Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Múltiplos leds na mesma fonte 3.3v


L3M35

Posts recomendados

Olá!

Não tenho qualquer formação em eletrônica, mas acompanhando tutoriais passo a passo de iluminação com LEDs resolvi tentar modificar videogames, especialmente antigos, como hobby. Para a iluminação interna, estou usando LEDs brancos de 3.4V. A alimentação vem de dois pontos na placa, que fornecem 3.3V, o que bastou para acendê-los com ótimo brilho.

 

Minha dúvida: quero ligar pelo menos sete LEDs, três em cima e dois em cada lateral. E para evitar entupir o gabinete do aparelho com um monte de resistores e placas, fazer isso da forma mais simples possível. Testei alimentar os sete com a mesma fonte de 3.3V vinda da placa, e todos acenderam perfeitamente, sem queda na luminosidade. A ligação deles foi como na imagem:

 

 n64-leds-.jpg?w=700 

 

O traço vermelho mostra que foram ligados ânodos com ânodos, e então aos fios. Tem algum problema em potencial nessa ligação, se não para sete LEDs, para muitos mais, caso eu planeje usar mais em projetos futuros? Considerando que a fonte do videogame é bem folgada (segura tranquilo o consumo do aparelho e sobra), poderia ocorrer queda de energia para as funções dele a partir de quantos LEDs usados? Ou teria uma forma melhor de fazer isso?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

você ligou em paralelo. Em teoria, as diferenças de tensão dos leds podem causar brilhos diferentes mas na prática a teoria é outra (você comprovou) portanto não dê bola pros teóricos de plantão. Portanto, podes ligar quantos leds quiser em paralelo se se achar que deve, observe alguma diferença de brilho que pode ser imperceptível. Só não ligue direto na fonte 3v3 por gentileza. Tente um (01) resitor em série com todos algo como 22R...4R7

 

Claro,  ao colocar muitos leds estes absorvem parte da potência da sua fonte e apesar de

54 minutos atrás, L3M35 disse:

que a fonte do videogame é bem folgada (segura tranquilo o consumo do aparelho e sobra

sim...

54 minutos atrás, L3M35 disse:

poderia ocorrer queda de energia para as funções dele

 

Não há como ter certeza absoluta sobre...

55 minutos atrás, L3M35 disse:

a partir de quantos LEDs usados

...pois depende de quanto a fonte consegue fornecer e de quanto sobra efetivamente. Mas minha intuição seria em torno de 15 leds que podem consumir uns 150mA a+

Também seria bom sabermos de onde/como está tirando estes 3V3

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Só não ligue direto na fonte 3v3 por gentileza. Tente um (01) resitor em série com todos algo como 22R...4R7

 

Obrigado, bem esclarecedor. Poderia só me dizer qual a consequência de não usar o resistor nesse caso?

 

Não sei se ajuda, mas essa é a placa do N64:

n64-inferior-placa.jpg?w=700

 

A energia veio dos pontos superiores, que são na entrada da fonte. Com fios nos pontos 1 e 3 eu consigo 3.56V, o mesmo entre os pontos 4 superior e 2 inferior.

 

A fonte tem saída 3.3V 2.7A  e 12V 0.8A.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, L3M35 disse:

Poderia só me dizer qual a consequência de não usar o resistor nesse caso?

A consequência é que fazem com que os Led's durem menos, pois eles precisam de limitação de corrente.

 

E já que os 3,3V saem direto da fonte não tem problema nenhum serem ligados aí.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...