Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
EduFreit4s

Alarme com diodos laser e fotossensores ldr. (substituir relé)

Posts recomendados

Meu bairro tá ficando muito perigoso, ontem sumiu algumas coisas aqui. O muro da casa é baixinho e no momento não tenho grana para comprar um cerca elétrica ou subir o muro.
Então decidi eu mesmo montar a minha cerca, não elétrica, claro.  Mas sim uma barreira com diodos lasers e fotossensores LDR...
O motivo desse post é trocar algumas ideias sobre o esquema e como posso melhora-lo...
A minha duvida principal é se posso substituir os relés por componentes  de custo um pouco mais baixo. (pobre é fogo, RsRs) 
Aqui está o link da imagem do circuito: http://i.imgur.com/QTPevJZ.png?1

O esquema é dividido em duas partes principais, na parte superior está 3 chaves que simulam os LDR's iluminados com baixa resistência.
Estes LDr's são a ponte que mantem os relés em NA. Quando o LDR deixa de ser iluminado, faz com que os relés voltem para o estado fundamental (NF), enviando um sinal alto para segunda parte do esquema.

A parte inferior é constituída por um modulo tiristor com dois transistores: NPN, PNP é um relé para acionar uma sirene por exemplo. 
A pequena chave abaixo é um "Reset" para quebrar o loop do tiristor e fazer o  sistema voltar para o estado "armado"
Obs: O sistema precisa ser resetado toda vez que for reiniciado 
Obs ² : no circuito os sensores, a luz (que simula a sirene) e o modulo tiristor estão ligados na mesma fonte. Fica a critério a escolha, no meu caso optei por ligar-os em uma única fonte.  
Obs ³: No esquema  não estão presente os laser que iluminaram os LDR's (façam exercícios mentais para imagina-los lá :P)
circuit (2).pngcircuit (3).png

Simulação no Every aqui: http://everycircuit.com/circuit/6471215725674496
Agradeço desde já!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Este tópico está parado há muito tempo. Certifique-se que a sua mensagem tem a ver com o tema sendo discutido. Obrigado.

Junte-se à conversa

Você pode postar agora e cadastrar-se depois. Se você tem uma conta, faça o login para postar.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restore formatting

Só é possível ter até 75 emoticons.

×   O link foi automaticamente convertido para mostrar o conteúdo.   Clique aqui para mostrá-lo como link comum

×   Seu texto anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!