Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quero fazer overclock, mas não sei quanto posso aumentar.


BernardoSK
Ir à solução Resolvido por Arthur912414,

Posts recomendados

Olá gente, é o seguinte. Eu, ultimamente, não tenho conseguido rodar muitos jogos, e os que eu jogo nunca são em bom gráfico. Isso realmente incomoda bastante. Jogos antigos eu até rodo de boa, no gráfico máximo, mas eu quero jogar um jogo que não é lá muito pesado, preciso por em gráficos mínimos, taxa de resolução de 73%, o gráfico fica horrível. Eu nunca fiz overclock, e acho que vou fazer pra ver se melhora alguma coisa, nem que seja só um pouco.

 

Configurações

Processador: AMD Phenom II 850 (Quad-core, 3,3GHZ)

Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GT 630 Kepler (2GB, DDR3, e o resto eu não sei porque o programa diz uma coisa e o site diz outra.)

Placa-mãe: APMCP68 (Uma bem vagabunda mesmo.)

 

AVISO: Sobre a placa de vídeo, ela tava dando problemas algum tempo atrás, mas eu não mexi na BIOS. Os programas de benchmark e o CPUZ indicam que o clock de memória está em 650MHZ e o de processador em 810MHZ (memória e processador da placa de vídeo, só pra deixar claro) e o site diz que essa placa tem muito a mais, e pesquisei em vários sites diferentes, todos diziam um valor diferente do outro, nenhum correspondia aos do benchmark.

 

As minhas perguntas são:

1) Tem como fazer overclock da placa de vídeo? É seguro fazer? Se sim e sim, quanto eu poderia fazer sem correr riscos? (sou bem medroso mesmo)

2) O overclock do processador ajudaria a obter ganho de desempenho nos jogos? Para o meu processador, quanto seria o indicado, sem correr riscos?

 

Obrigado desde já...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@BernardoSK 1) Sim e Sim. Geralmente, eu uso o MSI AFTERBURNER (é bom e é de graça! Melhor impossível!), e a forma mais segura é ir subindo de pouquinho em pouquinho o overclock até ficar bom ou dar *****, e se der *****, você desce um pouco pra onde ainda não tinha dado. (Lembrando que você precisa ter um PC bem condicionado pra fazer um bom overclock, ou você pode superaquecer (overheat) seu PC e que você tem que ter uma fonte que aguente o regaço)
2) Depende do jogo. Alguns jogos precisam mais de um processador do que uma placa de vídeo ("minecraft", "juiced", "beamng drive", etc.), e outros precisam mais da placa que do processador. (Guns gore and canolli, etc)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur912414 Obrigado pela recomendação do programa, realmente muito bom mesmo. Minha placa era 650/810 (memória e processador, respectivamente), agora aumentei para 880/720, e aparentemente a temperatura subiu apenas uns 4 graus (ficou em 58C quando em carga). Essa minha placa aguenta 90C, mas reduzi 25% desse valor por questões de não prejudicar a vida útil dela. Tenho outras duas perguntas:

 

1) Devo aumentar meu overclock até que eu atinja os 70C?

2)Quanto ao overclock do processador, se eu tenho um 3,3GHz de Quad-core, se eu aumentar para uns 3,7 dá de boa? Ou posso aumentar mais ainda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BernardoSK Bem, eu deixaria a placa de vídeo nesses 58º mesmo... no maximo até 65º.
Quanto ao processador, não sei dizer ao certo se você pode fazer esse overclock. tente ir na BIOS e fazer de pouquinho em pouquinho, mas não deixe sua temperatura subir muito. Se sua BIOS for travada, tente usar o "SETFSB", mas vai devagar, e a cada vez que você desligar/fechar o programa, o processador volta ao normal e você tem que configurar de novo. (usei ele pra deixar um dual core de 1.6 GHZ em 2.2, mas ficou muito instável...

(Caso você use e a tela fique piscando ou ela apagar e o pc beepar, basta tirar da tomada e por de novo).
(link do setfsb: http://www13.plala.or.jp/setfsb/download/ver22/setfsb_2_2_134_98.zip)

Mas só por dúvida... pra quê você esta fazendo overclock?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur912414 Para aumentar o desempenho nos jogos, coisa de gordo mesmo. Aliás, você conhece algum jeito de instalar algum driver sem que o PC esteja ligado? Porque minha placa de vídeo está bugada, já aconteceu antes, eu atualizo algum driver e ela para de funcionar, tipo, ela simplesmente para de funcionar a cada 5 segundos, até o cooler para, aí é impossível ligar o PC. Mas acho que dessa vez é a placa de som onboard, eu tava mexendo nos drivers dela, nesse caso, só comprando uma offboard pra consertar o problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...