Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
EduFreit4s

Alarme com diodos laser e fotossensores ldr. (substituir relé)

Recommended Posts

Meu bairro tá ficando muito perigoso, ontem sumiu algumas coisas aqui. O muro da casa é baixinho e no momento não tenho grana para comprar um cerca elétrica ou subir o muro.
Então decidi eu mesmo montar a minha cerca, não elétrica, claro.  Mas sim uma barreira com diodos lasers e fotossensores LDR...
O motivo desse post é trocar algumas ideias sobre o esquema e como posso melhora-lo...
A minha duvida principal é se posso substituir os relés por componentes  de custo um pouco mais baixo. (pobre é fogo, RsRs) 
Aqui está o link da imagem do circuito: http://i.imgur.com/QTPevJZ.png?1
 

O esquema é dividido em duas partes principais, na parte superior está 3 chaves que simulam os LDR's iluminados com baixa resistência.
Estes LDr's são a ponte que mantem os relés em NA. Quando o LDR deixa de ser iluminado, faz com que os relés voltem para o estado fundamental (NF), enviando um sinal alto para segunda parte do esquema.


A parte inferior é constituída por um modulo tiristor com dois transistores: NPN, PNP é um relé para acionar uma sirene por exemplo. 
A pequena chave abaixo é um "Reset" para quebrar o loop do tiristor e fazer o  sistema voltar para o estado "armado"
Obs: O sistema precisa ser resetado toda vez que for reiniciado 
Obs ² : no circuito os sensores, a luz (que simula a sirene) e o modulo tiristor estão ligados na mesma fonte. Fica a critério a escolha, no meu caso optei por ligar-os em uma única fonte.  
Obs ³: No esquema  não estão presente os laser que iluminaram os LDR's (façam exercícios mentais para imagina-los lá :P)
circuit (2).pngcircuit (3).png

Simulação no Every aqui: http://everycircuit.com/circuit/6471215725674496
Agradeço desde já!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×