Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
alissomrex

Banda larga fixa irá ser limitada

Recommended Posts

Olá todos. 

Abri este tópico para especular o que está sendo muito comentado em vários sites importantes na internet. 

Realmente a banda larga será limitada no final de 2016? 

Assim estão dizendo, que a VIVO já é a primeira a dar este passo para limitar a internet banda larga

http://www.tudocelular.com/planos/noticias/n67083/operadora-vivo-planos-internet.html

você confere todos os pacotes e limitações:

• Vivo Internet 25 Mb/s: 130 GB
  • Vivo Internet 15 Mb/s: 120 GB
  • Vivo Internet 8 e 10 Mb/s: 100 GB
  • Vivo Internet 4 Mb/s: 50 GB
  • Banda Larga Popular 2 Mb/s, 1 Mb/s e 200 kb/s: 10 GB

Aos colegas @Foxwalt @Sr. Coxinha @Zucchini @Narak13 @braconius 

@.Edgar. pros e contras sobre isto.

E se realmente vai haver a limitação, 

ou está havendo briga na justiça, para isto não acontecer. 

Seria bom novidades que ainda não sei. 

Editado por Pêdro Bonzinho
Recuperando título original.
  • Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

se for confirmado significa apenas que nada é de graça....alguém paga a conta.... e que se o governo quer que todos tenham acesso a Internet., prejuízo as empresas nunca terão.

Você liga a Tv e passa lá por exemplo: Luz no campo... blá blá blá.. - Tá o morador do campo recebe luz de graça ? Não você paga por ele. Tem conexão pirata no Brasil... ( sim., é só observar o número de antenas da Gvt....Sky.....Claro Tv., enfim) espalhadas em regiões que todos sabem que quem mora ali não teria condições de pagar. Quem paga por esses ? A classe Média..... gato na luz.... tem no Brasil....? não precisa nem falar quem paga a conta.

Resumindo: querem exibir uma imagem falsa do Brasil..... e quem paga a conta ?

Editado por Manjaro
  • Curtir 4

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que se estipularem um limite tolerável (chutando 600GB mês) e uma boa redução no valor cobrado, não sou contra. 

*Não sou harder-user, não uso torrent e uso streaming de forma moderada (só conheci o netflix agora...rsrsrsrs)

Editado por ApoloBrz
  • Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Bom eu tive Net Virtua por um tempo, 10Mb/s e na teoria ela tinha uma limitação de 80GB e então reduziria a velocidade. Eu, desde o primeiro mês, usei mais de 100GB/s sempre (baixo muito torrent e tal) e continuei assim todos os meses e, pelo menos no meu caso, nunca diminuiram velocidade, sempre continuou normal. Já ouvi relatos de gente que realmente teve a net diminuída mas grande maioria isso aí fica só no papel ao meu ver, pelo menos na Virtua.

Agora to com uma de 50 MB/s da GVT e a VIVO comprou a GVT...não vi a net de 50 MB/s ali, parece que não vai me afetar, espero... mas mesmo assim acho palhaçada isso daí, é uma coisa ridícula que parece que existe só no Brasil :atirador:e muitas vezes nem funciona na prática. Nos celulares funcionam isso e já acho isso ridículo, em Internet então...

Contras: Todos acima ^

Prós: Não tem.

Editado por Narak13
  • Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
13 minutos atrás, ApoloBrz disse:

Acho que se estipularem um limite tolerável (chutando 600GB mês) e uma boa redução no valor cobrado, não sou contra.

Redução no valor cobrado? rs

Não lembro de ver alguma redução no valor de algum serviço a muito tempo... Se ocorrer de acordo com a sua expectativa com certeza também estaria de acordo, porém baseado no histórico desta nação duvido muito que aconteça, provavelmente será simplesmente feita a limitação e os preços permanecem os mesmos.

Vamos esperar pra ver, mas acho que isso ai não vai pra frente.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Foi o que a Anatel disse...rsrsrsrs,

também não acho que irão reduzir, mas expus apenas uma opinião de como poderia ser. 

Sou vou me preocupar com isso daqui uns 10 meses quando terei renovação da gvt. 

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

http://tecnologia.ig.com.br/2016-03-10/o-que-muda-com-o-limite-de-uso-dos-planos-de-internet-banda-larga.html

Li essa matéria e aparentemente eles simplesmente vão por a franquia e fim. Kkkkk Se quiser usar mais dados paga mais ou chora. Enquanto em outros países a internet tem sido disponibilizada de graça aqui no Brasil mesmo quando pagamos estamos limitados.

https://www.washingtonpost.com/news/the-switch/wp/2016/02/03/google-fibers-plan-to-give-free-internet-to-the-poor/

https://fiber.google.com/about/

Alguns estados como Kansas e Provo você paga apenas pela instalação (pode parcelar em 12x) e usa a internet de graça.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@Zucchini poxa colega :ahh:, se isto virar uma doença sem cura no Brasil, o qual já tem tecnologia para ter internet de 10 GIGA via cabo, recentemente anunciado. 

Obviamente eu irei cancelar tudo;  

o que será uma pena :( 

Partir pro 4G beta da Tim, seria a única coisa a compensar. 

Obrigado a todos por compartilhar a afirmação de que realmente, isto está pra acontecer. 

Abrass :)

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui na Austrália já é assim. Você contrata planos pelo tráfego e não pela velocidade. Sendo que para qualquer pessoa normal, qualquer coisa abaixo de 200 GB por mês não dá conta do recado.

• Curtir 5

Compartilhar este post

Link para o post

@Gabriel Torres, você poderia por gentileza compartilhar conosco, por gentileza, os valores dos planos de Internet aí na Austrália. Não precisa falar de todas operadoras, pegue por exemplo a sua e nos diga a franquia x valor só para que possamos ter uma ideia de como funciona aí.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Procura no Google, tem vários sites com comparam. Telstra é a ex-estatal e tem a maior fatia de mercado. Outras operadoras incluem Optus, TGP, Dodo, etc. Infelizmente não tenho tempo de pesquisar e postar já mastigado para você, até porque varia de cidade para cidade, tecnologia, etc. assim como no Brasil. (Lembre-se que a Austrália é um país quase do mesmo tamanho que o Brasil). É a mesma coisa que se eu pedisse para você "você poderia por gentileza compartilhar os valores dos planos de Internet aí no Brasil"... ;)

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post

A diferença é que a Vivo quer começar os planos com 10GB e terminar com 130GB enquanto na Austrália os planos começam com 100GB e terminam com 1000GB.

https://www.telstra.com.au/broadband/home-broadband

http://www.optus.com.au/shop/broadband/home-broadband/plans

• Curtir 4

Compartilhar este post

Link para o post

Basicamente a Vivo quer cagar com o que já não presta. Tudo bem que outras operadoras já tinham essa clausula nos seus contratos. Mas elas não praticavam, a exemplo da Oi que nem sequer possui tecnologia para fazer o corte. 

O mais assustador do caso da Vivo é que ela comprou a GVT, que ate então era considerada no geral, a melhor operadora de internet no Brasil, ou pelo menos a menos ruim. E ontem ainda eu recebi uma cartinha confirmando as noticias de que o nome GVT vai ser tirado do mercado. Vivo e GVT vão ser só Vivo e a empresa parece estar determinada em fazer cumprir essa regra porca que basicamente vai contra toda a tendencia mundial de uso da rede, onde os serviços de stream estão substituindo TVs e radios. 

Eu particularmente sempre fui contra serviços de franquia. É o caso da água por exemplo. Aqui em SC, a taxa da água garante um volume de 10³ metros. Não importa se você mora sozinho e não tem um carro para lavar. Se gastar somente 2³ metros, vai pagar os outros 8 igual, mas se gastar 11³ metros no mes seguinte, paga a mais. 

Internet deveria ser um serviço ou livre ou bilhetado. Pagar pelo que se usou e ponto. 

Editado por sdriver
  • Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post

@Zucchini mas tem que ver a tecnologia também. Aqui na Austrália são três tecnologias disponíveis: ADSL, fibra óptica (NBN) e 4G. Dá uma pesquisada por "NBN" para entender o que o governo daqui está fazendo, basicamente, eles estão construindo uma rede de fibra óptica com o plano de, no futuro, todas as casas da Austrália terem fibra óptica. Tem que ver se os planos da Vivo que você menciona não são 4G. No caso de 4G, a banda é bem mais limitada aqui. O plano maior é de 140 GB da Vodafone. Obs: a Telstra é tanto operadora de telefonia fixa/ADSL quanto de celular/4G.

Obs: os planos de 1000 GB são marketing, na realidade são o que eles chamam de 500 GB/500 GB, isto é, 500 GB em horário de pico e 500 GB em horário sem ser de pico. O mesmo vale para os demais planos.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Esses planos da Vivo não são de 4G, são de banda larga fixa mesmo com tecnologia ADSL. Infelizmente fibra aqui no Brasil é privilégio para poucos.

A única que comercializa fibra para pessoa física é a TIM com o plano LIVE TIM. A GVT tem fibra mas ela não chega nas residências, ela vai apenas até a caixa na rua (pelo menos foi isso que o cara que instalou minha internet disse).

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
22 horas atrás, Gabriel Torres disse:

Aqui na Austrália já é assim. Você contrata planos pelo tráfego e não pela velocidade. Sendo que para qualquer pessoa normal, qualquer coisa abaixo de 200 GB por mês não dá conta do recado.

streaming como NetFlix... conta ?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

13 horas atrás, Manjaro disse:

Conta!

imagina eu que não tenho nem antena de Tv em casa. assisto os jornais da globo pelo aplicativo na smart Tv da Lg. 

Estima-se que cada hora de stream 4K consome 20 a 30 Gb de dados. 

Com a restrição portanto basta umas poucas horas de Netflix a 4K para você ficar no apagão cibernético. 

Quem vai gostar muito são os bares, vão passar a encher depois do dia 20 de cada mes. Conforme o pessoal for estourando seus pacotes, vão deixar de ficar em casa para ir fazer outras coisas como beber nos bares. 

Podemos esperar por salas de jogos online vazias e o forum aqui do cdh pode ate fechar nos 2 ultimos dias do mes que pouca gente vai notar... 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
20 horas atrás, Manjaro disse:

Claro que conta. Assisti a um filme por dia e estourei minha franquia de 200 GB. Não contar seria diferenciar tráfego, o que é ilegal.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
46 minutos atrás, Gabriel Torres disse:

Não contar seria diferenciar tráfego, o que é ilegal.

Mas as operadoras de celular não fazem isso com as redes sociais e Whatsapp?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

E veja que mesmo essa vantagem de acesso livre a FB ou whatsapp é algo danoso pro mercado de software. Pois ao fazer isso, as operadoras colaboram para um monopólio desses aplicativos. Outros serviços como viber e tweeter acabam ficando ainda mais para trás.

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante que no contrato da OI Velox eles já mencionam esse limite a um bom tempo (há muito anos mesmo), mas nunca praticaram. Vamos ver se dessa vez será utilizado. Com certeza haverá muito choro e questionamentos....

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, OpaioX disse:

Interessante que no contrato da OI Velox eles já mencionam esse limite a um bom tempo (há muito anos mesmo), mas nunca praticaram. Vamos ver se dessa vez será utilizado. Com certeza haverá muito choro e questionamentos....

quando fizerem isto, eu cancelo na mesma da hora. 

Pode ter certeza que vai ser um cliente a menos :D

• Curtir 4

Compartilhar este post

Link para o post

A Oi nem sequer tem a viabilidade técnica para fazer. Eles mesmos ja admitiram isso. Mas como ta la no contrato, em tese poderiam.

• Curtir 4

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que as operadoras fazem isso porque o sistema já não comporta, há tempos, tanto tráfego, mas também não querem investir em infraestrutura. Ao invés de melhorem o serviço, elas limitam os usuários, que continuam pagando caro por isso.

Andei lendo que isso é uma forma de tentar frear o avanço do streaming de vídeo, principalmente o Netflix, já que a maioria das operadoras de internet também oferece pacotes de TV por assinatura e que vem perdendo assinantes.

Mas é bem coisa de Brasil, onde a Anatel fica do lado das operadoras, onde os assinantes pagam pelo serviço, mas são as operadoras que definem como os usuários irão utilizá-lo, pagando por Porsches e recebendo Fuscas...

Editado por Erso
  • Curtir 5

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais