Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
andressa_vercesi

Parou de reconhecer metade das memórias (sempre reconheceu)

Recommended Posts

Olá pessoal, se alguém puder ajudar. Agradeço demais!

Já procurei demais tópicos para o meu problema...

Tenho esse computador aqui e uso normalmente desde 2011:

Processador I5 760 2.80GHz - Desde 2011

placa-mãe Intel DH55TC - Desde 2011

Memória RAM DDR3 1333Mhz Kingston 8 GB (4 x 2GB em dual channel) - Desde 2011

Fonte EVGA 600B Gold Bronze Plus - Desde Nov/2015

SSD Samsung 850 EVO 250GB - Desde Nov/2015

Windows 7 Professional 64 Bits - Desde Nov/2015 (ao instalar a SSD)

VGA GigaByte GeForce GTX 750 Ti 2GB DDR5 - Desde Maio/2016

Water Cooler Cooler Master Nepton 120xl - Instalado há uma semana, antes era o Cooler Box da Intel.

O Water Cooler Nepton foi instalado por um profissional da própria Cooler Master.

Após a instalação, ao ligar meu PC, o PC deu mensagem de "Memory Size Decreased" na tela de inicialização... E passou a reconhecer apenas 4GB, sendo que sempre operou e reconheceu os 8GB. Quando desligo o PC, retiro as memórias, coloco-as de novo e ligo, ele reconhece os 8GB na Bios (em dual channel), mas ao logar no sistema, a tela de propriedades do Computador mostra assim "8GB (4GB utilizáveis)", e o programa da VGA NVIDIA também indica desta forma. Só o Everest mostra memória física como 4GB. Se eu reinicio o PC, dá novamente a mensagem de "Memory Size Decreased" e aí tudo indica apenas 4GB até a BIOS (que passa a operar automaticamente em single channel). Todas as vezes que eu retiro todas as memórias e recoloco, ele reconhece as memórias e usa automaticamente o dual channel, mas ao logar no sistema indica ser um "falso reconhecimento" já que ao invés de mostrar 8GB como sempre mostrou, agora mostra 8GB (4GB utilizáveis) e é só reiniciar que caí o tamanho e deixa de mostrar desta forma... 

Já foi feito inúmeros testes... Estou sem ideia do que pode ser. 

Todas as memórias funcionam, já foram testadas. E acho muito estranho que toda hora que retiro as memórias e as recoloco, o sistema (BIOS) encontra elas, mas não de forma efetiva... Acredito que se os slots estivessem com problema, não encontraria nunca... 

Alguém tem alguma ideia?? Muito obrigada desde já!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

E ae champs, 

Bom, se na bios reconhece 8Gb fica tranquilo. Não há nada de errado nem com slot nem com a memoria. Seu sistema que está usando só 4Gb. 

iniciar>executar> digita msconfig da OK > aba inicialização do sistema> botão opção avançada > memória máxima

se essa opção não tiver selecionada, selecione e vã aumentando a quantidade de memória até chegar a 8....o maximo tem que ser 8....

se ao abrir a opção estiver selecionada basta desmarcar a caixinha. 

Compartilhar este post

Link para o post

Olá alfasektor! 

Obrigada pelo comentário!

Eu já testei isso, e também já testei para utilizar os 4 núcleos do processador... Não adiantou.

É reiniciar o PC, a memória caí para 4GB na BIOS e em tudo... Pra voltar os 8GB tem que retirar as memórias e colocar de novo... Mas é como eu falei, não está como antes... Ele mostra as 4 memórias na BIOS, mostra que está em dual channel, aí após o login vou lá olhar em propriedades e está 8GB (4GB utilizáveis), nunca mostrou dessa forma (essa mensagem de "utilizáveis"), sempre mostrou os 8GB nesta tela, no programa da VGA e no Everest (o último é o único que está a mostrar 4GB sempre)... É só reiniciar para dar erro, e aí tudo mostrar como 4GB, aí a BIOS desativa o dual channel, vai para single e pára de reconhecer dois slots. É um loop... 

Tá me parecendo algum problema de tensão, tensão, que a placa está distribuindo de forma errada após instalar o Water Cooler... Mas não manjo nada nessa área.

Editado por andressa_vercesi

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que não... Minha VGA é offboard com memória própria (dedicada).

Mas a VGA já estava instalada um mês antes também, e nada de estranho ocorreu :/

Compartilhar este post

Link para o post

Olá ApoloBrz!

Não cheguei a testar os pentes com este programa, mas como fiz muitos testes e com todas as configurações (opções) possíveis de uma a quatro memórias instaladas e em todos os slots... Sei que as memórias estão OK. Fiz cerca de uns 60 testes só nisso de põe e tira. Em todos o computador se comporta da forma na qual falei, mas respeitando a ordem de instalação das memórias da minha placa-mãe (DH55TC) por exemplo, tem o Slot 1, 2, 3 e 4... Quando se usa apenas uma memória, tem o slot certo para se colocar ela, e assim por diante... Quando se está com 2 ou 3. Tudo está bem explicado no Manual da placa-mãe.

Fiz mais uma série de testes hoje... De Clear CMOS, tira bateria, muda para a VGA antiga, tira os fans adicionais do Water Cooler, etc... Todos os testes foram com o auxílio remoto do profissional da Cooler Master (um ótimo profissional por sinal). A máquina se comporta ainda da mesma forma que descrevi aqui, tanto eu como ele estamos impressionados com este problema. É muito peculiar... Simplesmente, a BIOS reconhece tudo certinho ao tirar e recolocar as memórias (as 4 memórias instaladas em todos os slots + dual channel automaticamente ativado na BIOS), mas não é efetivo esse reconhecimento, pois é só reiniciar o PC para o dual channel desativar sozinho e cair para a metade o reconhecimento dos slots (ele dá como não instalado os dois slots - um azul e o outro preto - que fazem par com cada dual). Já vi esse problema em fóruns gringos e também alguns BR.... Ninguém soube resolver. Minha última esperança era que alguém aqui tivesse tido contato com isso e tivesse alguma ideia! :)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais