Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Sector145

Problemas no hd?

Recommended Posts

Boa noite. 

Recentemente, estou tendo problemas com relação à travamentos no PC. Todos os jogos, programas, navegadores e até mesmo o "explorer.exe" param de responder de forma "esporádica", às vezes consigo usar cerca de 1-2 horas e outras não passam de 10 minutos. Chequei todos os fatores possíveis, temperatura dos componentes, Bad Blocks, vírus, limpeza de cookies, desfragmentação do HD e uma limpeza nas peças. 

Lembrando que meu HD tem cerca de 6 anos. 

Será que os erros são provenientes do uso prolongado do HD, ou há algum jeito de corrigir os mesmos?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Usou de programa anti-malware? Qual antvírus usou para verificação?

Compartilhar este post

Link para o post

Qual seria a marca e modelo do HDD, sua capacidade total e quanto está em uso atualmente?

Compartilhar este post

Link para o post

Marca do Hd: Western Digital (Capacidade de 256Gb) (interno - SATA)

Cerca de 69% da capacidade total está em uso. Eu acho que é importante salientar que já deixei o HD com 99% da memória ocupada e nunca me deu problemas.

Compartilhar este post

Link para o post

É possível sim que seja o seu tempo de vida útil.

Nestes casos eu costumo utilizar de um HDD com linux instalado e uso o computador com ele pelo mesmo tempo que usaria com o HDD suspeito. Para averiguar se o problema também aparece com outro SO. Se sim, o problema não é o HDD, se não é no HDD.

Outro fator de extrema importância é o SO atualizado e os drivers todos verificados. Ja realizou isto?

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Sector145.

O problema talvez possa ser detectado pelo teste do S.M.A.R.T., você já tentou?

Use o Data Lifeguard Diagnostic da WD: http://products.wdc.com/support/kb.ashx?id=StTDa7 . Você também pode usar outros programas e comparar o resultado, diferentes programas tem diferentes parâmetros.

Lembre-se também de fazer backup de seus arquivos.

Depois poste aqui o resultado.

Abraço.

Editado por LuftVanship_WD

Compartilhar este post

Link para o post

Spectrum, os drivers estão todos atualizados, estou apenas meio desconfiado com os "Frameworks" sempre tive problemas com eles, mas nada que cause mudanças significativas. Eu já formatei o pc diversas vezes, usei várias versões e nunca tive problemas. Estou sem nenhum HD para realizar o teste. Só comprando um novo, mas para isso quero ter certeza que seja necessário. E creio que o problema seja o HD mesmo, porque os jogos rodam de forma fluída, ou seja, não é um problema associado a processamento de dados ou gráficos e sim de memória de armazenamento.

LuftVanship_WD, os resultados do testes foram positivos em "Test Result:Pass". Testei em três programas, e todos apresentaram resultados positivos. Estou cogitando agora em um possível problema na placa-mãe ou mesmo em um conflito entre os arquivos do sistema operacional. Será que formatar seria uma boa escolha?

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Sector145.

Aparentemente não é o HD, mas de qualquer forma mantenha backup de seus arquivos, pois seu HD já tem algum tempo de utilização. Quanto a formatar deixe como último recurso, e nem mesmo assim é certo que resolva o problema. 

Para os conflitos de dos arquivos do sistema, olhe no gerenciador de dispositivos se há alguma indicação dos mesmos. Quanto ao SO, talvez voltar a um ponto de restauração anterior possa ajudar, você lembra se foi feita alguma alteração no seu PC que possa ter causado o problema? 

Por fim faça um teste nas memórias de seu PC, se é mais de uma teste uma de cada vez e em slots diferentes. 

Depois poste aqui o que descobriu.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpe a demora. Executei todos os processos mencionados, mas não achei nenhuma alteração significativa. Provavelmente terei que aposentar o PC. 

Obrigado pelas sugestões

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais