Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
fabinho_nit

Problema Orkut

Recommended Posts

Soube hoje da existencia do novo afiliado Google, o Orkut. Apos ler alguns artigos sobre ele e como ele funcionava pensei em algo que pode ser encarado como uma teoria de conspiracao descabida, ou como uma possibilidade real. Peco aos leitores deste topico que reflitam antes de responderem a ele.

Quando compramos em qualquer loja na Internet, colocamos varios dados pessoais para que eles possam nos cobrar e nos enviar o que desejamos. Esses dados sao utilizados tambem para apresentar-nos o que, baseado no perfil do usuario, poderá interessar a ele tambem.

Algumas grandes empresas como bancos possuem imensos banco de dados que sao cruzados em busca de produtos mais atraentes para os clientes.

Agora pense em uma loja virtual ou em um banco que possua numero de clientes suficiente para determinar com bastante precisao a opiniao da maioria de usuarios de um determinado sexo, religiao, raca, localidade e outros fatores.

Baseado nesses dados é possivel criar para qualquer lugar do mundo o produto perfeito ou o produto com a maquiagem perfeita. aí voce pensa "ótimo, vão criar as coisas que eu preciso para ter mais conforto", só que esse produto não precisa ser um bem que voce compra, pode ser um politico no qual voce vota.

Ouvimos hoje em dia muitas criticas a midia. Ao poder de manipular como pensamos pela facilidade que ela tem de nos atingir. Se tal manipulacao é conseguida mesmo utilizando dados estatisticos razoavelmente vagos em relação ao que da mais e ao que da menos audiencia baseado em tentativa e erro, imagine se eles soubessem exatamente o que gostamos, o que queremos ouvir, o que queremos ler.

Isso é o Orkut e todo o sistema Google. Ha um tempo, o Google se tornou muito popular devido ao seu genial sistema de busca e cruzamento de informações. Agora temos o GMail, o e-mail gratis do Google com espaco ilimitado. Muitos podem não ter lido, mas no contrato do GMail encontra-se uma clausula que diz que os computadores deles podem ler seus e-mails e utilizar as informações anonimamente para direcionar melhor suas propagandas. E agora o Orkut.

então vamos recaptular: o Google conhece todos os sites mais conhecidos da Internet (e muitos bem pouco conhecidos), tem acesso a sua comunicacao privada e agora consegue tracar um perfil de tudo o que voce gosta. Sera que essa maquina de marketing não comeca a se tornar perigosa? Bill Gates, dono da Microsoft, conseguiu sem ter os dados de ninguém fazer com que seus programas fossem utilizados pelo mundo todo, imagina se ele tivesse?

não é poder demais para uma pessoa (ou para um pequeno grupo de pessoas) conhecer estão bem a vontade de povos por todo o planeta?

Populistas já conseguiram muitas vezes baseado no que eles perceberam com simples pesquisas ou conversas com pessoas descobrir o que o povo queria ouvir e assim se eleger. Com os dados estão vagos, alguns já conseguiram manipular muita gente. Mas e se alguem pode determinar o que cada parcela significativa do globo quer? Pode parecer um pouco exagerada, mas a verdade é que essa pessoa (ou esse grupo de pessoas) poderá vender o produto que quiser com numero recorde de vendas em qualquer lugar do mundo. E isso inclue eleger qualquer candidato que interesse em qualquer lugar do mundo.

Pode ser que tudo isso seja bobagem, mas pode ser que não.

não estou dizendo para pararmos de buscar coisas no Google, mas sim que tomem cuidado com para quem vocês dao seus dados e alertando de que esse Orkut que os brasileiros comemoram terem ultrapassado o numero de americanos cadastrados já conhece muito bem muita gente.

não espero atingir o numero de pessoas que seria nescessario para quebrar a utilizacao do Orkut, mas espero já fazer alguns pensarem melhor antes de preencherem o formulario.

Sites relacionados:

http://www.orkut.com/

http://www.magnet.com.br/bits/especiais/2004/03/0001

http://www1.folha.uol.com.br/folha/informa...124u16038.shtml

http://www1.folha.uol.com.br/folha/informa...124u16039.shtml

http://informatica.terra.com.br/interna/0,...5-EI553,00.html

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por fabinho_nit@29 jul 2004, 01:37

Pode ser que tudo isso seja bobagem, mas pode ser que não.

