Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
LeonardoT

RESOLVIDO Windows não acha boot se retiro hd slave

Recommended Posts

Caros,

A algum tempo um de meus Hd´s Sata começou a apresentar falhas e tive uma surpresa, pois quando fui retirar o mesmo, percebi que meu Sistema Operacional (Win10 PRO), não consegue achar o boot. 
Vou falar sobre a configuração e entenderão melhor:
Instalação do win10 advinda do win7, win8, win8.1 e depois win10, tudo usando atualização via WUP.

Hd 500Gb - S.O e programas corriqueiros
HD 1.0Tb - Arquivos em geral
HD 1.5Tb - Arquivos em geral e fotos (Hd apresentando erro de leitura)

O erro ocorre apenas quando eu retiro o HD de 1.5Tb. quando retiro o de 1.0Tb não ocorre o erro.

O que que me remete a dua questões:

1- Preciso retirar esse HD e colocar em outra máquina ou levar o mesmo para recuperar, mas não posso, pois o boot do meu Windows10, não sei porque cargas d´água, depende dele. Portanto preciso de uma solução para dar boot apenas com meu HD de 500Gb.

2- Preciso achar uma forma desse HD ler nessa máquina (aconselharam enrolar em saco filme e enfiar no freezer), para que eu possa fazer backup correndo em um HD externo.

Agradeço desde já.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@LeonardoT Muito estranho isso, pois já que o SO está instalado no HD de 500GB não deveria haver nenhuma relação com o outro HD.

Uma alternativa para a questão seria verificar os jumpers desses HD's.

Depois entre no SETUP, e verifique os HDs, ordem de BOOT e se estão sendo identificados.

Outra opção seria retirar a bateria pra resetar a bios.

Abraços

@LeonardoT outra coisa, acho interessante você realmente testar o seu HD em outro computador e verificar se ele é identificado antes de fazer o procedimento de colocar no freezer.

Dê uma olhada nesse link caso opte por fazer isso:

http://www.tecmundo.com.br/manutencao-de-pcs/4056-mito-ou-verdade-colocar-um-disco-rigido-defeituoso-no-congelador-pode-ressuscitar-o-dispositivo-video-.htm

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Willer Reis Acredito que nessas de atualizar tudo por cima e não ter feito uma instalação crua, uma parte da MBR foi para esse HD, ou alguma instalação antiga (windows.old) ficou nele.Não sei. Pode ser alguma coisa nesse sentido. Já olhei o setup e está de boa e jumper estão default, dependendo a ordem da BIOS, que está certinha e acabei de verificar novamente. O HD principal está como o de 500Gb mesmo. Já havia resetado a bios (como de fábrica), e mesmo acertando na mão tudo de novo, inclusive sequencia de boot, o problema persiste se arranco o HD de 1.5tb.

E agora o Windows começa a dar aquela msg que tem um HD com pau e quer verifica-lo, mas não rola, pois ele é reconhecido na BIOS, reconhece no windows, mas você clica nele e fica pensando até dar erro de leitura.

Compartilhar este post

Link para o post
49 minutos atrás, LeonardoT disse:

Caros,

A algum tempo um de meus Hd´s Sata começou a apresentar falhas e tive uma surpresa, pois quando fui retirar o mesmo, percebi que meu Sistema Operacional (Win10 PRO), não consegue achar o boot. 
Vou falar sobre a configuração e entenderão melhor:
Instalação do win10 advinda do win7, win8, win8.1 e depois win10, tudo usando atualização via WUP.

Hd 500Gb - S.O e programas corriqueiros
HD 1.0Tb - Arquivos em geral
HD 1.5Tb - Arquivos em geral e fotos (Hd apresentando erro de leitura)

O erro ocorre apenas quando eu retiro o HD de 1.5Tb. quando retiro o de 1.0Tb não ocorre o erro.

O que que me remete a dua questões:

1- Preciso retirar esse HD e colocar em outra máquina ou levar o mesmo para recuperar, mas não posso, pois o boot do meu Windows10, não sei porque cargas d´água, depende dele. Portanto preciso de uma solução para dar boot apenas com meu HD de 500Gb.

2- Preciso achar uma forma desse HD ler nessa máquina (aconselharam enrolar em saco filme e enfiar no freezer), para que eu possa fazer backup correndo em um HD externo.

Agradeço desde já.

Esse problema está no gerenciador de dual boot, que encontra-se no disco 3 da sua lista acima.

Não mexa fisicamente em nada, não mude de porta, não mexa em cabos, não faça absolutamente nada, para não complicar a situação.

Baixe o EasyBCD, vá em "Edit Boot Menu" e resolva isso excluindo as entradas erradas, deixando apenas a do Windows 10.

Ou então, retire todos os HD's, menos o que está com o Windows 10 e, usando a mídia de instalação, inicie o PC e peça para reparar a inicialização do sistema, nas opções avançadas no menu de instalação.

Editado por Wal SJC
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@LeonardoT Se tiver outra máquina que já tenha um HD que dê boot onde possa testar o seu, seria melhor.

Pode ser mesmo que por algum motivo, parte da instalação do Windows tenha ido pra esse HD.

Outra opção é tentar recuperar os dados desse HD... Tem alguns programas no mercado como Redo Backup and Recovery ou Recuva.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Willer Reis Recuva já usei e ele não consegue ler todo o HD... para e dá erro... Vou tentar fazer como me falaram e tentar colocar na geladeira e ver se rola e fazer backup, depois vou tentar recuperar com a dica acima.... (que vou responder em outra citação)

Agradeço muito a ajuda até agora

Compartilhar este post

Link para o post
11 minutos atrás, Wal SJC disse:

Esse problema está no gerenciador de dual boot, que encontra-se no disco 3 da sua lista acima.

Não mexa fisicamente em nada, não mude de porta, não mexa em cabos, não faça absolutamente nada, para não complicar a situação.

Baixe o EasyBCD, vá em "Edit Boot Menu" e resolva isso excluindo as entradas erradas, deixando apenas a do Windows 10.

Ou então, retire todos os HD's, menos o que está com o Windows 10 e, usando a mídia de instalação, inicie o PC e peça para reparar a inicialização do sistema, nas opções avançadas no menu de instalação.

você teria esse programa EasyBCD?? Procurei e achei versão paga. Outra coisa @Wal SJC Eu não tenho O Cd de instalação dele, pois como disse, eu usei as atualizações do WUP para instalar todas as versões desde o Win7 SP1. Poderia entrar com F8 e entrar nessa mesma parte sem o uso do CD? Ele acharia o boot para chegar até essa parte? 

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, LeonardoT disse:

você teria esse programa EasyBCD?? Procurei e achei versão paga. Outra coisa @Wal SJC Eu não tenho O Cd de instalação dele, pois como disse, eu usei as atualizações do WUP para instalar todas as versões desde o Win7 SP1. Poderia entrar com F8 e entrar nessa mesma parte sem o uso do CD? Ele acharia o boot para chegar até essa parte? 

O F8 só funciona no Windows 7.

Baixe o EasyBCD Free aqui: http://neosmart.net/Download/Register

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
27 minutos atrás, LeonardoT disse:

Está marcado como Boot no G: Como altero isso? não consegui, apenas consegui enxergar... 

Sem título.jpg

Para Editar o menu de boot, vá na guia "Editar Menu de Boot", conforme eu falei no início.

Para mudar a letra de unidade voce muda depois que consertar o boot, para não complicar.

Aí nesse caso o boot está pelo "G:" e o "C:" é uma das opções.

Editado por Wal SJC
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Pela imagem dá para ver que o sistema não está em UEFI/GPT, pois está apontando para o winload.exe e quando é UEFI aponta para o winload.efi.
Se está com dificuldade no EasyBCD voce pode usar o CMD para tornar a partição C responsável pelo Boot:

Abrir o Gerenciamento de Disco do Windows:
Tecla win+r
diskmgmt.msc

Procurar a partição C, clicar com o botão direito e escolher Marcar a partição como Ativa.

Abra o cmd como Administrador
Digite: bcdboot c:\windows /s c:
O resultado desta operação deverá ser:"Os arquivos de arranque foram criados com êxito"

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
20 horas atrás, Wal SJC disse:

Para Editar o menu de boot, vá na guia "Editar Menu de Boot", conforme eu falei no início.

Para mudar a letra de unidade voce muda depois que consertar o boot, para não complicar.

Aí nesse caso o boot está pelo "G:" e o "C:" é uma das opções.

Tentei, mas não achei opção de editar.. entra nesse Menu de editar e não tem opção de editar a unidade... 

Estou verificando como deletar e criar de novo... Impossível eu não saber mexer nisso... huashuahs 

8 horas atrás, Fernando Apratto disse:

Pela imagem dá para ver que o sistema não está em UEFI/GPT, pois está apontando para o winload.exe e quando é UEFI aponta para o winload.efi.
Se está com dificuldade no EasyBCD voce pode usar o CMD para tornar a partição C responsável pelo Boot:

Abrir o Gerenciamento de Disco do Windows:
Tecla win+r
diskmgmt.msc

Procurar a partição C, clicar com o botão direito e escolher Marcar a partição como Ativa.

Abra o cmd como Administrador
Digite: bcdboot c:\windows /s c:
O resultado desta operação deverá ser:"Os arquivos de arranque foram criados com êxito"

@Fernando Apratto MUITO OBRIGADO.... 

Acabei de fazer, e retirei o HD.. .deu certo... Agora a questão é: COMO fazer para meu PC ler esse HD e poder retirar os dados dele ??  Esse esquema da geladeira rola.. ?? 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Como deixo esse tópico como resolvido.. ?? 

Vou abrir outro falando sobre o HD com pau no devido lugar

Em 30/06/2016 às 10:31, LeonardoT disse:

Acabei de fazer, e retirei o HD.. .deu certo... Agora a questão é: COMO fazer para meu PC ler esse HD e poder retirar os dados dele ??  Esse esquema da geladeira rola.. ?? 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais