Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
efavero83

Bios da ecs h61h2-m3 na placa-mãe positivo pos-eih61ce/cq

Recommended Posts

Olá pessoal, pretendo discutir com vocês a troca da ROM personalizada da Positivo pela do fabricante, no caso, a ECS. Neste pequeno tutorial vou fornecer algumas informações sobre como fazer um backup da BIOS original e como gravar a BIOS da ECS e versões de ambas.

 

Bem, a placa da Positivo que tive contato tinha BIOS com data de 14 de Maio de 2013. Olhando para a cor da placa logo vi que se referia de uma ECS. Então, entrei no site deles e fui procurando na seção de placas socket 1155 e Chipset H61. Fui olhando manualmente uma por uma e comparando o desenho/layout pelas fotos, até que achei na H61H2-M3. Como esta tem duas versões de hardware, resolvi compará-las no site mesmo usando o comparador da ECS para ver quais eram as diferenças. A única que encontrei foi que o chip EEPROM da versão 1 é de 32Mb, ou seja, o arquivo da BIOS pode ter no máximo 4MB e a versão 2 tem uma EEPROM de 64Mb, ou seja, a BIOS poderá ter um tamanho máximo de 8MB.

 

Então liguei o computador da Positivo e usei um programa que fornece todas as informações do hardware, no caso, o SIW. Não sei se ainda há este programa para baixar e rodá-lo no Windows, mas usei-o pelo Live CD do Hirens v15.2. Lá ele mostrou que o arquivo da BIOS era de 6144KB, ou seja, 6MB. Então a placa só poderia ser versão 2. Feito isso, reiniciei e acessei o SETUP da BIOS para conferir a versão do "Sub-sistema ME", que no caso era v8.1.0.1248. Entrei novamente no site da ECS e baixei somente a BIOS, pois neste caso não seria necessário gravar um novo firmware para o "Sub-sistema ME" que a ECS chama de CPU EVO II (só seria se estivesse com a versão inferior a 8.1.x.x, conforme explicações do site da ECS).

 

A BIOS baixada é da versão de 21 de Junho de 2013, a última até a data de hoje. Dentro do arquivo compactado há três pastas e um arquivo: afuwin32, afuwin64, afudos e 3062114M.CAP. Como queria atualizar pelo DOS por ser mais seguro neste caso, movi o arquivo 3062114M.CAP para dentro da pasta afudos. Copiei então esta pasta para um pendrive formatado em FAT e iniciei o computador pelo live CD do Hirens. Entrei nos menus referentes ao DOS. Quando o prompt ficou montado, digitei C: para mudar para a unidade do pendrive. Estando nela digitei cd afudos, depois digitei o comando dir que me listou os seguintes arquivos: afudosp.exe e 3062114M.CAP. Primeiro de tudo fiz o backup da ROM original da Positivo, da seguinte forma:

 

       afudosp /opositivo.rom

 

*** este programa leitor/gravador "afudosp" já reconhece as ROM's do tipo AMI APTIO, portanto a posição dos parâmetros mudou em relação às versões antigas. Neste cenário o gravador só aceitou o parâmetro /o (que manda ler e salvar uma cópia da ROM) antes de eu definir o nome para o arquivo backup, no caso, "positivo.rom". As versões antigas só aceitam o parâmetro depois do nome da ROM.

 

Depois que ele gerou o arquivo de backup com 6144KB, então iniciei a gravação da ROM da ECS, da seguinte forma:

 

       afudosp /x3062114M.CAP

 

*** o parâmetro "/x" manda o gravador ignorar a comparação entre as ID's da ROM, no sistema e a que estou querendo gravar. É claro que as ID's eram diferentes!

 

Depois de terminar a gravação ele desligou o computador e reiniciou uma primeira vez sem mostrar imagem, mas logo reiniciou novamente e mostrou então o logo da ECS na tela, onde pude entrar no SETUP e fazer a minha configuração.

 

 

*** se vocês procurarem pela Internet sobre este modelo de placa POS-EIH61CE ou POS-EIH61CQ, encontrarão as pessoas dizendo que se trata na verdade de uma ECS H61H2-M2, mas não são! É só olhar para o desenho da placa e ver que a final M2 e a final M3 são diferentes e as especificações de ambas mudam. Há um relato de uma pessoa que usou a ROM da H61H2-M2 numa POS-EIH61CE e ficou sem a porta HDMI, pois esta BIOS da final M2 provavelmente não tem suporte a HDMI.

 

*** eu tenho em casa uma Positivo que é na verdade uma H61H2-M2, não lembro o código/modelo, mas que gravei a BIOS sem fazer backup antes, sem conferir a versão do "Sub-sistema ME" e também não conferi se o chip era de 4MB ou 8MB (se era versão 1 ou 2) e depois de gravar, ela não mostrou mais imagem e ficou ligando/desligando. Para minha sorte eu tenho programador de EEPROM, então foi só desoldar o chip da placa-mãe e fazer a gravação do arquivo da Positivo novamente. Farei um post sobre esta minha experiência com este caso.

 

Abraço a todos e comentem!!!

 

*** em anexo está a pasta comactada com os arquivos necessários para gravação, inclusive um backup da Positivo!

pos-eih61ce,_poseih61cq.zip

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara tive o mesmo problema na internet datam essa h61h2-m2 como a minha porém nao é, a minha tem 8 usb tem hdmi e vga tbem, e tem 2 pci ,um mini pci-e e mu pci express, tambem matei ela usando essa bios da h61h2 porém mesmo com a gravadora genius g540 nao to conseguindo jogar o arquivo no chip

 tem alguma ideia do que possa ser?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, pode fazer o upgrade sem medo, essa placa depois da bios atualizada aceita processadores da segunda e terceira geração, atualmente uso um i5 3330, apesar de ser velhinha ainda da um caldo. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite, ou boa madrugada... Acabei de realizar o procedimento com o .CAP do pacote do colega na EIH61CE e agora só fica reiniciando, enfim... Já era pra mim! Utilizem o .CAP do site da ECS primeiro, era o que eu deverei ter feito!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×