Não acho que seja bobagem não, entre as pessoas que conheço, eu sou o "último dos moicanos" à resistir à esse modismo. A febre dos "blogs" foi (e ainda é) a mesma coisa.

Mas como diz o ditado: "Cada cabeça, uma sentença". Na maioria das vezes, as pessoas precisam ver para crer. Avisar não adianta não...

Compartilhar este post

Link para o post

não tenho problema com blogs, de fato até tenho um... mas me preocupo com uma entidade estão preocupada em entender o que as pessoas querem e do que elas gostam

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por fabinho_nit@29 jul 2004, 01:37

Bill Gates, dono da Microsoft, conseguiu sem ter os dados de ninguém fazer com que seus programas fossem utilizados pelo mundo todo, imagina se ele tivesse?

Por acaso você já leu o contrato de utilização do Windows ??? Bom, se você usa o Windows e simplesmente apertou F8 durante a instalação, perdeu algumas cláusulas um tanto quanto abusivas...

Quando você aperta F8, você automaticamente está concordando que a Microsoft pode coletar dados no seu computador e usar para qualquer outro propósito. Dá a ela também o direito de dar, vender ou mostrar suas informações para quem ela bem entender... além de dar o direito à ela de fazer mudanças no seu computador sem necessidade de aviso prévio...

Compartilhar este post

Link para o post

Não acho exagerado sua afirmação... Pode até ser verdadeira, mas e ai? Paramos de usar a internet?

Manipulação? Se fomos pensar de acordo com a teoria da conspiração, este fórum é altamente suspeito. Muitos fabricantes poderiam elaborar produtos, de acordo com a opinião da maioria por aqui, e assim dominar o mercado.

Sempre que preenchemos cadastro onde aparece as questões "interesses" já dá uma boa ideia do que nós gostamos e somos. Eu acredito que esses dados são usados em algum tipo de pesquisa. Não teria a menor necessidade de se responder isso na formulação de um e-mail, por exemplo, não acham?

Eu também nunca fui de blog e essas coisas... Mas por pressão dos meus amigos, hoje eu tenho um Fotolog e, por coincidência, depois de ter recusado inúmeros convites, entrei para o Orkut ontem.

O que vi, na verdade, é algo semelhante ao que já existe no portal MSN e no Yahoo. O charme é que você precisa ser chamado para entrar. E lá conta muito as pessoas que você conhece. O que gostei mais foi de ter encontrado um amigo meu de infância. Por esse lado gostei muito. A possibilidade de encontrar pessoas conhecidas lá é muito grande.

Eu acho construtivo sempre pensarmos até onde essas empresas podem mexer na sua vida. Mas criar uma redoma de vidro e não sair nunca mais dela, já não acho muito interessante.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Fracarolli820
Postado Originalmente por red viper@30 jul 2004, 14:51

Não acho exagerado sua afirmação... Pode até ser verdadeira, mas e ai? Paramos de usar a internet?

Manipulação? Se fomos pensar de acordo com a teoria da conspiração, este fórum é altamente suspeito. Muitos fabricantes poderiam elaborar produtos, de acordo com a opinião da maioria por aqui, e assim dominar o mercado.

Sempre que preenchemos cadastro onde aparece as questões "interesses" já dá uma boa ideia do que nós gostamos e somos. Eu acredito que esses dados são usados em algum tipo de pesquisa. Não teria a menor necessidade de se responder isso na formulação de um e-mail, por exemplo, não acham?

Eu também nunca fui de blog e essas coisas... Mas por pressão dos meus amigos, hoje eu tenho um Fotolog e, por coincidência, depois de ter recusado inúmeros convites, entrei para o Orkut ontem.

O que vi, na verdade, é algo semelhante ao que já existe no portal MSN e no Yahoo. O charme é que você precisa ser chamado para entrar. E lá conta muito as pessoas que você conhece. O que gostei mais foi de ter encontrado um amigo meu de infância. Por esse lado gostei muito. A possibilidade de encontrar pessoas conhecidas lá é muito grande.

Eu acho construtivo sempre pensarmos até onde essas empresas podem mexer na sua vida. Mas criar uma redoma de vidro e não sair nunca mais dela, já não acho muito interessante.

concordo com o red viper e também com o satoru, encontrei muitos amigos por lá...... mas e aquilo cada um teu uma opnião diferente... :-BEER

Compartilhar este post

Link para o post

Red Viper, quem é você lá no Orkut? Me mande por mp.

