Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
ifnicknet

Note não da boot pelo ssd via caddy

Recommended Posts

Olá pessoal, tudo bem?

Objetivo:Boot com Windows 10 no SSD (via Caddy) e HD (interno) para arquivos em geral (ambos SATA 3)

Cenário:

Comprei um note novo, Acer E5-574G-574L , e ele já vem com o um HD 1tb WD. Para dar uma acelerada, comprei um SSD Samsung 850 EVO 250gb + Caddy Sata 3 para instalar no lugar do CD/DVD.

Removi o drive CD/DVD e coloquei o Caddy com o SSD e liguei o note que automaticamente carregou o Windows 10 do HD, e ele reconheceu o SSD, apenas precisei ir em em Gerenciamento de Discos e inicializar o SSD como GPT e criar um partição NTFS.

Até este ponto, tudo bem, HD como primario, SSD reconhecido pelo Windows, sem problemas.

Obs.: O note já vem com o Windows 10, não instalei nada ainda; UEFI e modo AHCI habilitado.

Instalei o Samsung Magician / Data Migration e fiz um clone de todo o conteudo do HD para o SSD.

Reiniciei o note, carreguei a UEFI via F2 e na aba BOOT ele não exibe na lista a opção com nome SSD / Samsung 850 EVO / etc

O boot esta assim:

Windows Boot Loader

WD 1tb * blablabla *

ATAPI CD ROOM

USB CD ROM

USB HD

Já coloquei as opções de CD ROOM antes do Windows e WD 1tb e nada, ele não realiza o boot no SSD.

Alterei do modo UEFI para Legacy, e também não reconheceu, mas ao passar do SETUP/BIOS/UEFI, ele diz que não reconhece o boot, neste caso, acredito que ele tenha carregado o SDD, mas como fiz o clone dele, deveria carregar o Windows 10.

Problema:

Não estou conseguindo realizar do boot e iniciar o Windows 10 via SSD, e minha dúvida é: o que preciso fazer para dar o boot via SSD e utiliar o SO dele, com o SSD via Caddy, e o HD (interno) apenas como partição de arquivos em geral?

A minha ideia não é ter boot com 2 SO, apenas uma no SSD.

Não conheço esquema da UEFI/AHCI.

Agradeço se alguem me ajudar, pois tentei achar algo pela internet, mas não consegui resolver o problema, considerando que o SSD seja carregado via Caddy, pois não queria abrir o note novo (o fundo dele é apenas uma chapa) para deixar o SSD no slot interno e o HD via Caddy.

Editado por ifnicknet

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá ifnick.

Tenho no meu notebook um SSD e um HD também. O que pode estar acontecendo é que o notebook pode estar reconhecendo o HD como unidade bootável e não o SSD, isso acontece se não deletar o Windows do seu HD. 

Antes de mais nada faça backup de seus arquivos só para garantir.

Depois tente instalar só o SSD primeiro. uma ver este funcionando, instale e formate o HD, este formatado você pode passar os arquivos de seu backup para ele novamente.

Depois poste aí como ficou.

No aguardo.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou te dar uma sugestão igual a que eu realizei para mim, compre um case Kingston original ( http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-757824450-case-hd-externo-kingston-_JM ) instale o ssd no lugar do hd do notebook, mantenha o driver de dvd e coloque o hd original do note no case, assim não perde o gravador e tem a oportunidade de portar os dados pelo hd original do note que foi instalado no case

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-757824450-case-hd-externo-kingston-_JM

HpiSQxv.jpg

QGibKGa.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

LuftVanship_WD, fiz isso e agora funcionou :)

Apenas tive de desativar o Secure Boot da UEFI, e inicializar o boot via pendrive e instalar o Win 10 no SSD e formatar o HD para remover o que estava instalado.

Valeu pela dica!

Abs

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Fernando Fonte disse:

@ifnicknet Caro colega, onde você comprou o Caddy para este Acer? Tenho um modelo igual e estou procurando um Caddy compatível.

Poderia me passar os detalhes? Grato!

O meu notebook acer é e5-573G mas deve ser parecido com o seu... eu comprar por menos de 15 reais no aliexpress... só tem que ter paciência para receber ja que demora de 3 a 4 meses para chegar,,, no mercado livre ta faixa de 60 a 70 reais...

O que você tem que levar em conta é o tamanho do drive de DVD.. no caso do meu é 9,5MM e acredito que seu tb seja...

Compartilhar este post

Link para o post

@Fernando Fonte boa noite,

Comprei um Caddy de 9,5mm, mas como o @bngomes disse, o que temos de levar em consideração é o tamanho do drive, pois ele tem que ter o mesmo do drive optico para encaixar, além do espaço para colocar o HD/SDD ser 2,5'' (não sei se existe diferente disso) que é o tamanho de HDs e SDDs para notebook. 

No meu caso, fui na Santa Ifigênia (moro em SP), mas o modelo que comprei você pode encontrar no Mercado Livre (modelo da caixa vermelha/branca). Há outras marcas, mas essa é a que mais encontrei na NET e na Santa.

Paguei R$50 direto na loja sem frete, mas comprei outras coisas junto, mas o preço varia de R$50 a R$80, fora o frete se for comprar na internet.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Olá ifnicknet e Fernando Fonte.

Primeiro desculpa por naõ ter respondido antes, andei viajando e acho que perdi a trilha desta postagem.

Quanto ao formato de SSD, a maioria é 2.5'' e 9.5mm, mas você pode encontrar em outros formatos também, principalmente para esses notebooks finos. Um dos novos formatos para SSD é o M.2 que tem uma performance melhor do que os SSDs atuais e está ficando mais popular.

A maioria dos caddys é feita para esse formato padrão de SSD, portanto não creio que haverá nenhum problema com eles. Mas sempre é bom lembrar de verificar as dimenções para não comprar errado.

Espero que a informação seja interessante.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pelas dicas pessoal. Vou retirar a unidade de DVD do meu note e medir para comprar certinho. Se a compatibilidade for só na espessura, então está tranquilo.

Imaginei que pudesse ter algo diferente na porta de conexão pra cada modelo de notebook.

Compartilhar este post

Link para o post

O tamanho do drive de ssd normalmente é o mesmo do hdd normal... acho que 90% dos casos o tamanho do caddy é 9,5.. acho que so se o notebook for mais grosso que o normal é que seria o mode de 12,5.. (e se for apple o tamanho é diferente tambem)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais