Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Carregador para GPS automotivo


DIGO7

Posts recomendados

olá galera, sou novo por aqui, andei lendo varios posts fiz varias experiencias sobre isso então cheguei a conclusao que para conseguir fazer um carregador de celular similar ao de casa normal usando o gps e mesmo assim mantendo a carga e subindo, coloquei 4 CI 7805 em paralelo mas o problema que sempre aciona dois e desarma dois, e esquenta muito, tem alguma forma de acionar os 4 CI lm7805 ao mesmo tempo assim dividindo a carga do celular entre eles. O aparelho consome 800 mA com gps ligado.

andei lendo que tambem que para ele regular 12V para 5V ele vai ter que dissipar 7V em caloria, algum amigo teria uma outra solução de esquema que nao esquentasse muito e me entregasse 1500mA,

desde já obrigado!

foi esse o esquema que montei   :tw_grimace:

ESQUEMA CARREGADOR DE CELULAR LM7805.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Realmente "para ele regular 12V para 5V ele vai ter que dissipar 7V em caloria" e perder muita energia

6 horas atrás, DIGO7 disse:

algum amigo teria uma outra solução de esquema que nao esquentasse muito e me entregasse 1500mA,

Sim, esta é uma opção:

450xN.jpg

"Regulador de Tensão Ajustável LM2596 Step-Down" custa entre R$10 e 35 no m.l.

Se preferir a adrenalina, baixe o d.s. do lm2596 e monte o circuito

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não se liga LM7805 (ou qualquer outro) em paralelo. 

Quando a gente necessita de mais corrente se faz um acoplamento com transistores ou então usa um regulador mais potente como o LM323 ou o LM338. 

Além desses existem também os reguladores chaveados como o L296, o popular TL494 usado nas fontes de PC ou então o LM2596 citado no post acima. 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o aparelho consome 800mA, pra que queria 1500mA? Enfim, uma das melhores soluções seria usar um Power Bank mesmo mas, como quer criar seu próprio circuito, melhor opção é usar o LM2596 mesmo! Até porque pro 7805 entregar 800mA ou até mesmo 1A (limite dele) você provavelmente precisaria de um dissipador grande pra evitar a queima do mesmo.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Johnny Bravoo disse:

Se o aparelho consome 800mA, pra que queria 1500mA? Enfim, uma das melhores soluções seria usar um Power Bank mesmo mas, como quer criar seu próprio circuito, melhor opção é usar o LM2596 mesmo! Até porque pro 7805 entregar 800mA ou até mesmo 1A (limite dele) você provavelmente precisaria de um dissipador grande pra evitar a queima do mesmo.

Só os falsificados é que queimam.

Os originais limitam a potência para poder estabilizar o calor. 

 

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Johnny Bravoo disse:

... você provavelmente precisaria de um dissipador grande pra evitar a queima do mesmo.

Queimar é muito difícil. Pode apresentar redução da tensão de saída visando limitar a corrente ou a dissipação de potência (na verdade a temperatura interna do CI).

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Johnny Bravoo disse:

Sério? É que já peguei vários e vários queimados nestes receptores de parabólica chineses, todos por excesso de aquecimento. Acho que por ser um transistor ''popular'' a maioria deve ser falso, igual nos 2N3055

Só não sei como consegues diagnosticar que ele se queimou por excesso de aquecimento. Quer dizer, desconsideras raios e outras causas e debitas sua morte por aquecimento somente. Se for no dedômetro, vale saber que 65o de temperatura externa de um semicondutor é mais ou menos o limite do que o dedo da gente aguenta ser mantido nele..

 

Conte para nós o segredo de diagnosticar morte por temperatura alta no CI...

 

Em todo datasheet que vejo deles tem a observação importante de: Internal Thermal-Overload Protection, além de ser limitado em corrente. Difícil de queimar

Entretanto não dá para afastar a hipótese de ser CI carimbado, o que é bastante comum até..

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São aparelhos meus, ou seja, sei pelo que passaram, o uso e tudo mais. Inclusive já tive problemas com um Orbisat S2200 onde eu troquei um 7805 é o mesmo esquentava bastante, a ponto de escurecer uma parte da placa e, finalmente, queimar. Já presenciei isso em um receptor falso também! AZlink 200, algo assim, onde o mesmo recebia 12V apenas da fonte e toda a corrente dos USB era suportada por um 7805 sem dissipador: não durou 6 meses! 

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que tal um 7805CV? Ao contrário dos irmãos 7805 e 78M05, se não me engano, este suporta até 1,5A. Se utilizares um dissipador ou, em caso de querer deixar como algo discreto, fixar o mesmo no chassi do carro (se fixar no chassi, já terá o negativo necessario no CI no pino central) talvez seja uma boa pedida, já que o circuito irá trabalhar com apenas metade de sua capacidade, talvez não esquente tanto quanto os outros.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Aah só retornando aqui: fiz uns testes com multímetro e amperímetro e, de fato, o  7805CV chegou até 1,5A (1530mA para ser mais preciso) e, após isso, desligou. Não é um regulador eficiente pra correntes altas, mas acho que cai bem no seu projeto pela simplicidade! Já lhe adianto à usar um grande dissipador ou um cooler e um dissipador (neste caso podem ser bem pequenos e simples) para evitar problemas. Caso prenda-o ao chassi do carro, fazendo o mesmo trabalhar como um dissipador, não teria problema algum! 
  Bem simples: um capacitor 470nF + 330uF/25V entre o pino 1 e o negativo e um de 100nF + 47uF/10V no pino 3 e o negativo. Lembrando que o pino 2 (do meio) é o negativo também e necessita ser ligado para funcionar.
 Sei que não seria um grande problema, já que para uma bateria de carro isso seria desprezível, mas eis a eficiência dele em diferentes correntes:

1-5,01V 230mA  = 99%
2-5,01V 480mA = 91%
3-5,01V 750mA = 84%
4-5,00V 1020mA = 72%
4-5,00V 1180mA = 64%
5-5,00V 1340mA = 59%
6-5,00V 1530mA = 42%

Valores aproximados! Haja dissipador pra dissipar tudo isso hehe :D:P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Johnny Bravoo disse:

 Aah só retornando aqui: fiz uns testes com multímetro e amperímetro e, de fato, o  7805CV chegou até 1,5A (1530mA para ser mais preciso) e, após isso, desligou. Não é um regulador eficiente pra correntes altas, mas acho que cai bem no seu projeto pela simplicidade! Já lhe adianto à usar um grande dissipador ou um cooler e um dissipador (neste caso podem ser bem pequenos e simples) para evitar problemas. Caso prenda-o ao chassi do carro, fazendo o mesmo trabalhar como um dissipador, não teria problema algum! 
  Bem simples: um capacitor 470nF + 330uF/25V entre o pino 1 e o negativo e um de 100nF + 47uF/10V no pino 3 e o negativo. Lembrando que o pino 2 (do meio) é o negativo também e necessita ser ligado para funcionar.
 Sei que não seria um grande problema, já que para uma bateria de carro isso seria desprezível, mas eis a eficiência dele em diferentes correntes:

1-5,01V 230mA  = 99%
2-5,01V 480mA = 91%
3-5,01V 750mA = 84%
4-5,00V 1020mA = 72%
4-5,00V 1180mA = 64%
5-5,00V 1340mA = 59%
6-5,00V 1530mA = 42%

Valores aproximados! Haja dissipador pra dissipar tudo isso hehe :D:P

 

 

A sua tabela está errada:

Levando em conta que é um regulador série e que a corrente de entrada é sempre a mesma de saída, temos: 

1º, 12V vezes 230mA = 2.76 watts, 5V vezes 230mA  = 1.15 watts = 41.7% de eficiência
2º, 12V vezes 480mA = 5.76 watts, 5V vezes 480mA = 2.4 watts = 41.7% de eficiência
3º, 12V vezes 750mA = 9 watts, 5V vezes 750mA = 3.75 watts = 41.7% de eficiência
4º, 12V vezes 1020mA = 12.24 watts, 5V vezes 1020mA = 5.1 watts = 41.7% de eficiência

A partir da potência descrita abaixo, o regulador estará sobrecarregodo, pois o regulador só suporta dissipar no máximo 15 watts. Certamente o regulador irá diminuir a tensão de saída, visando abaixar a potência. Mas fará isto quendo aquecer demais: 

5º, 12V vezes 1340mA = 16.08 watts, 5V vezes 1340mA = 6.7 watts =  41.7% de eficiência
6º, 12V vezes 1530mA = 18.36 watts, 5V vezes 1530mA = 7.65 watts = 41.7% de eficiência

 

 

 

Por ser um regulador série, a eficiência depende muito da tensão de entrada.

Por isso que a eficiência foi de 41.7% em as faixas de correntes apresentadas. 

Mas se tivesse alimentado o regulador com tensão maior, a eficiência abaixaria proporcionalmente ao aumento da tensão de entrada.

 

Dá mesma forma a eficiência aumentaria proporcionalmente, caso alimente com tensão menor. Por exemplo: 

Se alimentássemos com 8V, ao invés de 12V:

8V vezes 1020mA = 8.16 watts, 5V vezes 1020mA = 5.1 watts = 62.6% de eficiência

Contudo alimentar com 8V para obter 5V, está bem no limite e certamente não conseguiria estabilizar. 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...