Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Deixar o pc ligado direto - consumo de energia e impacto na conta de luz


Posts recomendados

 

Fala pessoal do fórum, beleza? É o seguinte, a internet aqui de casa é de 1 mega ( só eu uso mesmo ) o ping é bom, não atrapalha, porém a velocidade de download é muito baixa. Eu comprei uns jogos nessa última steam sale e estava querendo deixar o computador ligado direto baixando, porém tenho uma dúvida. O consumo de energia do computador é reduzido com todos os aplicativos fechados e só fazendo os downloads (usa cerca de 3% a 6% do processador desse jeito) ? Eu estou preocupado é com a conta de luz... Não quero que a conta suba bastante por minha culpa. Eu uso aqui um estabilizador de 500w, o pc está ligado nele, junto com o monitor de 24" led, que eu deixo desligado. As configurações do pc estão no link/foto abaixo. Então a minha dúvida, relembrando, o consumo de energia vai aumentar muito a conta se eu deixar ligado direto, provavelmente por uns 10 dias até baixar tudo ? O consumo de energia do computador depende do quanto os componentes precisam, certo ? Não é porque eu tenho uma fonte de 450w que vai usar sempre 4500w ? Bom, essa ai é a minha dúvida galera, se vocês entenderem do assunto da um help ai o/ valeu

 

 

Capturar.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, brenomoraes_16 disse:

 

Fala pessoal do fórum, beleza? É o seguinte, a internet aqui de casa é de 1 mega ( só eu uso mesmo ) o ping é bom, não atrapalha, porém a velocidade de download é muito baixa. Eu comprei uns jogos nessa última steam sale e estava querendo deixar o computador ligado direto baixando, porém tenho uma dúvida. O consumo de energia do computador é reduzido com todos os aplicativos fechados e só fazendo os downloads (usa cerca de 3% a 6% do processador desse jeito) ? Eu estou preocupado é com a conta de luz... Não quero que a conta suba bastante por minha culpa. Eu uso aqui um estabilizador de 500w, o pc está ligado nele, junto com o monitor de 24" led, que eu deixo desligado. As configurações do pc estão no link/foto abaixo. Então a minha dúvida, relembrando, o consumo de energia vai aumentar muito a conta se eu deixar ligado direto, provavelmente por uns 10 dias até baixar tudo ? O consumo de energia do computador depende do quanto os componentes precisam, certo ? Não é porque eu tenho uma fonte de 450w que vai usar sempre 4500w ? Bom, essa ai é a minha dúvida galera, se vocês entenderem do assunto da um help ai o/ valeu

 

 

Capturar.png

Primeiro erro, gravíssimo: usar estabilizador. Além de elevar a conta de luz pelo seu simples funcionamento, ele é extemamente prejudicial aos seus equipamentos e não deve ser utilizado em nenhuma hipótese. Para resolver esse primeiro problema, remova-o e ligue direto na tomada.

 

Segundo problema: essa fonte é bem ruimzinha, de baixíssima qualidade e eficiência ruim. Além de ser prejudicial seu uso, ainda aumenta a conta de luz (devido à eficiência ruim). Para resolver isso, considere comprar uma fonte de qualidade, como a XFX XT 400. O teste dessa sua fonte bomba está aqui: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-da-fonte-de-alimentacao-c3tech-450r-gpb-450s/2672

 

Ou seja, sinceramente, ta tudo errado aí. Tudo que você está fazendo/usando aumenta a conta de luz.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O consumo em idle do seu computador será baixo, tipo uns R$15,00 a mais na conta de luz( + ou -) tem que ver o preço do kw/h da sua região.

 

 Mas claro, seguindo o entendimento dos colegas, de retirar o estabilizador e tentar arrumar uma fonte com boa eficiência o consumo ficará menor.

 

Mas se deixar o computador em Fulload  o impacto no consumo será bem maior, visto que esta placa de video consume perto de 100w somente ela + o restante do sistema. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Só complementando o que já foi dito, Se deixar a noite ligado só fazendo o download no cliente steam não terá um impacto notável. somente SE  fizer o que o @ApoloBrz  mencionou. como deixar em fullload, por exemplo esquecer um jogo ligado a noite toda puxando a energia da placa de vídeo.(claro que isso é só um exemplo.. por que ninguém faz isso rsrss)

 

PS: meu PC raramente é desligado.  Mas não uso estabilizador.. minha conta de luz não é absurdamente alta!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelas respostas galera , esclareceram minha dúvida quanto ao consumo de energia. Agora sobre a questão do estabilizador, vou deixar de usá-lo, como vocês disseram. Junto com o PC eu ligava o monitor nele, é preferível ligar ambos, o monitor e o PC na tomada, ou ligar em um filtro de linha? Eu tenho um filtro que deve ter uns anos, mas foi muito pouco usado, o problema é que ele custou uns 20 reais, então deve ser vagabundo, ou apenas uma extensão (não entendo do assunto). E o estabilizador, é benéfico utilizar ele em algum equipamentos ou situação ? Novamente, agradeço desde já.

Editado: mais uma coisa, não sei se faz alguma diferença, mas a afiação elétrica, circuitos, etc. é bem antiga, a casa inteira é antiga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, brenomoraes_16 disse:

Muito obrigado pelas respostas galera , esclareceram minha dúvida quanto ao consumo de energia. Agora sobre a questão do estabilizador, vou deixar de usá-lo, como vocês disseram. Junto com o PC eu ligava o monitor nele, é preferível ligar ambos, o monitor e o PC na tomada, ou ligar em um filtro de linha? Eu tenho um filtro que deve ter uns anos, mas foi muito pouco usado, o problema é que ele custou uns 20 reais, então deve ser vagabundo, ou apenas uma extensão (não entendo do assunto). E o estabilizador, é benéfico utilizar ele em algum equipamentos ou situação ? Novamente, agradeço desde já.

Editado: mais uma coisa, não sei se faz alguma diferença, mas a afiação elétrica, circuitos, etc. é bem antiga, a casa inteira é antiga.

Estabilizador não serve de nada, em nenhuma ocasião, pra nenhum equipamento. Quanto ao seu "filtro de linha", se custou 20 reais deve ser uma mera extensão de tomada. Não agrega nenhuma proteção como um filtro de linha de verdade, mas não existe malefícios de se utilizá-lo como os estabilizados. 

 

Se quiser agregar proteção, precisa comprar um AntiSurge de qualidade. A Clamper tem vários modelos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...