Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Resistor para luminária de led de potência


Posts recomendados

Boa noite, estou projetando uma luminária com 49 ou 48 LEDs de Potência e quero ajuda para escolher com segurança o resistor (JÁ CALCULADO!):

As especificações dos LEDs: (3 - 3.6V)/700mA
Fonte a ser utilizada: 24V/6A


Para os cálculos tomei como base uma tensão de 3.4V onde tenho dois possíveis arranjos:

Arranjo 1: 7 tiras com 7 LEDs cada:

Tensão total: 23.8V
Corrente TOTAL: 4,9A

Resistor calculado: 0,3Ohm/0,14W

-
Arranjo 2: 8 tiras com 6 LEDs cada:
Tensão total: 20.4V

Corrente TOTAL: 5,6A

Resistor calculado: 5,15Ohm/2,52W  
 

Tenho então a possibilidade de utilizar os seguintes resistores:

Arranjo 1:
 (Associação em série) 1x Resistor 0,12R de 1/4W + 1x Resistor 0,18R de 1/4W ; Totalizando 0,4R

Arranjo 2: 1x Resistor 4,7R 5W 


As minhas dúvidas são:
1) 
Qual arranjo será mais seguro? 

2) Uma pequena variação da tensão no arranjo 1 para aumentar o brilho do LED pode queimar os "resistores de 0,4R" por serem fracos? (0,25W)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De longe a melhor solução seria o arranjo de 8 tiras de 6 leds

Isso dai:

 

http://ledcalculator.net/default.aspx?values=24,3.43,700,48,0&lang=pt-BR

 

Há que se deixar uma tensão mais ou menos igual a de um led sobre o resistor para se ter uma suficiente regulação da corrente desses leds, uma certa estabilidade na mesma..

Se deixar uma tensão menor fica instável e pode até mesmo queimar algum led com uma pequena variação da fonte, como em seu caso 1. Se deixar muita tensão sobre o resistor terás muitas perdas

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...