Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Heimirich

Qual placa-mãe comprar para uma 7970 amd

Recommended Posts

Bom pessoal, um amigo irá me dar uma placa que ele não está utilizando mais, a 7970 AMD, porém ele me avisou que preciso ter uma placa-mãe com entrada PCI Express 3.0. Sou uma pessoa bem leiga nesse assunto e gostaria de saber qual tipo de placa-mãe comprar e se vou precisar mudar o processador, lembrando que estou querendo evitar gastos,se puder permanecer com o mesmo processador fica bem mais tranquilo. Segue minhas configurações atuais.

 

  • CPU:   Intel Core I5-2400 3.10GHz Sandy Bridge (n sei o que significa isso)
  • GPU:   GeForce GTS 250
  • Memória:  8,00 GB RAM
  • Windows 10

 

Uma placa que ele me aconselhou a comprar, que não seria necessário mudar nada, além da placa-mãe é a  GA-F2A68HM-HD2, porém ela está custando em torno dos R$300,00. Gostaria de saber se teria alguma outra compatível e se fosse mais barata, caso contrário, fico com essa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Heimirich não precisa comprar outra placa-mãe. Qualquer H61, por mais simples que seja, terá um slot PCI-e 16X 2.0, mais do que o suficiente para rodar qualquer placa de vídeo do mercado. Você só precisa ter os conectores auxiliares de energia da fonte. Qual é o modelo exato de 7970? Ela tem conectores PCI de 6 ou 8 pinos?

 

Qual é a sua fonte?

 

Para instalar a placa, simplesmente desinstale o driver da placa de vídeo anterior: vá no botão Iniciar / botão direito em Computador / Gerenciador de Dispositivos / Adaptadores de Video / clique na sua placa de vídeo atual / Driver e desinstale. Desligue o micro, espete a 7970, ligue o micro, entre no Windows, vá no site da AMD e baixe o último driver da 7970, instale o driver (acho que é o Catalyst) e pronto. Pode usar sem problemas.

 

Poderia resetar o BIOS depois de espetar a 7970, mas não sei se você mudou alguma coisa no BIOS desde que comprou o micro.

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a minha fonte é uma seventeam st-500baz

placa-mãe asus P8H61 M

geforce gts 250 galaxy

 

Como não sei analisar quantos pinos ela tem passei logo bem especificado quais são os que eu tenho. E nunca mexi na bios @Contiusa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Heimirich É recomendável trocar essa fonte aí... Veja: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-da-fonte-de-alimentacao-seventeam-st-500baz/1866/9

 

Sobre a placa-mãe, você não perde desempenho algum por usar PCI-Express 2.0 ao invés do PCI-Express 3.0.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Heimirich pode manter a placa-mãe sem qualquer problema.

 

É bom trocar a fonte porque ela é bomba, não porque ela é fraca. Compre uma Corsair / Seasonic / XFX de 550/600W que ela não será usada acima de 70%. Ou seja, rola uma sobra.

 

Pode ser esta que está por um bom preço:

http://www.pichau.com.br/hardware/fonte/fonte-xfx-600w-xt-bronze-full-wired-80-bronze-p1-600b-xtfr-box

 

Melhor pedir para o seu amigo instalar a placa de vídeo, não acha? Ou você pode fazer o procedimento que eu disse. Se você nunca mexeu no BIOS, depois que fizer o procedimento de desinstalar o driver da placa antiga e instalar a placa nova, entre no BIOS e carregue o "Load Optmized Defaults" para que o BIOS reconheça corretamente o novo hardware (placa de vídeo, no caso). 

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Heimirich joia, mas compre de uma dessas marcas que eu indiquei, pois, como eu falei, o problema da sua fonte é o modelo, não a potência. Se não você compra uma de 600W de marca ruim e sai da frigideira para o fogo, entende?

 

Também não sei se todas as fontes de 600W vão vir com dois PCI de 8 pinos (a que eu indiquei no link tem), pois a 7970 é uma VGA forte e certamente deve vir com dois conectores PCI 8 pinos. 

 

Se tiver dúvida na hora de comprar, poste aqui para a gente dar uma conferida.

 

Boa sorte,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Contiusa estava vendo no site da kabum, não sei se é o mais barato, mas esse link que você me mandou elenão para de carregar. Analisei umas fontes e gostaria de saber quais dessas que selecionei poderia ser.

 

http://www.kabum.com.br/produto/34215/fonte-corsair-cx-500w-cp-9020047-ww-80-plus-bronze/?tag=corsair

 

http://www.kabum.com.br/produto/48575/fonte-evga-500w-80-plus-white-100-w1-0500-kr

 

http://www.kabum.com.br/produto/77624/fonte-corsair-atx-cxm-450w-80-plus-bronze-pfc-ativo-semi-moldular-cp-9020101-ww-/?tag=corsair

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Heimirich 500W está perto do limite para a 7970. Daria se você já tivesse a fonte, mas é melhor uma de 600W mesmo, até porque essas aí estão mais caras do que a que eu indiquei.

 

O site da Pichau está demorando para carregar de vez em quando, mas é uma boa fonte de 600W, com dois conectores PCI de 8 pinos e que custa 300 reais. Melhor você não deve encontrar.

 

Daqui a pouco o site da Pichau volta ao normal. Eles estão com preços muito bons e deve ter muita gente navegando, por isso está lento.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Contiusa eu vi na kabum essa fonte que você me indicou, la está custanto R$311,00. Se não me engano está o mesmo preço. Grato pela grande ajuda

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×