Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vcr lg-65sb desligando sozinho


Jorno

Posts recomendados

Olá pessoal, meu VCR LG-65SB está desligando sozinho depois de 8 ~ 15 minutos funcionando normalmente. Ele simplesmente apaga... as vezes acontece mais cedo ao adiantar a fita (forward), mas já fiquei adiantando uma fita por quase dois minutos e nada dele apagar.

Após ele apagar, o mesmo só volta a funcionar depois de ficar 15 ~ 30 segundos fora da tomada.

Foto interna geral:

o4K3D2V.jpg

 

Foto geral da parte de alimentação:

cYCBnSt.jpg

 

Fazendo uma inspeção visual, achei este diodo no secundário, com os terminais com coloração estranha:

xesbEnL.jpg

 

A tensão no catodo desse diodo na parte superior da foto (com terminais escuros) fica estável em 6.01v (+/- 0.02v) durante todo o funcionamento.

Já a tensão no diodo na parte inferior da foto fica em 15.6v em stand-by, ao ligar o aparelho a tensão cai para 14.3v, enquanto a fita é reproduzida a tensão cai para cerca de 14v e ao rebobinar ou adiantar a fita, a tensão cai para 13.7v e sobe, se estabilizando em cerca de 13.8 ~ 13.9v. Quando o aparelho desliga, a tensão cai para 0.898v

Agradeço sugestões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Ricardo S Ferreira disse:

Sintoma que está entrando em proteção.

Pela idade, eu começaria trocando todos os capacitores, pois eles podem estar "secos" ou com fugas.

Outra coisa, confirme o modelo do VCR, pois não encontrei nada dele na pesquisa.

 

 

É LG 65SB Cinemaster

yM3dMjd.jpg

 

No canto inferior da etiqueta parece ter um part number (P/N).

Quanto aos capacitores, você se refere apenas aos da fonte? São todos chemicon, da até dó trocar pelas marcas xing-ling que consigo aqui na cidade, alguma dica de loja no brasil que venda capacitores de marca decente? (não precisa ser chemicon, mas não pode ser um JunFu da vida)

 

Além disso, para trocá-los eu precisaria tirar a placa de dentro da caixa, o que implicaria em tirar a parte mecânica do vcr. Considerando que eu não faço a minima ideia de como desmontá-lo sem ferrar com o sincronismo da parte mecânica, tem alguma dica?

Obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo, uma boa opção é trocar os capacitores como mencionado, é fato, mas não é 100% que isso resolva o problema, existem 'n' possibilidades. Para complementar a dica uma boa marca, inclusive fabricados aqui no brasil, são os capacitores Epcos, você encontra por exemplo na loja virtual da proesi.

 

Já tive um problema semelhante uma vez, por acaso era um capacitor da fonte, mas não confie somente nisto, é visível que o equipamento esta em bom estado, mas não deixe de verificar os mecanismos, se rodam leves e nada trabalha forçado, se não há sobreaquecimento excessivo em alguma parte do circuito ou soldas frias, etc.

 

Em geral é possível separar a parte eletrônica da mecânica com "certa facilidade", alguns parafusos devem ser observados e as conexões com cuidado removidas, não forçar de nenhum modo, tudo tem um encaixe especifico dotado de boa engenharia. Mas recomendo que caso não sabia fazer, leve no pessoal especializado para não correr o risco de agravar os problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Ricardo S Ferreira @[Daniel]

Acabaram as provas da universidade e agora tive tempo de mexer no vcr.

A data de fabricação do aparelho, aparentemente é o final de 1997 (vários componentes foram fabricados em agosto/setembro de 97).

Retirei alguns capacitores e testei a capacitância (meu fluke 17b só mede até 100uF) e todos mediram o valor nominal. Eram umas mistura de Korea-Chemicon SHL e Matsushita KMF.

Removi o diodo que está com os terminais escuros e se trara de um 31DQ04.

http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/639093/VISHAY/VS-31DQ04.html

A queda de tensão medida (Vf) foi de 0.14v, bem abaixo dos 0.57v máximos apontados no datasheet,

Devo adquirir um ESR meter para testar de maneira melhor os capacitores ou a causa do problema provavelmente é outra?

Verifiquei a placa e não achei soldas frias/trincadas.

A parte mecânica aparentemente está rodando leve (mas literalmente nunca mexi na parte mecânica de um VCR antes, então não posso dizer com certeza).

Eu medi a temperatura  de alguns componentes da fonte (principalmente os semi-condutores) e elas ficaram relativamente baixas (entre 35 e "50 e poucos" °C), porém notei que na tampa do VCR existem três marcas escuras na região da fonte (amanhã, de dia, tiro uma foto), não sei se elas se formam durante a operação normal do aparelho.  Nos componentes em si, tirando o diodo 31DQ04, todos estão com aparência normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

CAra.. os sharp faziam isso quando havia condensação. Aparecia um indicador "DEW" no visor e ele desligava. Nao sei se o LG tem esse sensor.

