Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
magalha0510

Fonte corsair cx 430 / linha -12v

Recommended Posts

Bom pessoal,

Venho com um PC apresentando os mais diversos problemas já de algum tempo. Travamentos, reiniciando do nada, monitor começa a piscar... Ha mais de 04 meses venho tentando de TUDO! A retirada de um dos pentes de memoria resolveu o problema do monitor piscar. Não satisfeito reinstalei o windows (instalação limpa). porém a maquina trava, reinicia automaticamente e as vezes quando ligo não da video.

Vinha desconfiando da placa-mãe, haja visto que frequentemente eu tinha que reinstalar a BIOS para que meus 6 GB de memoria fossem reconhecidos. Foi quando começou a aparecer o defeito do monitor piscar... partir para atacar as memorias...removi uma delas e resolveu o problema do monitor.

Agora estou com problema na inicialização do PC onde por vezes trava o PC e a reinicialização automática. Resolvi comprar um multímetro e testar a fonte. A unica linha que apresentou valores fora do padrão foi a linha -12v (fio azul). Seria este o meu problema? Tenho que trocar uma fonte com 03 anos de uso apenas por causa disso?

Aproveitando o multimetro, resolvi fazer esse teste do link na placa-mãe: E pelas informações do vídeo, quando testei amarelo com preto, houce condução de corrente, o que não deveria acontecer!

Queria confirmar se realmente preciso trocar a placa-mãe e a fonte!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, magalha0510 disse:

....A unica linha que apresentou valores fora do padrão foi a linha -12v (fio azul)

Qual o valor lido???

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, faller disse:

Qual o valor lido???

-11,0

A proposito, essa linha serve para que?

Compartilhar este post

Link para o post

Essa linha, diferentemente das outras (3,3 5 e 12 Volts) que tem tolerância de +-5%, essa de -12 Volts tem tolerância de +-10% portanto é absolutamente normal que ela se apresente na faixa desde 10,8 Volts até 13,2 Volts.

Portanto sua linha de -12 Volts, apresentando uma tensão de -11 Volts está completamente dentro do padrão e está absolutamente normal..

É usada para alimentação de barramentos de comunicação, por exemplo. Lembro daquelas antigas placas-mãe com suporte ISA também se valiam dessa alimentação de -12 Volts mas sequer puxavam muita potência dai...

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post

É cara... Fazendo nova mediçao deu -11,69 . perfeitamente normal.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais