tirar a poeira do cooler do processador, e a poeira da placa em si.

Foi algo bem rápido, meu objetivo não era limpar 100%, era apenas tirar o excesso.

Compartilhar este post

Link para o post

Ué, bem estranho, se você não tirou nada do lugar, apenas desconectou os cabos e depois ligou de novo o único motivo para estar dando erro seria algum cabo mal encaixado.

Compartilhar este post

Link para o post
18 minutos atrás, alfasektor disse:

o cooler da fonte liga normal ?

Quando eu ligo o computador no estado que está, com todos os componentes ligados a placa-mãe? Não, a fonte nem liga.

Mas quando eu faço o teste do clipes (ligando o clipes de papel no cabo verde e preto) a fonte funciona normalmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, eu digo pra você analisar todos os cabos para ver se estão encaixados corretamente, inclusive os cabos do painel frontal do gabinete, pode ser que o fio do power esteja mal encaixado na placa-mãe.

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, Zucchini disse:

Ué, bem estranho, se você não tirou nada do lugar, apenas desconectou os cabos e depois ligou de novo o único motivo para estar dando erro seria algum cabo mal encaixado.

Pior que eu já me certifiquei sobre os cabos, cabos do disco rígido, as conexões satas, o conector ATX 24, os fios do painel frontal do gabinete conectados devidamente na placa.

E obviamente, nem mexi no compartimento do processador.

4 minutos atrás, Zucchini disse:

Olha, eu digo pra você analisar todos os cabos para ver se estão encaixados corretamente, inclusive os cabos do painel frontal do gabinete, pode ser que o fio do power esteja mal encaixado na placa-mãe.

O fato do dissipador do VRM estar meio solto não teria muito a ver com isso né?

E sobre os fios do painel frontal, só se eles estragaram durante a limpeza.

Pois eles estão conectados corretamente, lado positivo no lado positivo e o negativo (cor branca) no negativo.

E cada um (POWER/RESET/HD LED e afins) estão no lugar certo, que está designado na própria placa.

Compartilhar este post

Link para o post
9 minutos atrás, Letícia M. disse:

O fato do dissipador do VRM estar meio solto não teria muito a ver com isso né?

O dissipador como o nome diz serve para dissipar o calor, o que ele pode gerar é problema de superaquecimento caso não seja bem encaixado, mas se o computador não liga ele não aquece.

É, estou sem idéias, se você não mexeu em nada não acho que algo tenha queimado. O jeito é aguardar a opinião de outros usuários.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, não esta com cara de ser algum defeito. Com certeza o fio do power da placa ou o próprio botão de power está com zika. Tire os conectores que vão para o botão de power e liga os dois filamentos usando uma chave de fenda... só encostar um no outro pra fechar o circuito e ligar a placa. @Letícia M.

Compartilhar este post

Link para o post
23 minutos atrás, alfasektor disse:

Olha, não esta com cara de ser algum defeito. Com certeza o fio do power da placa ou o próprio botão de power está com zika. Tire os conectores que vão para o botão de power e liga os dois filamentos usando uma chave de fenda... só encostar um no outro pra fechar o circuito e ligar a placa. @Letícia M.

Então, eu já tentei ligar com todos os fios do gabinete conectado, também tentei só com o POWER SW conectado, também tentei usar o RESET SW conectado onde o Power SW deve ser conectado.

E quanto a chave de fenda, eu tentei isso, assim que acordei hoje, e nada.

Já estou sem ideias, acho que irei levar em um técnico amanhã. =/

Compartilhar este post

Link para o post

@Letícia M. se não ligou nem com a chave. ai sim alguma coisa tem ! outra fonte você nao tem ? pra testar ?   

pode ser  a chave da bateria, elas podem estar ligadas na posição de cmd clear.  troca ela de posição e liga, depois volta pra posição que estava e liga de novo . 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais