Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Parou de reconhecer metade das memórias (sempre reconheceu)


Posts recomendados

Olá pessoal, se alguém puder ajudar. Agradeço demais!

Já procurei demais tópicos para o meu problema...

 

Tenho esse computador aqui e uso normalmente desde 2011:

 

Processador I5 760 2.80GHz - Desde 2011

placa-mãe Intel DH55TC - Desde 2011

Memória RAM DDR3 1333Mhz Kingston 8 GB (4 x 2GB em dual channel) - Desde 2011

Fonte EVGA 600B Gold Bronze Plus - Desde Nov/2015

SSD Samsung 850 EVO 250GB - Desde Nov/2015

Windows 7 Professional 64 Bits - Desde Nov/2015 (ao instalar a SSD)

VGA GigaByte GeForce GTX 750 Ti 2GB DDR5 - Desde Maio/2016

Water Cooler Cooler Master Nepton 120xl - Instalado há uma semana, antes era o Cooler Box da Intel.

 

 

O Water Cooler Nepton foi instalado por um profissional da própria Cooler Master.

Após a instalação, ao ligar meu PC, o PC deu mensagem de "Memory Size Decreased" na tela de inicialização... E passou a reconhecer apenas 4GB, sendo que sempre operou e reconheceu os 8GB. Quando desligo o PC, retiro as memórias, coloco-as de novo e ligo, ele reconhece os 8GB na Bios (em dual channel), mas ao logar no sistema, a tela de propriedades do Computador mostra assim "8GB (4GB utilizáveis)", e o programa da VGA NVIDIA também indica desta forma. Só o Everest mostra memória física como 4GB. Se eu reinicio o PC, dá novamente a mensagem de "Memory Size Decreased" e aí tudo indica apenas 4GB até a BIOS (que passa a operar automaticamente em single channel). Todas as vezes que eu retiro todas as memórias e recoloco, ele reconhece as memórias e usa automaticamente o dual channel, mas ao logar no sistema indica ser um "falso reconhecimento" já que ao invés de mostrar 8GB como sempre mostrou, agora mostra 8GB (4GB utilizáveis) e é só reiniciar que caí o tamanho e deixa de mostrar desta forma... 

 

Já foi feito inúmeros testes... Estou sem ideia do que pode ser. 

Todas as memórias funcionam, já foram testadas. E acho muito estranho que toda hora que retiro as memórias e as recoloco, o sistema (BIOS) encontra elas, mas não de forma efetiva... Acredito que se os slots estivessem com problema, não encontraria nunca... 

 

Alguém tem alguma ideia?? Muito obrigada desde já!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ae champs, 

                          Bom, se na bios reconhece 8Gb fica tranquilo. Não há nada de errado nem com slot nem com a memoria. Seu sistema que está usando só 4Gb. 

 

iniciar>executar> digita msconfig da OK > aba inicialização do sistema> botão opção avançada > memória máxima

 

se essa opção não tiver selecionada, selecione e vã aumentando a quantidade de memória até chegar a 8....o maximo tem que ser 8....

 

se ao abrir a opção estiver selecionada basta desmarcar a caixinha. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá alfasektor! 

 

Obrigada pelo comentário!

Eu já testei isso, e também já testei para utilizar os 4 núcleos do processador... Não adiantou.

É reiniciar o PC, a memória caí para 4GB na BIOS e em tudo... Pra voltar os 8GB tem que retirar as memórias e colocar de novo... Mas é como eu falei, não está como antes... Ele mostra as 4 memórias na BIOS, mostra que está em dual channel, aí após o login vou lá olhar em propriedades e está 8GB (4GB utilizáveis), nunca mostrou dessa forma (essa mensagem de "utilizáveis"), sempre mostrou os 8GB nesta tela, no programa da VGA e no Everest (o último é o único que está a mostrar 4GB sempre)... É só reiniciar para dar erro, e aí tudo mostrar como 4GB, aí a BIOS desativa o dual channel, vai para single e pára de reconhecer dois slots. É um loop... 

 

Tá me parecendo algum problema de tensão, tensão, que a placa está distribuindo de forma errada após instalar o Water Cooler... Mas não manjo nada nessa área.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá ApoloBrz!

 

Não cheguei a testar os pentes com este programa, mas como fiz muitos testes e com todas as configurações (opções) possíveis de uma a quatro memórias instaladas e em todos os slots... Sei que as memórias estão OK. Fiz cerca de uns 60 testes só nisso de põe e tira. Em todos o computador se comporta da forma na qual falei, mas respeitando a ordem de instalação das memórias da minha placa-mãe (DH55TC) por exemplo, tem o Slot 1, 2, 3 e 4... Quando se usa apenas uma memória, tem o slot certo para se colocar ela, e assim por diante... Quando se está com 2 ou 3. Tudo está bem explicado no Manual da placa-mãe.

 

Fiz mais uma série de testes hoje... De Clear CMOS, tira bateria, muda para a VGA antiga, tira os fans adicionais do Water Cooler, etc... Todos os testes foram com o auxílio remoto do profissional da Cooler Master (um ótimo profissional por sinal). A máquina se comporta ainda da mesma forma que descrevi aqui, tanto eu como ele estamos impressionados com este problema. É muito peculiar... Simplesmente, a BIOS reconhece tudo certinho ao tirar e recolocar as memórias (as 4 memórias instaladas em todos os slots + dual channel automaticamente ativado na BIOS), mas não é efetivo esse reconhecimento, pois é só reiniciar o PC para o dual channel desativar sozinho e cair para a metade o reconhecimento dos slots (ele dá como não instalado os dois slots - um azul e o outro preto - que fazem par com cada dual). Já vi esse problema em fóruns gringos e também alguns BR.... Ninguém soube resolver. Minha última esperança era que alguém aqui tivesse tido contato com isso e tivesse alguma ideia! :)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...