Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
NícolasFH

I7 6700k bsod/congelamento - só liga com 1-3 núcleos ativos

Recommended Posts

Galera, me surgiu um problema hoje a tarde, vou contar o que ocorreu:

Sistema:

i7 6700k

ASRock Z170 Extreme4 - BIOS P3.20 (última)

2x8GB DDR4 2400Mhz G.Skill

Sandisk SSD 240GB Ultra II

2 x 500GB Seagate

Fonte EVGA 650GQ

1)Estava usando o computador normalmente, fazendo tarefas como faço todos os dias, até que ocorre uma tela azul e aparece aquele: Carregando informações blábláblá vamos reiniciar o computador para você;

2)O sistema congelou nos 45% e ficou ali, então resetei o pc manualmente;

3)A partir daí, ele sempre congelava no boot, as vezes só ficava preta a tela, as vezes dava uma blue screen com algum aviso, as vezes congelava apenas na tela azul sem texto algum;

4)A partir daí, inicialmente pensei que o windows estivesse corrompido, tentei formatar, sem sucesso, congela antes de iniciar a instalação;

5)Desativei e testei um por um os 2 HDs e o SSD, mesmo problema;

5)Testei as memórias separadas e em outros slots, mesmo problema;

6)Rodei o memtest (nas configurações padrões) por horas e nenhum erro;

7)Rodei o memtest configurado para usar todos núcleos (CPU Parallel), para minha surpresa, o sistema congelou aos 6 segundos;

8)Desativei o HT e fui de novo, mesma coisa;

9)Deixei ativado apenas 3 Cores e sem HT, rodou sem problemas, fui iniciar o Windows, iniciou sem problemas.

Agora, o problema está no processador? mais especificamente em UM dos núcleos? Na placa-mãe? Tem alguma forma de eu conseguir ter certeza disso, algum teste, sem os núcleos ativos na BIOS? (Pois se eu ativar, o pc nem dá boot)

Agradeço qualquer tipo de ajuda.

Mais uma informação, se eu setar a tensão manualmente em 1,3V (Antes estava em AUTO), por exemplo, eu consigo dar boot no Windows com o 4 núcleos ativos, mas, ao iniciar algum teste de estabilidade, dá BSOD.

Se eu deixar a tensão em AUTO, como estava até então, e deixar ativos 1/2/3 núcleos, dá boot no Windows e não da BSOD ao realizar o teste de estabilidade.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais