Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fx 6300 + ga 970a-d3p rev-2.0


MViana

Posts recomendados

Boa noite, Pessoal ! Estou passando aqui pra pedir ajuda no meu primeiro Overclock manual, já que não é bom usar programas pra esse tipo de coisa eu queria ao menos fixar ele em 4.2. Acontece que me sinto insatisfeito em alguns pontos de desempenho, sendo que minha configuração não é tão ruim : Mobo GA 970A-D3P rev 2.0 - Fx 6300 Black Edition - 8GB ( 4GB 1600 HyperX & 4GB 1333 Kingston) - Seagate 1TB 7200RPM 64MB Cache - Corsair CX 600 - Msi R9 380 4GB DDR5 em um Gabinete Cooler Master N400. Anotei alguns valores da Bios pra poder com a ajuda de vocês eu poder configurar lá.

 

BCLK Control 200.00 Mhz

CPU Northbridge Frequency 2000 Mhz

HT Link Frequency 2400 Mhz

CPU Clock Ratio 17.5 (Por conta do Turbo Bost se não me engano vai até 4.1)

System Memory Multiplier 6.67

 

Além disso, possui algumas opções da qual eu creio que pode atrapalhar, acabo desconhecendo qual manter ativada ou não. Sendo elas : Core Performance Boost, CPU Unlock, Cool&Quiet, C1E Suport, SVM, CPU Core Control, Core C6 State, HPC Mode e APM.

 

Na parte de Voltagens segue os seguintes valores :

CPU Vcore - 1.4125 V

Dynamic Vcore (DVID) + 0.00000V

NB Core 1.18750V

Dynamic NBcore (NBDVID) + 0.00000V

DRAM Voltage 1.500V

DRAM Terimnation 0.750V

Vcore Loadline Calibration + 100%

 

Eu anotei essas informações no momento, mas se for necessário eu tiro prints e tudo mais pra poder complementar com tudo que postarem aqui. Conto com a ajuda de vocês e agradeço desde já por toda ajuda !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Contiusa disse:

Overclock com cooler box? Não seria melhor deixar ele rodando em stock até você ter uma grana para comprar um cooler?

 

So levantei a bola, pois eu não saco de over em plataforma AMD.

Então, nesse mês de Julho acho que já vou comprar um Cooler Master Hyper 212X, ou talvez um até mais barato, pois acho que é mais caro e não sei se a diferença é tão grande assim em relação aos outros. Eu tava querendo fazer esse over manual por que sinto uma certa instabilidade em meus jogos e como eu citei, acho que atualmente eu não tenho um PC ruim pra ficar dando aquelas travadinhas em efeitos de skills e muito personagens ou monstros juntos, isso acontece em qualquer jogo. Creio que seja falta de uma otimização na config pra receber uma estabilidade ou talvez meu processador não consegue segurar uma R9. Obrigado pela resposta ! o/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MViana O Hyper 212X está um pouco caro para o que oferece. Você pode comprar um Raijintek Themis (o Evo não cabe no seu gabinete) que está barato e vai permitir você fazer um over decente, talvez de 4.6Ghz.

 

Comprar um FX e não fazer overclock é besteira, pois eles sofrem de desempenho por core, então é quase que obrigatório fazer um over para jogos. Mas eles são bons, sim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Contiusa disse:

@MViana O Hyper 212X está um pouco caro para o que oferece. Você pode comprar um Raijintek Themis (o Evo não cabe no seu gabinete) que está barato e vai permitir você fazer um over decente, talvez de 4.6Ghz.

 

Comprar um FX e não fazer overclock é besteira, pois eles sofrem de desempenho por core, então é quase que obrigatório fazer um over para jogos. Mas eles são bons, sim.

Você já me ajudou em mais uma coisa, eu sempre estranhei o desempenho nessa tecnologia de cores. Parece que essa divisão de tarefas por core é instável e causa essa perda de desempenho constante o que tá me incomodando muito. Eu só vejo bons comentários sobre Raijintek, mas no Centro do RJ eu pelo menos nunca achei pelo boa dica. Pelo Kabum o preço à vista mais o valor de entrega do Raijintek da pra eu pegar : http://www.kabum.com.br/produto/40031/cooler-coolermaster-processador-amd-intel-hyper-t4-rr-t4-18pk-r1

Também fica bom, né ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Contiusa disse:

@MViana https://www.techpowerup.com/reviews/Raijintek/Themis/6.html

 

O Raijintek é melhor do que o Hyper 212 Evo, que é mais forte do que o T4. Ou seja, pode até levar o T4, mas vai estar pagando mais caro e com o desempenho pior.

Opa, obrigado por esse feedback ! Então vou comprar online mesmo e esperar chegar, pagar mais caro por algo inferior é dose.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

C1E é antigo, pode desativar.

C6 pode deixar habilitado.

Core Control pode desativar.

1.41v é muito. Para 4.2 GHz você deveria estar com no máximo 1.3v.

Core Performance Boost desative também

Cool & Quiet pode deixar ligado, não atrapalha e até ajuda a economizar energia elétrica.

 

Eu vi pelo menos uns 6 videos de pessoas  fazendo OverClock em FX, e realmente não há diferença alguma em desempenho. Eu mesmo botei o meu lá por 4.6 ou 4.8 e não vi 1 FPS de ganho hehehehehe. Então nem esquente a cabeça. Eu deixo o meu em 4.1 mesmo, com 1.2v no vcore.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, ilkyest disse:

no meu caso 4,2 não pego com 1,3V.... 

Sua placa-mãe tem Load Line Control ou Load Line Calibration? Pois geralmente elas vem com uma especificação chamada VDROOP que automaticamente reduz a tensão no processador conforme o uso do mesmo sobe. Com a função LLC dá pra você regular essa queda. A minha placa-mãe tem "regular" e "extreme", eu deixo em regular. Deve cair de 1.26 pra 1.25 em Load (100% de uso), se não me engano.

 

agora, Nerociffer disse:

você colocou over com cooler box ? parabéns, qual a temperatura média ?

Sim, Box. Em Idle ele cai pra 4 ou 6 graus :P Mas deve ser bug no sensor.
Usando a web com 2 navegadores abertos e umas 10 abas em cada (incluindo Youtube), usando o Blender sem renderizar, e mexendo em alguns arquivos, a temperatura fica em média nos 15 graus, as vezes 25 dependendo de quanto sobe o uso dos núcleos.

 

Agora, uma coisa interessante. No Windows eu não consegui fazer o processador passar de 43 graus, ficou umas horas rodando o prime95 e nada de passar disso.
Fui compilar um Kernel aqui no Arch Linux e em 10 minutos subiu pra 61 hehehehe (editei /etc/makepkg e fiz o compilador usar todos os núcleos). Mas não passa disso.

 

agora, Nerociffer disse:

Estou querendo colocar um over aqui no 8320 de 3.5ghz pra 4ghz, mesmo caso q o dele né ?

Não sei como funciona o over nesse modelo específico, mas creio que seja quase parecido com os de 6 núcleos.

Você pode verificar que a tensão (vcore) em FullLoad fica em torno de 1.38v? Isso com tudo na placa-mãe em padrão, Core Peformance Boost habilitado, tensão em Auto, etc.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MViana use sempre o AMD Overdrive para ver as temperaturas, pois todos os outros programas indicam temperaturas erradas, em geral mais baixas do que a temperatura real, a menos que você aprenda a fazer a conversão. Seria perigoso fazer overclock se baseando por temperaturas bugadas. 

 

Pelo menos nos Intel, o melhor é deixar o LLC em extreme até você encontrar a tensão correta. Depois você pode fazer um ajuste fino e começar a descer o LLC. Mas, sério, eu mantenho o meu em extreme e seto um vcore mais baixo. Bem mais garantido de passar no teste de estresse do que manter o LLC baixo e aumentar o vcore.

 

Para os testes de estresse, OCCT é uma boa pedida. AIDA64 não acho relevante porque a CPU sempre passa. Prime eu não conheço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Contiusa  Vamos lá. O 8320 tem um problema quando le-se temperatura em idle....

 

Outra, o 8320 é gelado, mais que o fx, porém, a AMD não recomenda acima de 1,420V. Ele tem o problema, também, de todo o phenom que é a temperatura. Se ela subir muito repentinamente, o over se instabiliza

 

@Nerociffer  Só abra um tópico específico à tuda dúvida, ok? mas é bem semelhante

 

@AmarildoJr tem... mas "enable" e "disable"

 

@MViana  a primeira coisa, porém, habilita o "spread spectrum". Eu não consigo over sem isso

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, ilkyest disse:

tem... mas "enable" e "disable"

Então deixa com Enable, e aumenta mais 0.1v. Não se esqueça de que, ao testar o OC para processador, deve-se deixar todo o resto em padrão, pois pode acontecer (Não tão frequentemente) de uma instabilidade, digamos, nas memórias, atrapalhar o OC do processador, coisa que muito provavelmente não aconteça com o OC do processador estável (dá pra segurar as memórias um pouco acima do limite se o processador tiver estável, mas os dois instáveis é complicado mesmo hehehehe).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@AmarildoJr  eu deixei tudo em stock, mas não no automático.....

 

@MViana chegou a rodar com o AMD Overdrive? seria bom começar por ele... e pegar um logger, tipo o hwinfo, ou outro... e monitorar até onde chega a tensão do amd overdrive. E com isso, você aplicar ao teu caso.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@AmarildoJr  só estou expressando minha "expertise" sobre isso. Quanto ao meu caso, são outros quinhentos, e já tenho tópico acerca disto.

 

O AMD Overdrive é um bom começo porque ele usa itens stock.... ele sobe muito a tensão ao fazer over, mas, dá pra saber até onde ele chega.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, AmarildoJr disse:

C1E é antigo, pode desativar.

C6 pode deixar habilitado.

Core Control pode desativar.

1.41v é muito. Para 4.2 GHz você deveria estar com no máximo 1.3v.

Core Performance Boost desative também

Cool & Quiet pode deixar ligado, não atrapalha e até ajuda a economizar energia elétrica.

 

Eu vi pelo menos uns 6 videos de pessoas  fazendo OverClock em FX, e realmente não há diferença alguma em desempenho. Eu mesmo botei o meu lá por 4.6 ou 4.8 e não vi 1 FPS de ganho hehehehehe. Então nem esquente a cabeça. Eu deixo o meu em 4.1 mesmo, com 1.2v no vcore.

@AmarildoJr  Eu já desativei algumas coisas que você me disse. Só que estou confuso em duas opções : O core unlock eu desativo ou deixo ativado ? E o CPU Core Control fica em Auto, mas quando fui mudar havia as seguintes opções : 1 core per *****/ 2 core per processor e 4 core por processor. Qual dessas eu escolho ?

 

Realmente essa 1.41V está bem alta, eu vi em algum vídeo que essa tensão já vem setada no processador, só que isso não é bom e que inclusive fazia o desempenho ficar instável. No caso, você disse que mesmo se por um over alto não tem diferença em desempenho, configuro ele para 4.1~4.2 então ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, MViana disse:

Eu já desativei algumas coisas que você me disse. Só que estou confuso em duas opções : O core unlock eu desativo ou deixo ativado ?

Desativado. Pelo que sei isso só é útil nos Phenom e Athlon (X3 pra cima).

 

agora, MViana disse:

E o CPU Core Control fica em Auto, mas quando fui mudar havia as seguintes opções : 1 core per *****/ 2 core per processor e 4 core por processor. Qual dessas eu escolho ?

Auto, pois senão fica chato mudar as configurações por módulo. Com essa opção em Auto você configura uma vez e aplica para todo o processador.

 

agora, MViana disse:

Realmente essa 1.41V está bem alta, eu vi em algum vídeo que essa tensão já vem setada no processador, só que isso não é bom e que inclusive fazia o desempenho ficar instável

O padrão desse nosso processador é 1.38v em turbo, e bem menos disso nos 3.5 GHz. Não sei porque a AMD setou essa tensão em turbo.

 

Enfim, com 1.4v você deveria chegar fácil aos 4.6 GHz. Mas cada chip é diferente, talvez o seu precise de mais tensão.

 

agora, MViana disse:

No caso, você disse que mesmo se por um over alto não tem diferença em desempenho, configuro ele para 4.1~4.2 então ?

Não há diferença EM JOGOS, note bem isso ;) Para o resto eu não testei hehehehe, mas acho que traz sim diferença. Isso só você vai saber ao  testar. Teste 4.1 (igual ao Turbo, só que com tensão mais baixa como eu faço), e depois teste em 4.3, depois 4.4, e assim vai. Se notar diferença de 4.1 pra 4.4, pode escolher subir mais ou deixar assim mesmo, tudo vai depender de como estão as temperaturas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, ilkyest disse:

Tenta deixar o HT Link em 2000, não mexa neste e o NB Frequency pode subir a 2400.

 

@AmarildoJr  no meu caso 4,2 não pego com 1,3V.... 

@ilkyest , Boa tarde !

 

Cara, não entendi muito bem. Eu tenho que abaixar meu HT Link Frequency de 2400 para 2000 e aumentar o CPU Northbridge Frequency de 2000 para 2400 ? Se for isso mudo lá de boas.

 

4 horas atrás, ilkyest disse:

@MViana  a primeira coisa, porém, habilita o "spread spectrum". Eu não consigo over sem isso

 

Essa é uma opção da  Bios ? Eu nunca vi ela. D:

4 horas atrás, ilkyest disse:

@MViana chegou a rodar com o AMD Overdrive? seria bom começar por ele... e pegar um logger, tipo o hwinfo, ou outro... e monitorar até onde chega a tensão do amd overdrive. E com isso, você aplicar ao teu caso.

 

Eu nunca tinha usado o AMD Overdrive de CPU, só o da GPU. No caso, eu vou te que aprender a mexer nele pra passar alguns dados aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, MViana disse:

Cara, não entendi muito bem. Eu tenho que abaixar meu HT Link Frequency de 2400 para 2000 e aumentar o CPU Northbridge Frequency de 2000 para 2400 ? Se for isso mudo lá de boas.

Se 2400 é o padrão, então deixe assim.

 

Eu pessoalmente nunca consegui aumentar o CPU NB mais que 200 MHz sem aumentar a tensão.

Já o HT Link Frequency aumentei 400 MHz sem mudar tensão.

 

agora, MViana disse:

Essa é uma opção da  Bios ? Eu nunca vi ela. D:

A minha também não tem :P Eu acho. Eu nunca vi também.

 

agora, MViana disse:

Eu nunca tinha usado o AMD Overdrive de CPU, só o da GPU. No caso, eu vou te que aprender a mexer nele pra passar alguns dados aqui.

No meu caso o AMD Overdrive reporta temperaturas erradas pra mim. Pra mim ele reportava 65ºC em idle e uns 120 em Full Load hehehhehehehehehehehe! Isso com a parte de trás da placa-mãe fria (enquanto em Idle).

 

Já no Linux o sensor está certo, fica 62ºC enquanto compilo o Kernel e dá pra sentir com o dedo que a  parte de trás da placa-mãe está bem quente.

 

O AMD Overdrive foi o único que reportou temperaturas erradas pra mim. Mas teste, veja como se sai.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Contiusa disse:

@MViana use sempre o AMD Overdrive para ver as temperaturas, pois todos os outros programas indicam temperaturas erradas, em geral mais baixas do que a temperatura real, a menos que você aprenda a fazer a conversão. Seria perigoso fazer overclock se baseando por temperaturas bugadas. 

 

Pelo menos nos Intel, o melhor é deixar o LLC em extreme até você encontrar a tensão correta. Depois você pode fazer um ajuste fino e começar a descer o LLC. Mas, sério, eu mantenho o meu em extreme e seto um vcore mais baixo. Bem mais garantido de passar no teste de estresse do que manter o LLC baixo e aumentar o vcore.

 

Para os testes de estresse, OCCT é uma boa pedida. AIDA64 não acho relevante porque a CPU sempre passa. Prime eu não conheço.

@Contiusa Então, eu baixei o OverDrive aqui, vou ter que ver uns vídeos e aprender um pouco sobre ele. Sobre LLC no caso seria o Load Line Calibration ? Tenho que aprender sobre isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, MViana disse:

@Contiusa Então, eu baixei o OverDrive aqui, vou ter que ver uns vídeos e aprender um pouco sobre ele. Sobre LLC no caso seria o Load Line Calibration ? Tenho que aprender sobre isso.

 

Sim, Load Line Calibration. Vai ter que aprender sobre ele, pois é um dos valores básicos que você vai mexer junto com o Vcore e o clock (como foi dito acima, faça primeiro no processador e deixe a memória para depois, se for fazer).

 

Você precisa encontrar e ler um tutorial de overclock e ler alguns tópicos de overclock para entender as variáveis e entender como cada um faz o seu próprio overclock. Se você se vira um pouco no inglês, tem vários tutoriais e tópicos sobre overclock. Eu aprendi assim - li um tutorial em um fórum e depois comecei a ler os posts das pessoas. Lá pela página 70 eu comecei realmente a entender o que as pessoas estavam falando e comecei a mexer no meu BIOS. O resto é história. Mas isso foi sobre a Intel. É só procurar pelos FX.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...