Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer fonte ajustável com aproximadamente 15 amperes


Ir à solução Resolvido por faller,

Posts recomendados

Sim, existem várias formas de se fazer fonte deste tipo. A mais comum é usar transistores ligados a saída do LM317 ou de outro regulador para amplificar a corrente.

Neste caso podemos usar vários transistores ligados em paralelo (com acoplamento de resistores) para somar a corrente necessária. Pois isso diminui o preço do projeto, já que é mais barato colocar vários transistores pequenos do que um único grande.

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, Kenny Robert disse:

Fiz uma fonte regulável com o LM317t  mais ela não aguentava fazer nada e ja queimava. teria como eu fazer uma fonte de corrente mais alta.  (obs: não sei se estou na sessão certa se não estiver me desculpem)

 

O LM 317 tem seus limites. Como você não falou em grandezas, pode ser pelo menos as seguintes três maiores possibilidade  de ter dado problema ai.

 

1) Você ter transgredido as máximas limitação do mesmo;

2) Você não ter dissipado o mesmo com devido tamanho de dissipador e/ou ter montado o mesmo sem pasta térmica. Sem dissipador ele vai conseguir dissipar 2 ou3 Watts se muito..

3) No datasheet do fabricante ele recomenda, para melhor proteção do CI, a inclusão de dois diodos e dois capacitores. Podes nem ter visto isso dai..

 

A inserção de transistores PNP auxiliando o fornecimento de corrente pode fazer com que uma fonte com LM317 possa entregar mais de uma dezena de amperes. Dê uma olhada nisso dai que está bem detalhado: http://forum.clubedohardware.com.br/fonte-alimentacao-ajustavel/963006?p=5182322#post5182322

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução
4 horas atrás, Kenny Robert disse:

Gostei muito de seu projeto.

 É no lm 317t eu não havia colocado pasta térmica apenas dissipador. Ai quando eu liguei um motor daqueles de abrir e fechar o vidro do carro(não sei de especificar o motor mais tem uma corrente considerável) queimou todos os componentes

Muito provavelmente devido a FCEM (Força Contra Eletro Motriz) gerada pelo motor e devolvida por ele para a fonte. É bom colocar um diodo Invertido na saída da mesma, em paralelo com essa saída, para proteção do CI.

Ou fazer o que o fabricante dele recomenda em seu datasheet em sua página 14, figura 17, como se pode ver ai e do qual já havia lhe falado

http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm117.pdf

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tantas maneiras de variar a tensão de uma fonte AT/ATX e o cara faz isso.

Esse tipo de regulador não é legal ainda mais com esses 2N3055 xing-ling que tem por aí a 1 real.

Se quer montar uma fonte legal, compre ou arrume os componentes certos. Montar com essas peças que tem por aí sobrando é só dor de cabeça.

Você vai trabalhar com 15Ampéres, não é brincadeira. Precisa de um regulador bem feito pra isso,

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Kenny Robert disse:

Pessoal desculpa incomodar novamente. Achei uma fonte AT e está funcionando corretamente, e queria saber se esse projeto aí do link, daria certo para minha fonte (http://pett.com.br/news/fonte-de-0-a-12v-regulavel-com-fonte-atx )pois eu tenho a maioria dos componentes.

Funcionar sim tem boa probabilidade de funcionar mas:

- A regulação desse tipo de fonte variável é abaixo de pobre, é sofrível..

- Não tem limitador de corrente. Uma escapada do fio de saída e ele encostar no outro se vai um ou dois transistores, em menos de um micro segundo...

- Não vai chegar aos 12 Volts nem que a vaca tussa. No máximo chega lá pelos 10 Volts e com correntes não superiores a 1A. Está muito longe de sua fonte de 15A.

 

Muito mais vale adotares uma fonte variável com LM338, e com transistores auxiliando, no mínimo 3 ou 4 PNP de potência, e bem dissipados do que se atirar nessa porcaria dai, mesmo que já tenhas as peças..

Aposto que sequer sabes para que necessitas de tamanha corrente em uma fonte ajustável...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, Kenny Robert disse:

Iria dar certo montar essa fonte ajustável com o lm338k (como do seu projeto) com a fonte AT mesmo?

E usar dissipadores de PC para os transistores?

Na minha fonte e em qualquer outra com a mesma topologia, há que se respeitar que a tensão de entrada no circuito variador de tensão (composto do regulador e dos transistores, esteja cerca de 4 a 5 Volts acima do máximo de tensão que se quer na saída regulada. Alimentando esse circuito variador de tensão com 12 Volts de uma fonte AT ou ATX a máxima tensão de saída que se teria seria de 7 Volts. Não lhe parece ruim fazer uma fonte ajustável cuja saída possa variar de 1,2 a 7 Volts somente??

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o transformador dessa fonte realmente tiver os 5 amperes ou mais para fornecer, pode ter certeza que esse regulador vai queimar.

E se o transformador não tiver os 5 amperes, o motor vai rodar sem força. Porém se insistir o transformador ou o LM317 pode queimar, no caso o que for mais fraco.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
57 minutos atrás, Kenny Robert disse:

Tem uma parte sobre os reguladores que ainda não entendi:

Por exemplo: o LM317t trabalha com 1.5A, se eu usar um motor que trabalha com 5A o regulador LM317t irá queimar?(supondo que o regulador esteja bem dissipado)

Tirando e salvando o LM317 da FCEM do motor, se uma carga qualquer pedir maior corrente do que aquela que o LM317 pode entregar ele, pela redução da tensão em sua saída, limitará essa corrente até valores por ele suportáveis. Isso fica claro em seu datasheet, na primeira página, onde cita:

LM317%20limites_zpsgtosvpgg.jpg~original

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Kenny Robert disse:

voltando para meu Trafo de 20v (não sei corrente, meu multímetro mede apenas corrente alternada). se eu eu usa-se, o lm338  auxiliado com alguns PNP de potencia. Daria certo?

E para evitar FCEM, ainda não entendi como funciona esse diodo invertido?

Respondendo seu primeiro questionamento: Sim, um LM338 auxiliado com pelo menos 3 transistores PNP de potência, se adequadamente montado resolveriam sua fonte para até 15 Amperes.

 

Respondendo a segunda pergunta, sobre a FCEM, escreva "Força Contra Eletro Motriz" no Tio Google haverá de vir muitas referências e textos sobre a FCEM. Sente-se, leia, entenda e também estará resolvido..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...