Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
lbertolazzi

Hd de 1tb com tamanho de 32mb

Posts recomendados

Boa tarde,

Estou com um problema em um HD da Seagate Sata 3, que depois de um tempo de uso normal, começou apresentar o tamanho de somente 31,8 MB, desta forma não consego mais acessar os seus arquivos.

Tentei passar programas que prometiam recuperar partição perdida ou corrompida mas sem sucesso, dentre eles o Wondershare Data Recovery, Remo Recover, Mini tool, EaseUS Data Recovery.

Preciso dos arquivos deste HD.

Alguém poderia me indicar um programa que resolva e o que realmente aconteceu com a partição.

Grato

Luiz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sei que HPA são as iniciais de " Host Protect Area " e sei que é possível aumentar ou diminuir e até desativar isso. Pode ser que teu HD tenha aumentado essa aparente área protegida e se for isso talvez seja possível reverter. O programinha gratuito russo MHDD, que roda em ambiente DOS ( tela preta ), possui alguns comandos que gerenciam essa HPA podendo voltar ao tamanho original. Esse MHDD tem no Hiren's Boot CD em tools DOS que é um disco de ferramentas bootável muito usado por técnicos. Você pode criar esse disco de ferramentas baixando a imagem ISO do Hiren's.

 

----------------------------------------------

EDIT

 

Depois de recuperar o tamanho talvez tenha que usar o gratuito TestDisk que também tem no Hiren's para escanear o HD e reescrever a partição e a MBR para que seus arquivos voltem a aparecer ( só preste a atenção na partição que irá reescrever pois se escolher outra errada perderá todas as suas coisas ).

 

Se não me engano, o comando que desfaz o HPA é o UNCHPA ( uncut HPA ou traduzindo: desfazer o corte HPA ).

 

-----------------------------------------------

EDIT.2

 

Pelo que li a respeito do HPA, esse recurso existe nos HDs de alta capacidade para que possam ser usados em hardwares antigos.

 

Li também que o HPA pode ser ativado acidentalmente pelo firmware que deve ser o que aconteceu com você.

.

.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara não sei se já resolveu , talvez ajude outras pessoas que possam ter tido este problema ,  mais isto aconteceu com o HD do meu notebook , Vou te falar perdi todos os arquivos mais consegui recuperar meu hd que era de 1TB , Você deve usar o Programa SeaTools via Dos , Você terá que gravar ele em um DVD virgem e dar boot por este programa , lembrando que para este programa reconhecer seu hd , na bios deve estar configurado para HD's IDE , depois do programa aberto , vá em configurações avançadas e restaurar tamanho original

 

Link do Seatools Dos: http://www.seagate.com/br/pt/support/downloads/seatools/seatools-dos-master/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Henrique. Estou com o mesmo problema, mas num SSD de 240 GB. A solução que testei foi colocar meu SSD para rodar como drive externo pelo USB e consegui formatar para NFTS e com sua capacidade cheia de 240GB. Mas quando eu volto para o SATA na MB e entro na BIOS ele ainda consta com 0.00GB e não consigo instalar W10. Com sua ajuda, fui ler a respeito do HPA e vi que tem que ver a configuração do jumper de HD e BIOS, mas no meu manual não fala nada a respeito. Eu pulo outro SSD de 240 GB e o PC reconhece. Saberia me ajudar? Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu Henrique, hoje do nada, depois de muito tentar ligeui o PC e reconheceu na BIOS. Essas coisas de PC que me deixam louco, faz um monte de processo não dá certo, de uma hora para outra, resolvem voltar a funcionar. Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Leonardo Lima Cortez

 

O defeito deve voltar.

 

Caso aconteça novamente, verifica no site do fabricante do SSD se há uma atualização do firmware disponível dele que resolva definitivamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ

Olá Henrique, vejo que tu curte mesmo essa área. Eu já gosto mesmo de montar PC e colocar ele para Rodar. Deixa eu descrever o que aconteceu de fato para ver se tu me ajuda.

1) Já atualizei o Firmware do SSD e ajudou muito! 

2) E o problema voltou, rs e desvoltou, rs. Sempre do nada.

O FATO:

1) Estou tentando instalar o W10 Pro num arranjo de Raid0, dessisiti, pelos motivos acima.

2) Sigo todos os procedimentos do manual da minha placa-mãe e dicas na net, mas na hora de instalar o W10 o maldito do SO não reconhece meu arranjo. Mesmo com o PenDrive com os Drivers de raid espetado e indo buscar o instalador... Ele fica no eterno loading e depois volta para a tela de escolher os discos para instalar o SO, mas a tela está em branco, sem opção de selção.

3) Dai como não tenho o que fazer, peço para o instalador do W10 desligar o PC e nessa hora que vem a Zebra, ao ligar novamente e ir na BIOS o SSD 0 já fica como 0.00GB e com um outro nome nada a ver.

4) Hoje, 21/01/2019 ás 21:10 liguei o PC, entrei na BIOS e para minha supresa (igualmente a ontem) lá estavam os dois SSD de 240 cada.

5) Desisti e vou seguir sem Raid0 mesmo até alguém me ajudar ou a Gigabyte se pronunciar no meu help no site.

MINHA MÁQUINA:

Gigabyte B450 AORUS PRO WIFI Rev 1.0

AMD Ryzen 5 1600X

SSD 0: HyperX Savage SHSS37A/240G (esse que dá pau sempre).

SSD 1: Crucial® BX500 CT240BX500SSD1

Não consigo anexar fotos aqui, mas tem em outro post meu:

Desde já, grande abraço.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Leonardo Lima Cortez

 

Se já atualizou o firmware desse SSD e não resolveu fica mais difícil o reparo a meu ver. Talvez seja um tal de EPROM ( um chip ) onde fica gravado o firmware que esteja com algum defeito físico ( talvez algum nano transistor dentro dele se eu não estiver afirmando bobagem ). Pode ser que trocando esse chip resolva mas já com o firmware gravado.

 

Eu não faria RAID em SSD a não ser por backup o que é mais usado em grandes empresas acredito. É que não deve incrementar em nada a velocidade pois os SSDs já são rápidos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode ser mesmo, já tem quase 4 anos de uso esse SSD. Eu desisti da Raid, o incremento seria bom, mas para mim, que sou usuário doméstico, relamete não iria notar a diferença no dia a dia. Era mais para usar todo o poder de fogo disponível. Agora a máquina está com W10 nesse SSD "defeituoso" e o novo deixarei para aplicações como filmes e games. Forte abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dar um clean pelo diskpart e formatar não resolve o problema (mesmo que você perca os dados)?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Junte-se à conversa

Você pode postar agora e cadastrar-se depois. Se você tem uma conta, faça o login para postar.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Só é possível ter até 75 emoticons.

×   O link foi automaticamente convertido para mostrar o conteúdo.   Clique aqui para mostrá-lo como link comum

×   Seu texto anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!