Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Som aiwa nsx d939 sem som


Posts recomendados

Bom dia amigos,

 

ja vi alguem com problema neste aparelho aqui no forum mas o meu é diferente,
Tenho um som Aiwa NSX D939 a um tempo e a alguns mêses o som simplesmente sumiu,
ele possui 2 deks, o primeiro vem a fonte de alimentação com o sistema de radio, funções e etc, o outro dekc tem o carrocel de cds e os toca fitas com um sistema de saida de home teather.

O deck 2 eu quase não utilizo os cds e fita cassete nem tenho mais, porém a parte de home theater me faz falta, o carrocel liga normal mas não le o cd, até ai pode ser o leitor, a função de tocafitas não esta funcionando, então gostaria de saber se alguém pode me ajudar a identificar o problema, aqui segue o esquema da placa http://www.electronica-pt.com/index.php/component/option,com_remository/Itemid,34/func,startdown/id,7888

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 IC203 provavelmente está queimado! Teste as tensões da fonte e, usando um seguidor de sinais, veja se o som chega até o IC203 (provando que o pré está ok. 90% das vezes é isso mesmo, de resto? Pode ser algum diodo ou resistor que queimou depois do STK, pra isso você testa com um autofalante até achar aonde está saindo o som, vai facilitar muito!!

 Ah e, quanto ao CD, caso queira realmente resolver, tente mexer no parafuso de intensidade do laser pois o mesmo pode ter se desgastado com o tempo, o que não deixa ele ler CD's. Outra dica que já salvou vários leitores óticos é desmontá-lo, limpar COM MUITO CUIDADO o espelho e a lente do mesmo usando um cotonete (eu costumo usar um pouco de isopropílico), caso não tenha se desgastado e seja só sujeira, vai voltar a ler! Tenha em mente que, caso não tem cautela e muita calma, você pode sim condenar a unidade ótica para sempre! Então veja bem ''no que está se metendo''.
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Primeiro tome cuidado!! Da uma olhada no datasheet e teste apenas nos pinos de audio in primeiro, esses você pode testar com um fone de ouvido (ve na entrada de fone também se sai som por lá!!), depois na parte já amplificada, você usa um autofalante, preferência 8 ou 16ohms, pois esses STK's são meio sensíveis com impedâncias de 4ohms pra baixo. Sempre tome muito cuidado! O resto das tensões você mede com o multímetro. 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo amigo! Sempre que for reparar rádios como este que usem CI como amplificador, seja STK, TDA, etc. sempre meça as tensões do mesmo, a tensão do muting/stby do mesmo e os sinais do pré que chegam nele, no caso o R_in e L_in e a saída R_out e L_out (as vezes pode vir como Spk_out, A-channel, ou algo parecido). Estes rádios é moleza de resolver!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Amigo, na dúvida, se não tem muita experiência, eu recomendo fortemente que leve à um técnico! Um terminal que fique em curto e pode arrebentar a fonte! O aparelho seria o menor dos prejuízos. Sempre que se faz o teste com seguidor de sinais, se acha o negativo comum (alguns são na própria carcaça do aparelho, este em questão não tenho certeza) e então vais seguindo nos pinos de referencia de entrada / saída de som que seriam os sinais positivos. Lembrando mais uma vez que alguns destes TDA's trabalham com até 35V de alimentação! Se ligar um fone de ouvido ou altofalante ali, vai estourar sem dúvidas. 
 Caso ainda tenho ficado alguma dúvida:
 Pré amplificação (Line in) = testa-se com um fone de ouvido ou, caso tenha, com um amplificador 2822 simples e usando um fone
 Saída amplificada = testa-se com um falante de, preferencialmente, 8 ou 16 ohms! 6 ohms até funcionaria MAS, como está testando direto no TDA, eu não arriscaria deixar ligado por muito tempo pois pode esquentar bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...