Olha, sinceramente, eu não vou parar de usar o Orkut por causa de uma Teoria da Conspiração. É muito legal discutir vários tipos de assunto nas comunidades de lá.

Ah, Clemente, eu não estou no Orkut por causa de modismo. Aliás, eu nem queria entrar, entrei para ver como era e gostei para caramba. E se acontecer algo grave com os usuários do Orkut, eu venho aqui te parabenizar por não ter entrado lá.

Compartilhar este post

Link para o post

Com relação ao Google ter em mente traçar um perfil dos usuários, acho que eu até pagaria para conhecer as pessoas com o meu perfil...

No Google por exemplo, se eu tiver dúvidas com o tema C++ e .Net e XML, o Google é inteligente o suficiente me mostrar um link para cursos com C++ e .Net com XML... como propaganda... Em constraste, na Televisão, 9 de cada 10 propagandas eu acho inútil para mim... fora que tem propagandas que me despertam raiva, por serem mal feitas, mentirosas, e eu nunca iria interessar por tal produto...

Eu acho essa "teoria da conspiração" tudo besteira... se fosse assim, eu poderia ficar conspirando que o Windows tem uma função que poderia desligar todos os micros pela Internet...

Ou senão que o Bill Gates é o Satanás...

Ou senão que os Cientistas não descobrem a cura para o HIV, porque as infectados pelos vírus, dão muito lucro para as empresas durante o resto da suas vidas...

Ou senão que os EUA tem Extra-Terrestres na área 51...

Ou senão que Elvis não morreu...

Resumindo:

Isso pode até ser legal de ser discutido... mas caso isso seja verdade ou não, talvez nunca saberemos... sendo assim, temos é mais que aproveitar os benefícios...

Obs: Eu também já encontrei diversos amigos, que não via a mais de 10 anos no Orkut...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sou contra modismos.. acho até legal , mas não gosto muito de participar. isso aconteceu com os BLOGS, OS FLOGS. COUNTER STRIKE e agora o ORKUT, num sei não curto.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por CLAITOK@05 ago 2004, 01:08

Eu sou contra modismos.. acho até legal , mas não gosto muito de participar. isso aconteceu com os BLOGS, OS FLOGS. COUNTER STRIKE e agora o ORKUT, num sei não curto.

Tem meu apoio total e ilimitado CLAITOK

:cry::chicote:

Compartilhar este post

Link para o post

Se você usou o serviço e não gostou, tudo bem... agora não usar porque é modinha, eu acho besteira. Seria preconceito.

Os modistas e os anti-modistas acabam caindo o mesmo conceito.

Eu usei o Orkut por uns dias, depois larguei... Então voltei +-1 mês depois, e acabei ficando... A estrutura dele é ruim se comparar com um forum como este, mas a ideia de ter centralizado num lugar só, foruns de diferentes assuntos me atraiu.

Além de conhecer pessoas novas, claro; embora a maior parte dos meus amigos sejam pessoas que já conheço de fora.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por CLAITOK@05 ago 2004, 01:08

É isso aí !! Estar conectado à Internet está na moda... você vai parar de usar ??

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também não sou adepto a essa moda de blogs, não só por inseguraça, mas também porque não vejo interesse nessa atividade.

Mas é preciso pensar muito antes de por ao publico seus dados, não é só o problema de você receber propagandas, mas esses dados nas maos de pessoas mal intencionadas podem ser usados para te prejudicar. A alguns dias vi uma reportagem na TV que uma garota foi sequestrada e os sequestradores poderiam ter usado o blog dela para obter informações, como os lugares, horários e pessoas com que ela saia, além das fotos que podem ter sido usada para reconhecimento.

Portanto, acho que é preciso pensar muito bem antes de expor seus dados publicamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Viram a última do Orkut?

Eles estão PROPOSITALMENTE colocando lags nas conexões dos usuários que indicam como país o Iraque ou o Brasil.

Eu testei, mudei o país e a página ficou MUITO mais rápida.

Isso parece que aconteceu porque o Brasil é o país com maior número de membros, e surgiu um movimento para o pessoal trocar o país pelo Iraque como forma de fazer um protesto à guerra.

E agora essa... Qual será a deles?

Compartilhar este post

Link para o post

É isso ai ... se colocar como pais os EUA .... o site fica voando .... se se tiver como Brasil tem horas que é impossoveld e acessar ...

Fora isso .. eu to gostando ... po ... encontrei gente que nem sabia se estava viva ou morta!!! :-BEER:bandeira:

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por A2kuma@30 jul 2004, 17:27

Ah, Clemente, eu não estou no Orkut por causa de modismo. Aliás, eu nem queria entrar, entrei para ver como era e gostei para caramba. E se acontecer algo grave com os usuários do Orkut, eu venho aqui te parabenizar por não ter entrado lá.

Ok A2kuma! :joia:

Cada cabeça uma sentença, conforme eu disse: na minha cabeça, a sentença é contra o Orkut pois naminha opinião é um modismo bobo e passageiro que só vai servir para que a intimidade de alguns incautos que não se importam em se expor na Internet seja explorada como convier à empresa que estiver disposta à pagar por informações íntimas preciosas (eu sou paranóico? ou será que existe mesmo "almoço de graça" e só eu não estou sabendo?).

Para você, a sentença é à favor pelos motivos que você descreveu. Não tenho absolutamente nada contra, e viva a liberdade de expressão! Nunca entrei em atrito com nenhum amigo meu pelo fato dele ter entrado no Orkut, pois respeito a opinião dos outros desde que respeitem a minha.

Só que ao invés de me parabenizar por não ter entrado no Orkut, você paga uma :-BEER e estamos quites, combinado?

B)

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Alpha-X@06 ago 2004, 13:23

Eu também não sou adepto a essa moda de blogs, não só por inseguraça, mas também porque não vejo interesse nessa atividade.

Mas é preciso pensar muito antes de por ao publico seus dados, não é só o problema de você receber propagandas, mas esses dados nas maos de pessoas mal intencionadas podem ser usados para te prejudicar. A alguns dias vi uma reportagem na TV que uma garota foi sequestrada e os sequestradores poderiam ter usado o blog dela para obter informações, como os lugares, horários e pessoas com que ela saia, além das fotos que podem ter sido usada para reconhecimento.

Portanto, acho que é preciso pensar muito bem antes de expor seus dados publicamente.

Qual canal você viu isso ? que programa ?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas Clemente, o que você entendeu que é o Orkut? Que tipo de informação íntima você acha que tem lá? E em que outro lugar eu posso achar fóruns sobre todo e qualquer tipo de assunto?

Você tem icq ou msn? Se tem, você pode estar expondo sua intimidade, se quiser colocar todas as suas informações na sua info. No Orkut você põe os dados que quiser sobre você.

O fórum aqui do clube tem meus dados cadastrais. E se vocês quiserem vender meus dados? Veja, não estou dizendo que o clube fará isso comigo, estou dizendo que se formos nos preocupar com quaisquer suspeitas sobre um serviço, poderemos trancar partes das nossas vidas à toa.

Outra coisa, muita gente usa certos serviços por modinha. Mas se você puder usar esses serviços a seu favor, qual é a diferença se é modinha ou underground? Lembrem-se, ICQ e internet já foram modinha.

PS: red viper, você viu que a ruiva do hardware participa da comunidade do Homem-Aranha? Ela tem bom gosto.

Compartilhar este post

Link para o post

vocês devem ficar espertos no orkut, depois que eu comecei a fazer parte de algumas comunidades eu fui tive minha conta suspensa temporariamente.

:priv:

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por fabinho_nit@08 ago 2004, 00:12

Qual canal você viu isso ?  que programa ?

Ahhh cara, eu não tenho certeza, mas acho que foi no Jornal Hoje da Globo, agora o dia não me pergunte que eu não faço a menor ideia hehehehe. Acho que faz umas duas semanas.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Captor.....@08 ago 2004, 03:02

vocês devem ficar espertos no orkut, depois que eu comecei a fazer parte de algumas comunidades eu fui tive minha conta suspensa temporariamente.

:priv:

Você usa nick, ou avatar? Se usa, você pode ter sido suspenso por causa disso.

Compartilhar este post

Link para o post

orkut .. blogs .. fotologs eu resume em uma coisa !!! ...

falta do que fazer !!! heheheheh :tantan:

vá pegar uma enchada para capiná um pátio !! hauhauuauia

:bandeira:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais