Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Alexrov

Pc não liga fonte, a placa-mãe nem as fans.. "partiu"

Recommended Posts

Boa tarde, gostaria apenas de tirar uma dúvida e confirmar minhas suspeitas e ter sugestão do que fazer.

PC atual : I7 4770, CORSAIR H60, MB MSI B85-G43 GAMING, 8 gb corsair vengeance, 1 HD WD blue 1TB, 1 SSD kingston v300 120 GB, Fonte XFX 750 black edition semi modular(a qual foi testada pelo Clube do Hardware e obteve um desempenho muito bom). Não uso estabilizador e ligo direto na tomada. Aqui não há muita falta nem queda de energia.

Usei por anos o pc na minha descrição (ainda tenho o processador e placa-mãe que acredito que estejam funcionando), até que a HD 6970 partiu e o i7 950 nao tinha placa Off-board.

Em junho de 2014 troquei para a configuração atual mantendo apenas a fonte. Adquiri no kabum uma R9 290 X. Nesse meio tempo durante o uso da R9 a placa-mãe passou a não ligar (foi em maio de 2015), como estava na garantia mandei para a MSI. A placa foi consertada e não houve a troca por uma nova, EMBORA desde a compra da placa-mãe eu notava alguns erros esporádicos, como tela azul muito rara. Como foi a placa-mãe que deu defeito e foi consertada, fiquei tranquilo novamente. No final de 2015 uma das memórias kingstom de 8 gb também partiu. Entre abril e maio deste ano a placa de vídeo não ligou mais, ou seja, minha R9 290x também partiu(não riam). As duas placas de vídeo batiam até 90 graus, mas nos testes elas batiam isso e mesmo cismado com a fonte eu não troquei por achar normal por conta dos testes. A R9 290x muita gente reclamava que pifava do nada, artefatos e sem vídeo. Deixei o PC encostado desde então, usando esporadicamente. Enquanto aguardava os lançamentos das novas placas de vídeo, comprei um gabinete novo (Pcyes bear na pichau), pois o antigo estava só o milho da pipoca. Ontem montei e usei o pc novamente, fiz os testes e estava tudo em ordem com as temperaturas e as voltagens tanto na bios quanto nos programas de monitoramento (HW monitor e AIDA64). Fui testar a placa R9 novamente após a limpeza nos slots da MB por conta da troca de gabinete e continuou o mesmo erro, dando sinal apenas pelo vídeo integrado. Após a retirada da placa de vídeo e ligar o pc novamente, o mesmo não dava sinal algum. Fans nao giram, nenhum led acende e a fonte não dá sinal. mesmo erro da MB quando mandei para a MSI, ou seja, A MB também partiu. Deu vontade de jogar tudo fora, rsrsrsrs.

Fiz o teste com um fio no cabo principal da fonte e ela liga e acende os leds nas fans, mas ao plugar na placa-mãe a fonte não funciona. 

Pelo texto em negrito, tive 5 defeitos durante o uso dessa fonte, sendo o quinto erro a reincidência da MB.

A fonte tem quase 6 anos de uso, mas devo considerar que ela foi montada nas peças destinadas a ter um fim tão rápido ou é melhor trocar de MB e fonte só para garantir?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ao apertar o botão de ligar não havia sinal algum, mas 3 vezes, após tentar e esquecer por horas e depois tentar de novo, a placa acendia e apagava em menos de 1 segundo, e depois voltava a não dar sinal ao tentar ligar. Tinha tirado a pilha da MB, tentado o cmos e nada. 

Hoje deixei a fonte ligada na placa-mãe, apertei o botão para ligar e nenhum sinal. Fui fazer o almoço e alguns minutos depois a placa-mãe tava na bios para reconfigurar. Desde então voltou a funcionar, aparentemente normal. 

O que pode ter sido isso? Devo continuar com o plano de trocar a MB e a fonte? Devo ainda confiar na fonte mesmo depois dessas dúvidas? Pense num medo de pegar uma placa de vídeo nova... Tá *****!!! 

Segue a foto com os dados do HW monitor! Os dados sobre as voltagens estão dentro dos limites? Considerando variação de até 5% parece estar tudo ok. Só isso já ajuda a saber se a fonte está ok?

Dados HW monitor.png

Compartilhar este post

Link para o post

Amigão, pra te perguntar. Tu usa estabilizador? 

Eu fedi minha AsRock 990. Tenho tópico aqui no forum sobre isso.

Faça o seguinte. Tire tudo dela... tudo mesmo... deixe apenas processador, e memórias. Agora, ligue somente o alimentador de 24 pinos (não o de 8 pinos do processador), tente ligar ela (curto no verde/preto da fonte), Veja se liga

Agora desligue ela... tente ligar só com o alimentador de 8pinos....ligou?

Agora, tente deixar os dois... ligou?

Se em algum destes casos, a fonte desarmar, ou não ligar... dê adeus pra tua placa-mãe, SAQUE FORA esse estabilizador.... e tente uma mobo nova

Antes que alguns digam que... bah isso do estabilizador é balela, que não sei o que, que muitos falam que queima e blablabla

Tá aí a minha balela... Perda Total....

Compartilhar este post

Link para o post

Nao uso estabilizador. E a placa mãe voltou a funcionar do nada, como falei na segunda mensagem do tópico. Ela tá funcionando normal agora. Só fiquei cismado com o ocorrido, mas vou dar uma chance a  placa ...rsrsrs. 

Mesmo a fonte sendo de qualidade total, xfx 750 Black edition, por ter 6anos de uso seria melhor não arriscar e trocar? Penso em pegar VGA q peça no máximo fonte de 500w. Tipo 1060, 1070, rx 480....

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais