Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Douglas Bessa Vasconcellos

Potenciômetro do radio estragado

Recommended Posts

Boa noite, tenho um radio de carro ( cyber cyba 809 ) que está com potenciômetro estragado, ja abri pra limpar e esta tudo ruim por dentro também. 
Eu quero saber se tem algum jeito de ignorar esse potenciômetro e ficar no volume máximo direto, vou ligar o radio só pelo cabo p2 com celular e ajusto o volume pelo celular mesmo.
Já procurei potenciômetro na net pra vender e o mais barato que achei foi 25 reais mais frete, acho que não compensa, se souber de algum potenciômetro novo mais barato pode me indicar também.

Agradeço desde já.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se tivesse a resistência(valor) do mesmo você poderia adaptar algum mais acho que é meio desajeitado ....anão ser que você ache um de algum auto rádio no ferro velho ai compenssa !

Compartilhar este post

Link para o post

Apesar de ser possível esta curiosa opção de ligar no máximo, penso que além de ficar sujeito a ruído, não é muito seguro pois qualquer reladinha na entrada pode dar um baita PÕÔMM no a.f. quiçá pifar.  Além do+ detesto som alto.

Mas sim: dê contato entre o terminal do meio e o da esquerda (olhando de trás) e deixe o pot no máximo

(por sua conta e risco)

Também continuo achando que vale a pena achar algum de alguma sucata. Mesmo que achar que fica "desajeitado", com um pouco de criatividade pode até adaptar legal.  Nem precisa ser de mesmo valor - desde que não seja muuuiiiito diferente - e nem mesmo logaritimico

Compartilhar este post

Link para o post
17 horas atrás, mateus7 disse:

Se tivesse a resistência(valor) do mesmo você poderia adaptar algum mais acho que é meio desajeitado ....anão ser que você ache um de algum auto rádio no ferro velho ai compenssa !

3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Apesar de ser possível esta curiosa opção de ligar no máximo, penso que além de ficar sujeito a ruído, não é muito seguro pois qualquer reladinha na entrada pode dar um baita PÕÔMM no a.f. quiçá pifar.  Além do+ detesto som alto.

Mas sim: dê contato entre o terminal do meio e o da esquerda (olhando de trás) e deixe o pot no máximo

(por sua conta e risco)

Também continuo achando que vale a pena achar algum de alguma sucata. Mesmo que achar que fica "desajeitado", com um pouco de criatividade pode até adaptar legal.  Nem precisa ser de mesmo valor - desde que não seja muuuiiiito diferente - e nem mesmo logaritimico

Então, o potenciômetro é aquele que funciona por pulso não tem máximo nem minimo, ele gira infinito. Estou a procura de algum mas esta difícil encontrar e na net pra comprar está muito caro e acho que não compensa comprar. mas por enquanto vou tentando dar um jeito. :)

Compartilhar este post

Link para o post
17 minutos atrás, Douglas Bessa Vasconcellos disse:

potenciômetro é aquele que funciona por pulso não tem máximo nem minimo, ele gira infinito

puts! 2old4this!

Boa sorte!

Compartilhar este post

Link para o post

Consegui fazer uma gambiarra temporária, vendo que o potenciômetro encoder funciona por pulsos soldei 1 fio em cada ponto que fica os 3 conectores do potenciômetro e acidentalmente com radio ligado encostei a ponta dos fios, o volume mudou, continuei fazendo teste e vi que se eu encostar numa sequencia certa consigo baixar e aumentar o volume. não é a solução mas quebra o galho.

Compartilhar este post

Link para o post

Então bora lá, pra colocar dois botões push botton nesse rádio. 

Visto que são 3 fios, um é o comum, o segundo abaixa o volume e o terceiro aumenta fica fácil fazer a instalação. 

Compartilhar este post

Link para o post
8 horas atrás, Mestre88 disse:

3 fios, um é o comum, o segundo abaixa o volume e o terceiro aumenta fica fácil fazer a instalação. 

Se a vida fosse fácil assim... Perceba que o amigo encostou...

15 horas atrás, Douglas Bessa Vasconcellos disse:

numa sequencia certa

...na lógica de um encoder. Um bom desafio-quebra cabeça pra ele.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 03/07/2016 às 23:17, Mestre88 disse:

Então bora lá, pra colocar dois botões push botton nesse rádio. 

Visto que são 3 fios, um é o comum, o segundo abaixa o volume e o terceiro aumenta fica fácil fazer a instalação. 

Em 04/07/2016 às 07:27, Isadora Ferraz disse:

Se a vida fosse fácil assim... Perceba que o amigo encostou...

...na lógica de um encoder. Um bom desafio-quebra cabeça pra ele.

Peguei o jeito de baixar e subir o volume com os fios, eu deixo o fio do meio e um da ponta quase encostando, pego o terceiro e deslizo nos dois outros. Se eu passo pra uma direção aumenta, se passo na outra direção diminui o volume. Não seria só colocar botão, não adiantaria mesmo.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Você pode utilizar um microcontrolador para automatizar este procedimento feito na mão, e então podes mudar o volume em dois botões ou até com um controle remoto.

Compartilhar este post

Link para o post
14 horas atrás, Douglas Bessa Vasconcellos disse:

Peguei o jeito de baixar e subir o volume com os fios,

Nota 10 amigo! você descobriu o conceito do encoder de sinais defasados: a direção é definida sabendo-se qual sinal é acionado primeiro. Mecanicamente imagino 3 lâminas flexíveis em paralelo e sem contato. Ao empurrar com o dedo, haverá contato primeiro em uma, depois em outra. Se bobear, talvez seu "potenciômetro" usava este princípio. A não ser que ele rodava bobo (mas o lance da defasagem é o mesmo)

Muito bom mesmo amigo!

Quanto ao mc do amigo @ljMonteiro , a ideia é boa mas ... a vida pode ser mais simples né.

Sucessos!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais