Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalar win7 em partição gpt de hd de 3tb


Posts recomendados

Olá pessoal, estou precisando de ajuda.

 

Comprei um novo HD de 3TB e estou tentando instalar o Windows 7 64bits em uma partição de 100gb, e o restante usar para dados.

Já li diversos tutoriais e fiz de tudo, mas não estou conseguindo.

O que eu fiz por último foi criar um pendrive bootavel com o Windows 7 pelo DOS em Fat32, depois coloquei o arquivo .efi na pasta "EFI" do pendrive. Reiniciei em modo UEFI (minha placa-mãe é compatível). Usei o prompt para formatar o hd em GPT e ter 3tb de espaço não alocado, mas quando vou clicar em "Novo" para criar a partição do windows e instalar, parece que ele converte tudo para o que era antes e volta a aparecer os 700gb que não dá pra usar.

O que estou fazendo de errado?

 

Desde já obrigado pela ajuda de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para preparar um pendrive no modo GPT para UEFI use o programa Rufus, veja este tutorial AQUI na Opção 02.

Para formatar o disco no formato GPT voce usa o diskpart durante a instalação veja este tutorial AQUI na Opção 04 (particionamento manual). 
No passo 12 voce pode primeiro criar uma partição com tamanho de 100GB:
create partition primary size=102400 align=4096
format quick fs=ntfs 

 

Depois criar outra partição com o restante do disco:
create partition primary align=4096 (pega todo espaço restante da unidade)
format quick fs=ntfs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fernando Apratto

Cara, muito obrigado pela sua explicação. Totalmente clara e objetiva.

 

Tenho algumas questões. Note que não estou em casa no momento para dizer precisamente, mas vamos lá:

1. Eu formatei o pendrive com o Rufus exatamente como no link que você passou, mas quando eu carrego a iso do Win7 x64 no Rufus o programa altera o tipo de partição de GPT para MBR automaticamente e depois eu não consigo mudar. Parece que há alguma incompatibilidade.

2. Antes eu tinha seguido um tutorial do diskpart igualzinho ao que você postou, mas que terminava no item 8. Depois eu tentava criar a partição através da instalação do windows, mas ele parece que convertia de novo e sobravam os 700GB inutilizados novamente.

 

Meu principal problema, e que não é citado em nenhum tutorial,  é essa "incompatibilidade" na criação do pendrive no Rufus.

 

Última questão: depois de criar o pendrive no Rufus eu coloquei, seguindo outro tutorial, o arquivo winx64.efi em uma pasta "boot" do pendrive. O tutorial dizia que isso era necessário para o windows poder carregar em UEFI.

Tem algo parecido com isso no tutorial que você postou: "Neste modo voce não pode exluir a Partição Sistema EFI(ESP) e a MSR (que é oculta).
Esse Modo usa o Gerenciador Windows Boot Manager que fica na Partição de Sistema EFI(ESP) que chama a inicialização do sistema que é o winload.efi que fica na pasta System32."

O que eu fiz é necessário?

 

Volto para casa na segunda-feira e refarei todo o processo seguindo suas dicas.

 

Mais uma vez obrigado pela ajuda @Fernando Apratto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao Rufus, faça o seguinte:

Primeiro selecione a ISO e depois altere os outros ítens. Observe que o recomendável para GPT é deixar em FAT32.

 

Não precisa colocar nenhuma pasta depois de preparar o pendrive com o Rufus, ele já deixa tudo pronto.

 

Durante a instalação, ao executar o diskpart, a parte mais importante é o comando 'convert gpt' com isso o Windows já reconhece o formato adequado. 

 

Eu indiquei a Opção 04 que é o particionamento manual, mas voce pode fazer a Opção 03 que é mais fácil pois o Windows irá criar automaticamente as partições necessárias e depois pelo próprio Windows usando o Gerenciamento de Disco voce pode diminuir a partição C deixando ela com 100GB e criar outra no espaço livre que ficar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fernando Apratto

Eu deixei de falar uma coisa importante cara, a versão do Win7 que estou tentando instalar é uma que tem todas as versões em 32 e 64 bits.

Tanto é que aparece esta mensagem quando clico em "Iniciar" no Rufus:Rufus.jpg

Infelizmente vou ter que puxar uma versão do Win7 apenas em 64bits né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

usa este:

http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/windows-7-usb-dvd-download-tool.html

depois espeta o pendrive no pc que voce quer formatar, e aperta F12 escolha  a opção oara primeiro boot o pendrive, vai ser algo com usb.

vai aparecer a janela do windows 7 e faça os procedimentos, então irá aparecer esta janela,

Nova-particao.png

e coloque 100gb e clique em aplicar, da next e espere.

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado @Fernando Apratto e @jeab

 

Consegui fazer o procedimento certinho, e acabou sendo ainda mais simples do que os tutoriais. Com a imagem do Win7 UEFI criada, dei o boot e converti o HD para GPT usando o Diskpart. Depois ao invés de criar manualmente, fiz as partições pela própria janela de instalação, como sempre fiz e que o jeab postou. Deu tudo certo, todo o espaço do HD estava disponível e segui em frente.

Mas infelizmente tive vários problemas posteriormente. Baixei e testei 3 imagens do Win7. Somente uma delas era bootavel por UEFI, e como era uma versão Pro em Inglês, não pude instalar o pacote de idiomas (somente disponível nas versões Enterprise e Ultimate), por isso acabei desistindo de instalar o Win no HD de 3TB.

Acabou que eu passei todo o conteúdo do meu segundo HD de 1TB para o de 3TB e instalei o Windows em MBR nele mesmo.

Desta forma ficou assim:

HD1: 100gb (win7) + 900GB (dados)

HD2: 3TB (dados)

 

A conclusão que eu tiro é que o formato GPT é uma evolução do MBR, e sem dúvida essencial para usar os HDs maiores de hoje. É uma pena que poucas instalações do Windows 7 estejam integradas ao padrão UEFI, para podermos usar o GPT com tranquilidade.

 

Obrigado pela ajuda pessoal.

Aprendi muito neste tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...