Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GTX 970 Strix - sempre em uso elevado de clock


Posts recomendados

Bom, sou apenas um curioso que entende digamos que medianamente de Hardware em geral, e recentemente adquiri uma boa gpu, a ASUS GTX 970 STRIX, e ela tem um Core Clock de 1114 MHz, e um Boost Clock 1253 MHz (características técnicas), até aqui tudo ok, porém quando eu rodo jogos mais pesados como RUST, The Witcher 3 e BF4, a partir do momento que eu entro no jogo/partida, enfim, que começa o jogo, o clock da minha gpu sobe direto para 1340 e poucos Mhz, 99% de uso da GPU, e o uso da Memória GDDR5 dela varia muito de jogo pra jogo. Entretanto, quando rodo jogos mais leves, por exemplo, Borderlands 2, assim que entro no jogo ela também passa direto para 1340Mhz+/-, só que o jogo não é pesado ao ponto da placa ir a uma frequência dessa, que é maior que o Boost Clock dela.

 

Minha dúvida depois disso tudo é: tem algum problema a gpu agir dessa maneira? É natural da placa isso? Isso não faz nenhum mal à placa (em questão de estar sempre em uso elevado de clock)?

Ou tem algo estranho aí? Ou era pra a placa rodar com o clock bem mais baixo em um Borderlands 2?

E também, se o jogo do caso for o The Witcher 3, que é um jogo realmente pesadinho que a gpu realmente tem que elevar seu clock, é normal esse clock de 1340+/- que é acima do Boost Clock dela?

 

Enfim, minha preocupação é eu estar sobrecarregando a placa 24hrs/dia sem necessidade e por consequência diminuir a vida útil dela, ou até piores casos.

 

Espero que vocês me ajudem e me tirem essa dúvida!!! Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OverClock em si não faz mal, apenas vai gastar pouca coisa a mais de eletricidade (mesmo sem OverVolt), coisa de uns 3 a 10% a mais (não lembro, vou ter que ver o estudo outra hora).

 

O que você precisa notar é a TEMPERATURA da placa, pois essa sim degrada e muito qualquer hardware. Se a temperatura estiver na média segura (vai depender de placa para placa, mas acho que até 70ºC é uma boa temperatura, a não ser que você jogue muitas horas por dua) então tudo bem.

 

Pessoalmente eu não deixo minha placa aquecer mais do que 50º. Eu coloco a rotação dos fans em 60% (em alguns jogos, só nos que precisa)e assim a placa fica em uns 45ºC em Full Load. Afinal, mesmo com a degradação dos fans pelo RPM mais alto, é muito mais barato comprar fans novos do que uma placa nova, né? ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AmarildoJr Concordo plenamente com você! Prioridade sempre é preservar a placa!

Esqueci de mencionar a temperatura aqui, está na margem segura, nos mais pesados ela n passa de 68º, e eu sinceramente me incomodo com esse sistema DIRECT C.U. II dessa placa de só girar os fans quando ultrapassar tal temperatura, pra mim a placa tem que ta com os fans ativos sempre, mas enfim.

O que eu quero dizer é, a temperatura eu posso diminuir facilmente usando algum software e colocando os fans a, por exemplo, 50% sempre, correto? Mas a questão do clock alto, eu não faço Overclock, esse clock alto da placa é automaticamente dela! Essa é a minha dúvida, preciso me preocupar com esse clock? Ou isso é normal e eu tenho que ficar sempre me preocupando apenas com a temperatura?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem sim, se não me engano o MSI Afterburner é capaz de controlar fans de quase todas as placas. Mas eu pessoalmente faço pelo painel da AMD.

 

agora, Vinícius995 disse:

Mas a questão do clock alto, eu não faço Overclock, esse clock alto da placa é automaticamente dela! Essa é a minha dúvida, preciso me preocupar com esse clock? Ou isso é normal e eu tenho que ficar sempre me preocupando apenas com a temperatura?

Você deveria ficar grato que ela sobe tanto é fica estável ;)

Como eu já disse, não precisa se preocupar com Clock. Clock não machuca, apenas pode tornar as coisas instáveis. Mas se está estável, preocupe-se apenas com a temperatura. Você pode deixar ela em 68, mas eu não deixaria mais do que 45-50 graus. É uma escolha sua. Até porque, não se sabe ao certo o QUANTO a temperatura degrada, pode ser que a sua placa dure uns 3 anos com essas temperaturas, como pode durar 5, ou até mesmo 1. O importante é prevenir pra não chorar depois hehehehehe

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...