Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Motor eletrico 1.5 com fonte de alimentação, remover proteção contra curto


Posts recomendados

Olá pessoal,

 

Estou com um problema que estou quebrando a cabeça ja faz um tempinho, tenho uma maquina de barbear que tinha uma bateria recarregável, mas como a bateria viciou eu decidi conectar a maquina diretamente em uma fonte de alimentação 5v sem necessidade de bateria, então removi todo o circuito dela e fiz um simples circuito para fornecer a energia suficiente para o motor funcionar, nesse caso tive que usar um regulador de tensão para fazer com que os 5v da fonte entregasse 1.5v pro motor eletrico, até aí tudo bem, tudo certo, a não ser pelo fato de que a fonte tem uma proteção contra curto fazendo com que o motor não funcione corretamente quando sobre algum tipo de "Resistência Física" ou seja, se coloco meu dedo para forçar o motorzinho parar, quando ele para, a fonte entende isso como um curto cicuito e para de fornecer energia por 5 segundos, e isso faz com que a maquina não funcione corretamente. A lamina de barbear faz uma contante pressão no motorzinho quando esta sendo utilizada e o motor não pode parar só por causa disso. Com bateria ou com pilha isso não acontece, mesmo se eu paro o motor, ele ainda está sempre dando aquela puxada para resistir a essa pressão. 

 

Já tentei colocar um capacitor em paralelo com o motor achando que ele iria fornecer a energia suficiente quando a fonte desligasse, porém isso não ocorre, até porque o motor precisa de pelo menos 400 mA para poder girar.

 

Também ja tentei colocar um resistor em paralelo com o motor, pra quando o motor parar, a fonte não entender como um curto, porém quando eu faço isso, o motor não liga de jeito nenhum, pois não tem corrente suficiente para funcionar por causa do resistor.

 

Alguem tem alguma dica do que eu posso fazer para contornar esse problema da proteção contra curto.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, marcos5001 disse:

Veja na imagem o circuito. Coisa simples, apenas para ligar o motor, porém o problema com a fonte esta me tirando o sono.

circuito.png

Simples de resolver. Não use LM317T, pois este regulado reduz a tensão sem fazer conversão de potência. Daí reduz a tensão mantendo a mesma corrente de entrada e assim perde muita potência. 

 

Use este regulador aqui: 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-722719851-conversor-dc-dc-step-down-lm2596-3a-ultra-small-smd-_JM

 

Este conversor irá abaixar a tensão para 1.5V e ao mesmo tempo aumentar a corrente da fonte 3 vezes. 

Não é mágica. É conversão. Ao manter a mesma potência de saída da fonte, só que em 1.5V ao invés de 5V, a corrente triplica. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...