Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Alexrov

Pc não liga fonte, a placa-mãe nem as fans.. "partiu"

Recommended Posts

Boa tarde, gostaria apenas de tirar uma dúvida e confirmar minhas suspeitas e ter sugestão do que fazer.

 

PC atual : I7 4770, CORSAIR H60, MB MSI B85-G43 GAMING, 8 gb corsair vengeance, 1 HD WD blue 1TB, 1 SSD kingston v300 120 GB, Fonte XFX 750 black edition semi modular(a qual foi testada pelo Clube do Hardware e obteve um desempenho muito bom). Não uso estabilizador e ligo direto na tomada. Aqui não há muita falta nem queda de energia.

 

Usei por anos o pc na minha descrição (ainda tenho o processador e placa-mãe que acredito que estejam funcionando), até que a HD 6970 partiu e o i7 950 nao tinha placa Off-board.

Em junho de 2014 troquei para a configuração atual mantendo apenas a fonte. Adquiri no kabum uma R9 290 X. Nesse meio tempo durante o uso da R9 a placa-mãe passou a não ligar (foi em maio de 2015), como estava na garantia mandei para a MSI. A placa foi consertada e não houve a troca por uma nova, EMBORA desde a compra da placa-mãe eu notava alguns erros esporádicos, como tela azul muito rara. Como foi a placa-mãe que deu defeito e foi consertada, fiquei tranquilo novamente. No final de 2015 uma das memórias kingstom de 8 gb também partiu. Entre abril e maio deste ano a placa de vídeo não ligou mais, ou seja, minha R9 290x também partiu(não riam). As duas placas de vídeo batiam até 90 graus, mas nos testes elas batiam isso e mesmo cismado com a fonte eu não troquei por achar normal por conta dos testes. A R9 290x muita gente reclamava que pifava do nada, artefatos e sem vídeo. Deixei o PC encostado desde então, usando esporadicamente. Enquanto aguardava os lançamentos das novas placas de vídeo, comprei um gabinete novo (Pcyes bear na pichau), pois o antigo estava só o milho da pipoca. Ontem montei e usei o pc novamente, fiz os testes e estava tudo em ordem com as temperaturas e as voltagens tanto na bios quanto nos programas de monitoramento (HW monitor e AIDA64). Fui testar a placa R9 novamente após a limpeza nos slots da MB por conta da troca de gabinete e continuou o mesmo erro, dando sinal apenas pelo vídeo integrado. Após a retirada da placa de vídeo e ligar o pc novamente, o mesmo não dava sinal algum. Fans nao giram, nenhum led acende e a fonte não dá sinal. mesmo erro da MB quando mandei para a MSI, ou seja, A MB também partiu. Deu vontade de jogar tudo fora, rsrsrsrs.

 

Fiz o teste com um fio no cabo principal da fonte e ela liga e acende os leds nas fans, mas ao plugar na placa-mãe a fonte não funciona. 

Pelo texto em negrito, tive 5 defeitos durante o uso dessa fonte, sendo o quinto erro a reincidência da MB.

 

A fonte tem quase 6 anos de uso, mas devo considerar que ela foi montada nas peças destinadas a ter um fim tão rápido ou é melhor trocar de MB e fonte só para garantir?

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ao apertar o botão de ligar não havia sinal algum, mas 3 vezes, após tentar e esquecer por horas e depois tentar de novo, a placa acendia e apagava em menos de 1 segundo, e depois voltava a não dar sinal ao tentar ligar. Tinha tirado a pilha da MB, tentado o cmos e nada. 

Hoje deixei a fonte ligada na placa-mãe, apertei o botão para ligar e nenhum sinal. Fui fazer o almoço e alguns minutos depois a placa-mãe tava na bios para reconfigurar. Desde então voltou a funcionar, aparentemente normal. 

 

O que pode ter sido isso? Devo continuar com o plano de trocar a MB e a fonte? Devo ainda confiar na fonte mesmo depois dessas dúvidas? Pense num medo de pegar uma placa de vídeo nova... Tá *****!!! 

 

Segue a foto com os dados do HW monitor! Os dados sobre as voltagens estão dentro dos limites? Considerando variação de até 5% parece estar tudo ok. Só isso já ajuda a saber se a fonte está ok?

Dados HW monitor.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigão, pra te perguntar. Tu usa estabilizador? 

 

Eu fedi minha AsRock 990. Tenho tópico aqui no forum sobre isso.

 

Faça o seguinte. Tire tudo dela... tudo mesmo... deixe apenas processador, e memórias. Agora, ligue somente o alimentador de 24 pinos (não o de 8 pinos do processador), tente ligar ela (curto no verde/preto da fonte), Veja se liga

 

Agora desligue ela... tente ligar só com o alimentador de 8pinos....ligou?

 

Agora, tente deixar os dois... ligou?

 

Se em algum destes casos, a fonte desarmar, ou não ligar... dê adeus pra tua placa-mãe, SAQUE FORA esse estabilizador.... e tente uma mobo nova

 

Antes que alguns digam que... bah isso do estabilizador é balela, que não sei o que, que muitos falam que queima e blablabla

 

Tá aí a minha balela... Perda Total....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nao uso estabilizador. E a placa mãe voltou a funcionar do nada, como falei na segunda mensagem do tópico. Ela tá funcionando normal agora. Só fiquei cismado com o ocorrido, mas vou dar uma chance a  placa ...rsrsrs. 

 

Mesmo a fonte sendo de qualidade total, xfx 750 Black edition, por ter 6anos de uso seria melhor não arriscar e trocar? Penso em pegar VGA q peça no máximo fonte de 500w. Tipo 1060, 1070, rx 480....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×