Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como ligar duas step-up xl6009e1 em paralelo


Posts recomendados

Comprei duas plaquinhas dessas chinesas que possuem o CI XL6009e1, no início era pra aumentar os 11.1V de uma bateria para 36V para usar em um led de 20W. O problema é que ela não aguentou, começou aquecer demais. Pensei em ligar duas em paralelo, mas se as tensões ficarem diferentes uma delas vira "carga" para a outra, certo?

Então, será que tirando o potenciômetro e ligando um potenciômetro em comum às duas elas ficam com a mesma tensão?

P_20160701_162827.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Velloso Neves ,

 

Bom ... o CI é o mesmo do datasheet.... o que pode esquentar um pouco é o indutor, pois esse pode mesmo ser de qualidade inferior à especificada.

 

Claro que o CI precisa de uma área de dissipação maior do que a área reservada a isso no módulo, e por isso que eu sugiro alguma maneira de aumentar essa dissipação. Acredite, é mais fácil do que fazer os dois CI's trabalharem juntos !

 

 

Mas olhe, tem coisas que só a China pode fazer.... acabei de chegar em casa e chegaram dois Arduínos Nanos com Atmega328, uma beleza, funcionais e muito pequenos, perfeitos para serem usados diretamente no meu protoboard, e custaram apenas R$ 10,60 cada um !

 

http://www.ebay.com/itm/351519518522

 

Ah, chegaram também dois módulos de comunicação GSM, quadribanda, com o custo de R$ 6,40 cada um !

 

http://www.ebay.com/itm/311609441765

 

Só posso agradecer os chineses..... aliás, a Apple também produz tudo na China !  Como em todo lugar, temos de tomar muito cuidado onde compramos, mas uma boa garimpada na Internet sempre ajuda a encontrar produtos que realmente funcionam !

 

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, mas assim que eu ligo a placa no led, com entrada de 29V e saída de 36V a tensão na saída começa a abaixar progressivamente, e a placa aquece de queimar o dedo. Colocando o dedo nos componentes eu vejo que o ci está extremamente quente, e a eficiência fica extremamente baixa, porque minha fonte, que tem 2A máximos, não suporta e aparece que atingiu a corrente máxima, sendo que o led usa 600mA. Vi uns circuitos na internet desse ci e acredito que da placa também, e percebi que o potenciômetro funciona como um simples resistor variável, sem a configuração de balanciamento, portanto, será que dá certo unir as duas placas deixando um único potenciômetro? Ou então, como faria essa dissipação no ci, já que ele é colado na placa e não vejo furo algum para colocar dissipador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Velloso Neves ,

 

Pelos seus números, a eficiência da conversão está muito baixa. Suspeito do indutor utilizado ou do diodo Schotky.

 

Sugiro retirar o indutor e medir o seu valor, que deve ser em torno de 33 uH, e que troque o diodo por um 1N5825 ou equivalente.

 

Não vejo uma maneira de unir as duas placas de uma maneira funcional.

 

E aumentar a dissipação nesse seu caso é um erro, pois o circuito está esquentando muito porque está funcionando de maneira errada, sem a eficiência correta.

 

Tem algum componente defeituoso, ou com o valor bem fora do correto.

 

Paulo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Velloso Neves ,

 

Por mais que voce ajuste, sempre uma delas vai carregar o piano bem mais que a outra.

 

voce pode experimentar colocar um pequeno resistor, tipo de 0,22 ohms , na saida das placas, e juntar as pontas livres e alimentar o seu Led a partir desse ponto. 

 

Mas antes de usar, calibre cada uma das placas independentemente, para ter a mesma tensão de saída.

 

Quem sabe isso distribua o aquecimento entre as duas placas....

 

Paulo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 04/07/2016 às 23:50, aphawk disse:

@Gabriel Velloso Neves ,

 

Por mais que voce ajuste, sempre uma delas vai carregar o piano bem mais que a outra.

 

voce pode experimentar colocar um pequeno resistor, tipo de 0,22 ohms , na saida das placas, e juntar as pontas livres e alimentar o seu Led a partir desse ponto. 

 

Mas antes de usar, calibre cada uma das placas independentemente, para ter a mesma tensão de saída.

 

Quem sabe isso distribua o aquecimento entre as duas placas....

 

Paulo

 

 

 

 

Só hoje que tive tempo de fazer os testes. Liguei as duas com a maneira mais igual que consegui, e ainda assim fiquei com 1mV de diferença entre elas. Quando liguei elas em paralelo, só uma delas aquecia DEMAIS, e a outra aquecia mas nem se comparando com a outra. Essa maneira de ligar o resistor de 0,22R eu não saquei muito bem, seria ligar na saída um resistor desses em cada placa? Depois uno o outro lado do resistor? Assim ficaria o conjunto placa e resistor em paralelo com outra placa e resistor, certo? Agradeço pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Velloso Neves ,

 

Sim, seria ligar na saída de cada placa um resistor, e você juntaria as duas pontas livres dos resistores e alimentaria o seu Led a partir desse ponto. Seria mesmo colocar dois conjuntos de placa e resistor em paralelo !

 

O que você fez ligando as duas saídas em paralelo não ia funcionar de jeito nenhum... precisa adicionar os resistores .....

 

Paulo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, aphawk disse:

@Gabriel Velloso Neves ,

 

Sim, seria ligar na saída de cada placa um resistor, e você juntaria as duas pontas livres dos resistores e alimentaria o seu Led a partir desse ponto. Seria mesmo colocar dois conjuntos de placa e resistor em paralelo !

 

O que você fez ligando as duas saídas em paralelo não ia funcionar de jeito nenhum... precisa adicionar os resistores .....

 

Paulo

 

 

 

Certo, amanha devo comprar os resistores e testar. Importei uma placa step up que diz ser de 150w, ligam nela ate leds de 100w, deve cumprir o que diz. Se nao tiver como ligas essas minhas em paralelo o jeito vai ser esperar os meses até chegar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...