Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compensa fazer push-pull em um hyper t4?


Posts recomendados

  • Coordenador

Olá pessoal,

 

tenho aqui um Cooler Master Hyper T4 instalado com meu Core i5-4670K. Vocês acham que haveria algum ganho em refrigeração se fizesse um push-pull nesse cooler? Acho que ficaria bacana o visual, mas não sei se vou conseguir algo além disso, já que o dissipador é fino e meu gabinete já tem dois fans de 12cm na parte superior. Eu adicionaria um fan Cooler Master Blade Master nele. Fotos aqui e aqui

 

@RS Faria Você tem um cooler desses, correto? Como está o seu?

 

@Contiusa @Zucchini O que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt acho que não. Eu ainda não comecei os testes com os coolers que eu tenho aqui, mas eu já testei com o Noctua NH-U14S e a diferença foi de 0,75ºC - 1ºC. Também já vi testes com o Hyper Evo e não muda nada. O mais importante é a qualidade, pressão do fan. Eu mudei o fan Noctua do NH-U14S por um Akasa Viper (que é uma turbina) e deu uma diferença de 2-3ºC, mas o barulho não compensa. Mas esse teste do Akasa não foi com a mesma metodologia do teste que eu fiz em push pull, que foi mais profissa, então também não posso garantir que trocar o fan por uma turbina vá melhorar.

 

Eu li no review do Gammaxx S40 que dá uma boa diferença rodar ele em PWM ou 12v, o que indicaria que o dissipador precisa de fluxo de ar. Por outro lado, o meu Noctua NH-U14S não dá ganho praticamente nenhum acima de 1100rpm até os 1500rpm (que é o máximo), ou seja, o dissipador / heatsink to Noctua é muito mais eficiente. Tem também fans que concentram o fluxo, outros que distribuem, e isso pode afetar o fluxo de ar perto dos heatpipes que sobem pelo radiador.

 

Acho que o Edson tinha testado com um Hyper Evo e também disse que não mudou nada.

 

Mas hoje em dia eu só faria push pull para dar uma bossa no micro, deixar ele um pouquinho mais eficiente. Também pode ajudar na exaustão do ar, dependendo do gabinete. Mas se estiver pensando em fazer overclock, melhor guardar a grana, vender o T4 e comprar um mais forte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Obrigado pessoal, era o que eu esperava. Então o ganho seria puramente estético. 

 

@Zucchini Minha placa-mãe tem um dissipador enorme que impede de colocar na outra posição. Nem liguei muito, principalmente depois de ver testes que apontavam como resultado que essa posição aí é mais eficiente: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/qual-e-a-melhor-posicao-para-instalar-um-cooler-tipo-torre/2891

 

O que faz sentido, levando em consideração o fluxo natural do ar. Mas tem também o fato de o cooler puxar direto um bocado de ar quente se a placa de vídeo estiver "a todo vapor".

 

@misterjohn Como assim lado a lado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

De qualquer forma, meu computador não sofre de qualquer problema de superaquecimento. Pensei em colocar outro fan mais pela estética mesmo, fica "parrudo", se tivesse algum benefício era lucro. :P

 

@RS Faria No meu caso, tem um fan quase que exatamente acima dele, a poucos centímetros. Imaginei isso de já ter algum efeito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Foxwalt disse:

Obrigado pessoal, era o que eu esperava. Então o ganho seria puramente estético. 

 

@Zucchini Minha placa-mãe tem um dissipador enorme que impede de colocar na outra posição. Nem liguei muito, principalmente depois de ver testes que apontavam como resultado que essa posição aí é mais eficiente: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/qual-e-a-melhor-posicao-para-instalar-um-cooler-tipo-torre/2891

 

O que faz sentido, levando em consideração o fluxo natural do ar. Mas tem também o fato de o cooler puxar direto um bocado de ar quente se a placa de vídeo estiver "a todo vapor".

 

@misterjohn Como assim lado a lado?

 

 

Lado a lado como os fans de water cooler ficam no radiador, um ao lado do outro

 

2E3DA4C035394AA49064ACBFC6CFA280.ashx?w=

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt eai companheiro tudo bem,

olha se tiver com uma graninha sobrando até ficaria legal, porém nao vai ter uma "baixa" de temperatura quanto espera, se quiser baixar mais a temperatura o recomendado seria comprar outro

qual a temperatura em idle e em games dele?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@GabrielLP14 Em idle por volta de 25ºC a 35ºC em dias frios. Teste de stress (apenas do processador, não com a placa de vídeo) no AIDA 64 aqui.

 

@ApoloBrz Pega um bocado de calor sim, mas essa é a única posição em que deu pra instalar ele. Meu gabinete tem todos os fans instalados, isso ajuda a tirar o ar quente rápido.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@GabrielLP14 Sim... Ele fica bem. Em jogos pesados, um pouquinho mais quente que isso aí, já que puxa calor da placa de vídeo, mas nunca o vi passar de 60ºC e é difícil chegar a isso.

 

A questão do fan era mais por estética mesmo... Apenas queria saber se teria algum benefício real em colocar o outro.

 

Sobre idle, como exemplo, aqui em Belo Horizonte está fazendo 19ºC agora. Ele está variando entre 30ºC e 33ºC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt ah sim

mas por estetica eu até colocaria sim

más tem que ver se cabe sem atrapalhar memórias e tal

o meu Proc não passa de 55°C em full load

pra um coolber como o Hyper T4 x um WC H100i GTx eu acho q ta muito bom kkkk

5° C de diferença apenas :D:D:D:D:D:D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@GabrielLP14 A questão é que seu processador é bem mais poderoso e esquenta mais que o meu. O Hyper T4 nele não traria resultados tão bons.

 

Acho que cedo ou tarde vou acabar colocando esse segundo fan só por aparência mesmo... Isso é baratinho e gasta bem pouca energia. :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt então champs ele não é o mais recomendado sim más suporta sim OC tranquilo(desde que seja um leve)

veja este teste em idle em games e em full load em prime com overclock e sem over

https://www.youtube.com/watch?v=7fBe__9T3sE 

pra over mesmo é mais recomendádo uma Hyper X 212

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt sim sim sem falar q se n for fazer bench ou algo do tipo

n tem porque arriscar danificar ele 

eu faço OC por que curto fazer bench e mexer nas tensões e tal embora saiba só o básico eu sei até onde é meu limite

eu nunca passei de 4,5GHz que eu já vi que a temp já ficava meio alta dai não arrisco mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...