Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como desenvolver uma aplicação - como se organizar


Posts recomendados

De início perdoem-me a formatação, ainda estou acostumando com essa plataforma.
Esse tópico tem como intuito, uma lógica bem simples para organizar seu projeto. O que precisamos pensar primeiro são as funções primárias do app, O que ele vai fazer? Como vou dividir essas tarefas? Como vou agrupá-las?

Para que seu projeto não seja uma bagunça e para não misturar as funções é necessário que você organize um mapa mental mais ou menos assim:
 

WQVVtsr.png



O primeiro passo que deve ser tomado é pensar no app, o que ele deverá fazer? Vou tomar como ideia aqui, um app de troca de mensagens, algo nada semelhante ao complexo WhatsApp, com certeza bem mais simples.
Então, meu app de mensagens deverá ter: Gestão de Contas (criação, exclusão, edição de contas de usuário) logo, esse requisito já afirma o segundo, vou precisar salvar dados, como trabalharei com dados de usuários terei que criptografar da melhor maneira possível, vou precisar salvar os dados na nuvem e vou precisar também de um banco de dados interno. Lista de amigos que são os que forem amigos poderão trocar mensagens entre si. Sistema de troca de mensagens. Notificações Push.
Breve criarei outro tópico, explicando a comunicação Servidor → Android → Servidor.

No segundo passo precisaremos de uma pequena engenharia de software, isto é, organizar cada função como um "TODO: list", organizaremos os arquivos de gestão de usuário (como estamos programando em Java, criaremos classes específicas para gestão do usuário, gestão das mensagens, criptografia, troca de dados com o servidor, lista de amigos e notificações). Pode-se criar um bloco de notas e organizar tudo numa ordem para você programar depois. Algo como:

*Gestão de contas (nome, email, senha, apelido, foto)

*Login / Registro / Editar Perfil

 

*Entrar com redes sociais


*Conexão com o Servidor (nuvem)

 

 

*Troca de dados

 

 

*Backup

 

 

*Autenticação


*Criptografia

 

 

*Cript

 

 

*Decript

 

 

*CriptOneWay


*Troca de mensagens (de quem, para quem, horário, texto enviado)
*Notificações (Google Cloud Messaging ou outro servidor de notificações pago)
E as classes criadas lá no Android SDK seriam algo como: accounts.java, server.java, utils.java, cript.java, messaging.java, push.java, tasks.java

 

Com isso tudo criado nós desenharemos a aplicação.
No meu caso precisaria de: Tela de login, Tela principal, Tela de troca de mensagens com algum usuário específico. Cada uma dessas telas, seriam Activitys, ou Fragments, ou uma tela customizada que você vai criar e desenhar para sua aplicação. Lembre-se sempre que cada sistema tem sua característica base, o Google indica a todos os desenvolvedores o que eles chamam de Material Design, o que seria o "jeito Google" de desenhar sua aplicação. Esse Material Design deve ser respeitado para criar sua aplicação Android, principalmente se você ainda não tem experiência para fazer uma aplicação customizada.
Esses tópicos contêm conteúdo suficiente para você entender o design do Android e obedecê-lo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Terminado o Design e a organização do projeto, você deve começar a dar vida à ele. É nessa etapa que começamos a programar, reprogramar, configurar, inventar mil e uma coisas diferente do que projetamos, implementar o app, debuga-lo, testá-lo e finalmente lançar o BETA do nosso projeto. Lembre-se que um projeto nunca está terminado, você sempre encontrará bugs para corrigir, sempre lançarão updates e você deverá atualizar esse aplicativo para que ele sempre esteja otimizado e rodando nos sistemas Android. A Google lança diversos updates para desenvolvedores otimizarem seus serviços, além disso, o seu próprio código vai ficando obsoleto à medida que você vai melhorando suas habilidades, perceberá que sempre há um jeito mais eficiente de realizar a mesma tarefa, isso otimiza sua app e deixa ela mais leve e organizada.

A criação do projeto pode ser feita de qualquer modo e sem obedecer os conceitos citados neste tópico, porém, se você os fizer, com certeza seu app será mais bonito e funcional!

Muito sucesso à todos. Programar é maravilhoso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...