Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Minha placa de vídeo morreu?


Ir à solução Resolvido por Amanda Santini,

Posts recomendados

Olá, 

 

Esta semana estava utilizando meu pc normalmente, então deu tela azul e reiniciou. Quando retornou, ficou pixelado como nas imagens... Tentei reinstalar o driver, abri e limpei, troquei a pasta térmica.. mas nada. Com a placa onboard o pc funciona normalmente. Minha placa de vídeo é bem antiga, uma ATI HD4850, deve ter uns 10 anos... Há algo que possa salva-la, ou morreu?

IMG_20160705_153627478.jpg

IMG_20160702_193138540.jpg

IMG_20160702_193128139.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Ainda não, mas está em uma cama de hospital dando os últimos suspiros hehehehe.

 

Já ouviu falar na técnica do forno? Você tira tudo de plástico da placa de video, inclusive o fan e dissipador, e coloca o forno esquentar a 180-200 graus. Depois bota a placa lá e deixa de 5 a 10 minutos. Isso pode fazer com que a placa volte a funcionar.

 

Eu fiz com a minha 9800GT que estava morrendo e ela teve uns 5 minutos a mais de vida. Tem gente que fez e está com a placa ai há alguns anos.

 

É um procedimento arriscado, então tenha bastante cuidado e leve tudo que eu disse com um pouquinho de sal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Geralmente isso é solda fria no GPU. Ou você faz reballing (caro) ou faz reflow de pobre que é este esquema do forno aí. (é pré aquecer o forno e tacar ela lá e não assar a placa com ele ligado).

Já fez uma inspeção visual na placa? Não tem capacitor ou resistor com problemas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx havia inspecionado sim, os capacitores pareciam novinhos, e os resistores só com uma fina camada de pó mesmo, sem sinal aparente de dano...

 

Resolvi arriscar, já que não tinha nada a perder, e fiz conforme @AmarildoJr indicou, e funcionou! deixei só a parte do circuito, retirei fan e dissipador. Cobri com papel aluminio os conectores plásticos, forrei o fundo de uma forma com alumínio e fiz 4 bolinhas para servirem de "pés" e evitar que entrasse em contato direto com a forma... Deixei exatos 10 minutos em 180º (pré aquecido por 15min). Deixei esfriar em temperatura ambiente, aproximadamente 20min (ta frio! rs), passei a pasta térmica e remontei... Funcionou!! até umas sombras que tinham surgido na área de trabalho sumiram rs Estou usando há mais ou menos uma hora, vamos ver quanto dura :)

 

Muito obrigado pelas respostas! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...