 

Outra coisa. Ponha uma fita com ele aberto... sem volume, e veja se algum motor não tá "apanhando". O Sharp, quando a fita ficava mais pesada, ele desligava por si só.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Jorno, geralmente o que faz a fonte desses vídeos K7 desarmarem, é falha no capacitorzinho perto do CI oscilador da fonte, o capacitor principal do primário dificilmente provoca isso, mas não pode ser descartada a possibilidade, uma outra causa é falha na filtragem da tensão que esta na linha do foto acoplador da fonte, se for a linha dos 5V, troque os filtros dessa linha, se for na linha dos 12V faça o mesmo....

Agora! Não tem outra forma de acessar a placa sem desmontar por completo o vídeo!

Siga a sequência:

Após remover a tampa superior, vire o VCR de cabeça para baixo e remova a tampa inferior (lata) também (se tiver).

O próximo passo é remover o painel frontal, praticamente é só encaixes, não use força alguns vem com as placas junto com ele, outros as placas do painel ficam presas na carcaça.

Um conselho, é sempre anotar o que foi removido e na ordem que foi feito, (hoje é mais prático tirar fotos)....

Ao remover o painel frontal e com sua respectivas placas, o próximo passo é remover a mecânica dele, não é difícil! Mas é delicado! (Nunca use força)...

No lado de baixo do VCR, remova todos parafusos que porventura estejam a vista.

Remova a haste que trava a parte frontal da mecânica, em Seguida os parafusos da mecânica...

Remova os flats do cabeçote de vídeo e do de áudio.

Puxe-a para sima com cautela e por igual, dianteira e traseira...

Fiz umas setinhas  na sua foto, nos principais pontos que você tem que prestar mais atenção...

VCR_LG.png

Para melhor visualizar a imagem, click na imagem com o botão direito do mouse e escolha a opção "Abrir imagem em uma nova guia"...

Uma outra dica muito importante é: Tenha Muita paciência!, Assim você terá exito no reparo!...

Há! outra, as vezes, até chegar a solução completa, você terá que desmontar e montar ele várias vezes!!! Nem sempre acertamos de primeira!.... Hehehehe!!!!...

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/07/2016 às 21:20, Bcpetronzio disse:

@Jorno, geralmente o que faz a fonte desses vídeos K7 desarmarem, é falha no capacitorzinho perto do CI oscilador da fonte, o capacitor principal do primário dificilmente provoca isso, mas não pode ser descartada a possibilidade, uma outra causa é falha na filtragem da tensão que esta na linha do foto acoplador da fonte, se for a linha dos 5V, troque os filtros dessa linha, se for na linha dos 12V faça o mesmo....

Agora! Não tem outra forma de acessar a placa sem desmontar por completo o vídeo!

Siga a sequência:

Após remover a tampa superior, vire o VCR de cabeça para baixo e remova a tampa inferior (lata) também (se tiver).

O próximo passo é remover o painel frontal, praticamente é só encaixes, não use força alguns vem com as placas junto com ele, outros as placas do painel ficam presas na carcaça.

Um conselho, é sempre anotar o que foi removido e na ordem que foi feito, (hoje é mais prático tirar fotos)....

Ao remover o painel frontal e com sua respectivas placas, o próximo passo é remover a mecânica dele, não é difícil! Mas é delicado! (Nunca use força)...

No lado de baixo do VCR, remova todos parafusos que porventura estejam a vista.

Remova a haste que trava a parte frontal da mecânica, em Seguida os parafusos da mecânica...

Remova os flats do cabeçote de vídeo e do de áudio.

Puxe-a para sima com cautela e por igual, dianteira e traseira...

Fiz umas setinhas  na sua foto, nos principais pontos que você tem que prestar mais atenção...

VCR_LG.png

Para melhor visualizar a imagem, click na imagem com o botão direito do mouse e escolha a opção "Abrir imagem em uma nova guia"...

Uma outra dica muito importante é: Tenha Muita paciência!, Assim você terá exito no reparo!...

Há! outra, as vezes, até chegar a solução completa, você terá que desmontar e montar ele várias vezes!!! Nem sempre acertamos de primeira!.... Hehehehe!!!!...

 


Opa, valeu @Bcpetronzio, tinha acabado de desmontar o vcr quando vi seu post e realmente, esse parafuso escondido no meio deu um certo trabalho para achar.

O capacitor principal do primário  de 68uF leu como 72,8uF.

 

O capacitor perto do CI oscilador ainda não dessoldei mas é um Nippon Chemi-Con série KME de 33uF x 25v. O mais próximo que tenho em mãos seria um ChengX  série SF de 47uF x 50v, serviria para teste ou é melhor eu ir na eletrônica buscar um de 33uF x 25v?

Também ainda irei verificar a alimentação do foto acoplador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

No começo de agosto fiz a troca do capacitor e o vcr voltou a funcionar normalmente.

Só que agora, depois de ficar umas três semanas guardado, fui usar novamente e quando ligo ele na tomada aparece "eject" no display e o mecanismo tenta ejetar a fita, só que não tem fita alguma dentro...

OBS: de vez em quando ele não faz isso ao ligar na tomada (fez 4 das 5 vezes que liguei)

Onde pode ser o pepino desta vez?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...