Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sli para 4k é melhor com x99 ?


Visitante

Posts recomendados

Bom dia povo,

 

Vi este vídeo o qual parece confirmar que a arquitetura Z97 (e talvez a Z170 também) gargalam as placas de vídeo top (384 bit) quando em SLI para 4K:

 

https://www.youtube.com/watch?v=ZABt8bHgDHo

 

Se isto for verdade, hoje talvez seria bom montar um PC com um X99 e uma Intel Extreme "custo/benefício" como é esta 5930k.

 

Porém, quando lançarem o PCIE 4 (que parece dobrar a largura de banda do padrão atual), será que será possível "ter um SLI pleno" com a arquitetura de seres humanos normais, digo as Z97 / Z170 da vida?

 

*Em outro vídeo vejo também o GTAV dar um gargalinho feio de 20 FPS num momento de pico, quando num jato (aos 30 segundos em diante): 

 

https://www.youtube.com/watch?v=ncaMZfvEnF4

 

Abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gamer_PC

 

Se você usar uma VGA PCI-EX 3.0, em um sistema com PCI-EX 2.0, a diferença será ínfima ou nula.. TALVEZ, as novas placas, realmente precisem de PCI-EX 3.0, pra usar todo seu potencial.. Até hoje, PCI-EX 3.0 é mais marketing, do que necessidade.. Será assim pro PCI-EX 4.0....

 

Sobre o SLI, é sabido que a plataforma X99, tem CPUs com mais pistas PCI-EX que na plataforma 1150.. Talvez, seja esse o segredo.. O uso de CPU do 4790K bateu em 70%, no máximo.. A CPU, em si, não é o problema ali.. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Foi exato o que pensei: a CPU não é o problema mas o número de pistas pcie do processador.

 

Por isso talvez o PCIE 4 (que duplica a largura das pistas) permita um "SLI pleno" nas arquiteturas normais como Z170, sem ter que partir para a Intel Extreme.

 

Será um alívio pro meu futuro quando mudar de PC (já to olhando 5 anos à frente rs), pois calculando aqui entre 6700k/z170 e 5930k/x99 a diferença entre esses dois kit's é de 2000 reais... muita coisa.

 

Abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gamer_PC

 

O PCI 4.0 aumentará a largura de banda que passa por ali.. Quem determina o número de pistas PCI-EX da CPU, é a fabricante..

 

Em toda a linha 1150 e 1151, são 16 pistas PCI-EX (a CPU se comunica diretamente com o slot PCI-EX 3.0 da placa-mãe).. Na linha X99, tem CPUs com 28 e 40 pistas.. Como 4K gera uma quantidade de dados enorme, não seria surpresa esse gargalo de sistema nas 115x...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Sim, já tinha lido sobre as linhas pcie destas CPU, no caso na arquiteturas Z97 e Z170 são 16 e creio que este número irá permanecer igual.

 

A grande coisa (para nossos bolsos) que poderá acontecer é que, se por cada linha o PCIE 4 fizer o dobro do que faz agora (http://www.tweaktown.com/news/46190/pcie-4-feature-16gt-new-connector-arrive-2017/index.html), então mesmo com 16 pistas eu terei a largura de banda dobrada e por isso não precisaremos gastar uma fortuna com Intel Extreme (e de quebra sobra uma grana pra segunda GPU).

 

Se for assim, será uma maravilha pra nós.

 

Abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...