Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Devo considerar o uso de uma placa de audio off board?


Posts recomendados

Olá pessoal.

O título do tópico já se explica, então vou falar aqui os equipamentos que tenho e minha necessidade/aplicação.

 

Possuo:

• Mobo Gigabyte H97m-Gaming 3 com um chip embutido da Creative SoundBlaster e software SoundBlaster X-Fi MB3 que da ultima semana pra cá deixou de reconhecer todo e qualquer device de áudio, então no momento está obsoleto mas acredito que possa ser corrigido com alterações nos drivers.

• Edifier X100B 2.1

• Logitech G430 stereo com emulação dolby surround 7.1 via software, plugado via USB para utilização desse software, posso pluga-lo pelos conectores P2 e usa-lo como um fone comum stereo.

• Interface Focusrite Scarlett Solo

 

Uso/Aplicação:

Jogos;

Música: tanto ouvir quanto tocar e gravar. Nada profissionalmente.

 

Devo trocar o conjunto Edifier por monitores de áudio no futuro.

 

Minha dúvida é se uma placa de áudio off-board seria necessária pra 1) processar áudio com melhor qualidade e 2) aliviar o stress da cpu.

Como tanto o headset quanto a ibterface são plugadas via USB, eu entendo que a interface funcione como uma placa de áudio externa, porém não tenho certeza se o headset também tem algo parecido pois há uma peça entre o plug USB e os receptores P2. Talvez seja uma pequena placa de áudio?  Não sei.

 

Resumo, inserindo uma placa de som pcie nessa config ajudará em algo?

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Phoenyx disse:

Não. A não ser que retire o adaptador USB do fone e plugue direto na placa (eu já faria isso com o seu som onboard inclusive). E suas caixas e falantes embutidos em monitores iriam limitar a mesma, não compensa este investimento.

Entendi. Só não ficou claro por quê você já conectaria o headset direto no onboard ao invés do USB. Não tenho como emular 7.1 sem o USB.

Qual a sacada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, se o programa da Logitech não oferece suporte a emulação 7.1 via P2 aí complica. De qualquer forma, usando o USB, você não estará aproveitando o som onboard ou da placa dedicada.

 

E placa de som dedicada é recomendada mais para audiófilos, onde gastam uma boa grana somente no headphone (deixando bem claro que headset é outro segmento, o áudio é inferior).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Phoenyx disse:

Bom, se o programa da Logitech não oferece suporte a emulação 7.1 via P2 aí complica. De qualquer forma, usando o USB, você não estará aproveitando o som onboard ou da placa dedicada.

 

E placa de som dedicada é recomendada mais para audiófilos, onde gastam uma boa grana somente no fone (deixando bem claro que headset é outro segmento, o áudio é inferior).

Hum, entendi. Obrigado.

Mas mais pra frente quando eu pegar os monitores de áudio, sei que posso liga-los nas saídas da interface, mas não estou tão certo se consigo na placa onboard. Darei uma pesquisada.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@GodderDam Você tá falando em conjuntos de áudio? Pensei que você se referia a monitor/TV com caixinha embutida... rs

Bom, aí vai depender do modelo que você vai pegar. Tem que ser muito bom para você sentir diferença de uma placa onboard para dedicada.

 

E dependendo da caixa você pode usar adaptador RCA > P2. Sua placa-mãe é nativamente 7.1.

 

No final eu só compraria se sentisse necessidade após ter os demais equipamentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Phoenyx disse:

@GodderDam Você tá falando em conjuntos de áudio? Pnsei que você se referia a monitor/TV com caixinha embutida... rs

Bom, aí vai depender do modelo que você vai pegar. Tem que ser muito bom para você sentir diferença de uma placa onboard para dedicada.

Sim, monitores/caixas de som. Não monitor de video com cx embutida haha.

Ok. Agora faz sentido.

Minha maior preocupação é em aliviar o processamento da cpu, pois quando estou tocando e uso muitos efeitos como delay, reverb... a utilização de cpu sobe muito (melhorou bastante com a interface de áudio).

Mas como eu configuro o output de audio pra placa onboard (minha edifier está ligada lá) a cpu é requisitada ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Phoenyx disse:

@GodderDam Só me diz uma coisa, se seu ramo é musical porque comprou headset ao invés de um headphone como Sennheiser?

Eu toco por hobby. Não posso dizer ser meu ramo... acontece que no PC, eu sempre usei mais pra games. Na música, eu usava meus amplis, pedais e tal. É de pouco tempo pra cá que comecei a me interessar em plugar minhas guitarras no pc e usar efeitos e amplificadores digitais ao invés dos analógicos convencionais. O headset era preciso pra eu jogar online com comunicação sem ter q ocupar mais espaço na minha mesa com um mic à parte 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...