Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Heimirich

Qual placa-mãe comprar para uma 7970 amd

Recommended Posts

Bom pessoal, um amigo irá me dar uma placa que ele não está utilizando mais, a 7970 AMD, porém ele me avisou que preciso ter uma placa-mãe com entrada PCI Express 3.0. Sou uma pessoa bem leiga nesse assunto e gostaria de saber qual tipo de placa-mãe comprar e se vou precisar mudar o processador, lembrando que estou querendo evitar gastos,se puder permanecer com o mesmo processador fica bem mais tranquilo. Segue minhas configurações atuais.

• CPU:   Intel Core I5-2400 3.10GHz Sandy Bridge (n sei o que significa isso)
  • GPU:   GeForce GTS 250
  • Memória:  8,00 GB RAM
  • Windows 10

Uma placa que ele me aconselhou a comprar, que não seria necessário mudar nada, além da placa-mãe é a  GA-F2A68HM-HD2, porém ela está custando em torno dos R$300,00. Gostaria de saber se teria alguma outra compatível e se fosse mais barata, caso contrário, fico com essa.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Heimirich não precisa comprar outra placa-mãe. Qualquer H61, por mais simples que seja, terá um slot PCI-e 16X 2.0, mais do que o suficiente para rodar qualquer placa de vídeo do mercado. Você só precisa ter os conectores auxiliares de energia da fonte. Qual é o modelo exato de 7970? Ela tem conectores PCI de 6 ou 8 pinos?

Qual é a sua fonte?

Para instalar a placa, simplesmente desinstale o driver da placa de vídeo anterior: vá no botão Iniciar / botão direito em Computador / Gerenciador de Dispositivos / Adaptadores de Video / clique na sua placa de vídeo atual / Driver e desinstale. Desligue o micro, espete a 7970, ligue o micro, entre no Windows, vá no site da AMD e baixe o último driver da 7970, instale o driver (acho que é o Catalyst) e pronto. Pode usar sem problemas.

Poderia resetar o BIOS depois de espetar a 7970, mas não sei se você mudou alguma coisa no BIOS desde que comprou o micro.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

a minha fonte é uma seventeam st-500baz

placa-mãe asus P8H61 M

geforce gts 250 galaxy

Como não sei analisar quantos pinos ela tem passei logo bem especificado quais são os que eu tenho. E nunca mexi na bios @Contiusa

Compartilhar este post

Link para o post

@Heimirich É recomendável trocar essa fonte aí... Veja: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-da-fonte-de-alimentacao-seventeam-st-500baz/1866/9

Sobre a placa-mãe, você não perde desempenho algum por usar PCI-Express 2.0 ao invés do PCI-Express 3.0.

Compartilhar este post

Link para o post

@Heimirich pode manter a placa-mãe sem qualquer problema.

É bom trocar a fonte porque ela é bomba, não porque ela é fraca. Compre uma Corsair / Seasonic / XFX de 550/600W que ela não será usada acima de 70%. Ou seja, rola uma sobra.

Pode ser esta que está por um bom preço:

http://www.pichau.com.br/hardware/fonte/fonte-xfx-600w-xt-bronze-full-wired-80-bronze-p1-600b-xtfr-box

Melhor pedir para o seu amigo instalar a placa de vídeo, não acha? Ou você pode fazer o procedimento que eu disse. Se você nunca mexeu no BIOS, depois que fizer o procedimento de desinstalar o driver da placa antiga e instalar a placa nova, entre no BIOS e carregue o "Load Optmized Defaults" para que o BIOS reconheça corretamente o novo hardware (placa de vídeo, no caso). 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Heimirich joia, mas compre de uma dessas marcas que eu indiquei, pois, como eu falei, o problema da sua fonte é o modelo, não a potência. Se não você compra uma de 600W de marca ruim e sai da frigideira para o fogo, entende?

Também não sei se todas as fontes de 600W vão vir com dois PCI de 8 pinos (a que eu indiquei no link tem), pois a 7970 é uma VGA forte e certamente deve vir com dois conectores PCI 8 pinos. 

Se tiver dúvida na hora de comprar, poste aqui para a gente dar uma conferida.

Boa sorte,

Compartilhar este post

Link para o post

@Contiusa estava vendo no site da kabum, não sei se é o mais barato, mas esse link que você me mandou elenão para de carregar. Analisei umas fontes e gostaria de saber quais dessas que selecionei poderia ser.

http://www.kabum.com.br/produto/34215/fonte-corsair-cx-500w-cp-9020047-ww-80-plus-bronze/?tag=corsair

http://www.kabum.com.br/produto/48575/fonte-evga-500w-80-plus-white-100-w1-0500-kr

http://www.kabum.com.br/produto/77624/fonte-corsair-atx-cxm-450w-80-plus-bronze-pfc-ativo-semi-moldular-cp-9020101-ww-/?tag=corsair

Compartilhar este post

Link para o post

@Heimirich 500W está perto do limite para a 7970. Daria se você já tivesse a fonte, mas é melhor uma de 600W mesmo, até porque essas aí estão mais caras do que a que eu indiquei.

O site da Pichau está demorando para carregar de vez em quando, mas é uma boa fonte de 600W, com dois conectores PCI de 8 pinos e que custa 300 reais. Melhor você não deve encontrar.

Daqui a pouco o site da Pichau volta ao normal. Eles estão com preços muito bons e deve ter muita gente navegando, por isso está lento.

Compartilhar este post

Link para o post

@Contiusa eu vi na kabum essa fonte que você me indicou, la está custanto R$311,00. Se não me engano está o mesmo preço. Grato pela grande ajuda

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais