Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Visitante

Sli para 4k é melhor com x99 ?

Recommended Posts

Visitante

Bom dia povo,

 

Vi este vídeo o qual parece confirmar que a arquitetura Z97 (e talvez a Z170 também) gargalam as placas de vídeo top (384 bit) quando em SLI para 4K:

 

https://www.youtube.com/watch?v=ZABt8bHgDHo

 

Se isto for verdade, hoje talvez seria bom montar um PC com um X99 e uma Intel Extreme "custo/benefício" como é esta 5930k.

 

Porém, quando lançarem o PCIE 4 (que parece dobrar a largura de banda do padrão atual), será que será possível "ter um SLI pleno" com a arquitetura de seres humanos normais, digo as Z97 / Z170 da vida?

 

*Em outro vídeo vejo também o GTAV dar um gargalinho feio de 20 FPS num momento de pico, quando num jato (aos 30 segundos em diante): 

 

https://www.youtube.com/watch?v=ncaMZfvEnF4

 

Abç

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Gamer_PC

 

Se você usar uma VGA PCI-EX 3.0, em um sistema com PCI-EX 2.0, a diferença será ínfima ou nula.. TALVEZ, as novas placas, realmente precisem de PCI-EX 3.0, pra usar todo seu potencial.. Até hoje, PCI-EX 3.0 é mais marketing, do que necessidade.. Será assim pro PCI-EX 4.0....

 

Sobre o SLI, é sabido que a plataforma X99, tem CPUs com mais pistas PCI-EX que na plataforma 1150.. Talvez, seja esse o segredo.. O uso de CPU do 4790K bateu em 70%, no máximo.. A CPU, em si, não é o problema ali.. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  •    253
    Visitante

    @RS Faria Foi exato o que pensei: a CPU não é o problema mas o número de pistas pcie do processador.

     

    Por isso talvez o PCIE 4 (que duplica a largura das pistas) permita um "SLI pleno" nas arquiteturas normais como Z170, sem ter que partir para a Intel Extreme.

     

    Será um alívio pro meu futuro quando mudar de PC (já to olhando 5 anos à frente rs), pois calculando aqui entre 6700k/z170 e 5930k/x99 a diferença entre esses dois kit's é de 2000 reais... muita coisa.

     

    Abç

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    @Gamer_PC

     

    O PCI 4.0 aumentará a largura de banda que passa por ali.. Quem determina o número de pistas PCI-EX da CPU, é a fabricante..

     

    Em toda a linha 1150 e 1151, são 16 pistas PCI-EX (a CPU se comunica diretamente com o slot PCI-EX 3.0 da placa-mãe).. Na linha X99, tem CPUs com 28 e 40 pistas.. Como 4K gera uma quantidade de dados enorme, não seria surpresa esse gargalo de sistema nas 115x...

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  •    253
    Visitante

    @RS Faria Sim, já tinha lido sobre as linhas pcie destas CPU, no caso na arquiteturas Z97 e Z170 são 16 e creio que este número irá permanecer igual.

     

    A grande coisa (para nossos bolsos) que poderá acontecer é que, se por cada linha o PCIE 4 fizer o dobro do que faz agora (http://www.tweaktown.com/news/46190/pcie-4-feature-16gt-new-connector-arrive-2017/index.html), então mesmo com 16 pistas eu terei a largura de banda dobrada e por isso não precisaremos gastar uma fortuna com Intel Extreme (e de quebra sobra uma grana pra segunda GPU).

     

    Se for assim, será uma maravilha pra nós.

     

    Abç

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário

    Criar uma conta

    Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

    Crie uma nova conta

    Entrar

    Já tem uma conta? Faça o login.

    Entrar agora





    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×