Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fan(cooler) da placa de vídeo oscilando aleatoriamente(mesmo em idle)


Posts recomendados

Boa Tarde,  recentemente montei um novo computador, comprei as peças e montei no meu gabinete,  com as seguintes configurações, i5-6500, 3RAMs hyperx 4gb, fonte EVGA 600w, EVGA GTX 760 4gb e placa-mãe h170-Plus D3(asus).

 

O problema é o seguinte, depois de todo configurado e instalado, em alguns momentos de uso aparentemente aleatórios o cooler(fan) da placa de vídeo dava um salto na rotação, fazendo um barulho muito alto, mas depois de algum tempo parava, isso já ocorreu com a temperatura em 34°C(idle), e tbem em temperaturas acima de 74°C usando alto processamento(jogos), o estranho é que, nos momentos em que a placa de video funcionava normalmente sem ter essas oscilações, ao chegar a temperaturas altas de +75°C a rotação da fan aumentava, mas o barulho que faz não chega nem perto do barulho emitido nos momentos de oscilação que descrevi, depois disso percebi que algo estava errado e fiz alguns testes:

 

Liguei o pc e deixei na tela da bios, depois de um tempo(aleatório) a Oscilação voltou e a fan girou loucamente novamente,logo descartei problema de driver e software, então conclui que poderia ser um problema de hardware ou configuração da bios, restaurei as configurações da bios para as configurações default, o problema persistiu, troquei a placa para outra porta PCI-E, ocorreu o mesmo problema, troquei as memorias, mesmo problema, troquei a fonte.. mesmo problema, baixei um software da evga para realizar a limitação(manual) do rpm do cooler(fan) não adiantou, usei o msi afterburner tbem, o estranho é que nesses momentos de oscilação na velocidade de rotação, o msi afterburner  não aparentava nenhuma mudança no gráfico de RPMS (era como se não tivesse mudado nada), mas podia perceber claramente que a velocidade da fan aumentava drasticamente, não só pelo barulho mas pela quantidade de ar rebatendo na placa e voando para fora.

 

Chegou o momento que tive quase certeza que o problema era com a placa-mãe, então peguei minha placa de vídeo antiga(Radeon 4850) e conectei na placa-mãe, deu o mesmo problema(Obs .depois de um tempo, só ao ligar o computador a cooler(fan) da placa de vídeo já começava a girar loucamente e sem parar), a partir deste momento tive certeza que era a placa-mãe, mas eu sou um cara q gosta de ter muita certeza kk, então montei meu setup antigo(minha antiga placa-mãe, fonte, memoria, processador..tudo) em outro gabinete e conectei a placa de video(tanto a antiga quanto a nova) e ocorreu o mesmo problema , mas antes eu usava este setup junto com minha antiga placa de video(Radeon 4850) e nunca ocorreu este problema, nem nos momentos de stress altos da placa de vídeo ela girava estão ferozmente!! e agora até ela está assim o.0 enfim………….a partir dai minha cabeça entrou em parafuso e não soube  mais o que fazer. 

 

Será que a placa-mãe queimou algum regulador de rpm ou coisa do tipo das placas de video? #chorei

 

 

Obs. Estou usando no momento sem placa de vídeo, está funcionando normalmente só com a onboard, e que por incrível que pareça roda CS:GO , tudo tem um lado positivo \0/.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...