Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bios da ecs h61h2-m3 na placa-mãe positivo pos-eih61ce/cq


Posts recomendados

Olá pessoal, pretendo discutir com vocês a troca da ROM personalizada da Positivo pela do fabricante, no caso, a ECS. Neste pequeno tutorial vou fornecer algumas informações sobre como fazer um backup da BIOS original e como gravar a BIOS da ECS, versões e recursos encontrados em ambas.

 

Bem, a placa que tive contato tinha BIOS da Positivo com data de 14 de Maio de 2013. Olhando para a cor da placa logo vi que se referia de uma ECS. Então, entrei no site deles e fui procurando na seção de placas socket 1155 e Chipset H61. Fui olhando manualmente uma por uma e conferindo o layout pelas fotos, até que achei a H61H2-M3. Como esta tem duas versões de hardware, resolvi compará-las para ver quais as diferenças. A única que encontrei foi que o chip EEPROM da versão 1 é de 32Mb, ou seja, o arquivo da BIOS pode ter no máximo 4MB e a versão 2 tem uma EEPROM de 64Mb, ou seja, a BIOs poderá ter um tamanho máximo de 8MB.

 

Então liguei o computador da Positivo e usei um programa que fornece todas as informações do hardware, no caso, foi o SIW. Não sei se ainda há este programa para baixar, mas usei-o pelo live CD do Hirens v15.2. Lé ele mostrou que o arquivo da BIOS era de 6144KB, ou seja, 6MB. Então só poderia ser da versão 2. Feito isso, acessei o SETUP da BIOS e conferi a versão do "Sub-sistema ME", no caso, v8.1.0.1248. Entrei novamente no site da ECS e baixei somente a BIOS, pois neste caso não seria necessário gravar um novo firmware para o "Sub-sistema ME" (seria se estivesse com a versão menor que 8.1.x.x, conforme site da ECS).

 

Em seguida extraí os arquivos baixados da última versão da BIOS, da data de 21 de Junho de 2013. Dentro da pasta há três pastas: afuwin32, afuwin64 e afudos. Como queria atualizar pelo DOS por ser mais seguro, copiei o arquivo "3062114M.CAP" para dentro da pasta "afudos". Copiei então este pasta para um pendrive formatado em FAT e iniciei o computador pelo live CD do Hirens. Entrei nos menus nas opções de DOS. Depois digitei "C:" no prompt. Depois digitei "cd afudos". Depois digitei o comando "dir" que me listou os seguintes arquivos: "afudosp" e o "3062114M.CAP". Aqui vem a manha:

 

* como esta BIOS é do tipo "AMI APTIO", o gravador "afudosp" só aceitou os parâmetros da seguinte forma:

   afudosp /opositivo.rom (no caso "positivo" é o nome que dei para o backup). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...