Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gigabyte ga-z77x-d3h - não ligou mais após queda de raio


Posts recomendados

Pessoal,

Durante uma chuva na minha região, um raio atingiu a árvore de um vizinho e queimaram diversos aparelhos da região. Um deles foi meu PC (estava usando e tomei choque segurando o mouse, que é de plástico), quando eu o ligo, apenas as ventoinhas giram, não tem tensão nas saídas das USB's, mas as tensões da fonte de alimentação estão OK (GSP650-SM), na MB que é uma Z77-D3H, o regulador 78L05 (CQ3 na placa) é o que mais esquenta (quase fritando), está com 11,34V na entrada e 0,3V na saída, próximos a ele e esquentando muito tb estão os capacitores  CEC5 (F21G 100 16v), CEC9 e CEC10 (ambos F21P 100 16v).

Eu não tenho o diagrama eletrônico dessa placa, então verifiquei mais nessa região da placa onde os componentes estão esquentando mais. Tem 2 diodos ligados ao CQ3 pelo catodo, em um deles entra 12,34V pelo anodo e sai 11,34V p/ o pino 3 do CQ3, no outro diodo entra 5,1V pelo anodo e sai 0,3V (ligado ao pino 1 do CQ3: 78L05). A saída do CQ3 vai ao pino 25 do codec de áudio VIA VT2021, com 0,3V.

Eu não tenho estação de solda, apenas ferro de solda (Hikari plus SC-30) e, antes de retirar algum componente, gostaria de saber se retirando o CQ3 (78L05), a MB funcionaria só sem o áudio ou será que este regulador de tensão alimenta outros circuitos também?

Podem dar uma luz neste caso?
Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...