Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recommended Posts

Saudações, amizades do fórum. Faz muito tempo que não posto por aqui. A verdade é que fazia muito tempo que eu não montava um desktop.
De volta, no entanto, trago para vosso deleite, em resumo, minhas aventuras com a APU A10 7860K da AMD. Uma APU extremamente competente para quem quer um PC capaz de rodar jogos "aqui-e-ali" sem ter de comprar uma VGA dedicada para tanto. Abaixo, uma breve descrição da peça e da configuração utilizada:

-AMD A10 7860K

--28nm
--Frequência: 3.6GHz

--Turbo: 4.0GHz
--Socket: FM2+ (906 pinos)
--Cores: 4/2

--Threads: 4

--Cache L1 Instruções: 2 x 96 KB 3-way (Compartilhados por 2 threads, cada)

--Cache L1 Dados: 4 x 16 KB 4-way

--Cache L2: 2 x 2 MB 16-way (Compartilhados por 2 threads, cada)
--Cache L3: Ausente
--iGPU Radeon R7 (Codenome Spectre)
---Shaders: 512

---TMUs: 32

---ROPs: 8

---Frequência: 720MHz

 

-Placa-mãe: ASUS A88X-Gamer

 

-Memórias: 2x Hyperx Savage 2133MHz 4GB

 

-Armazenamento: Seagate 1TB 64MB cache

 

-Alimentação: OCZ 500W

___________________________________________________________________

Sem mais delongas, vamos ao que interessa. Inicialmente, podemos dizer que esta APU é realmente uma maravilha mesmo para os mais inexperientes em overclocking mesmo com o cooler padrão - que é o relativamente novo e bastante competente "Nearly Silent", mas não o queridinho "Wraith" -, especialmente se sua placa-mãe tiver opções pré-definidas de fácil acesso como a A88X-Gamer da ASUS. Poucos clicks no setup e é fácil conseguir 4.0GHz constante - ao invés de tê-lo apenas no Turbo - junto a 850MHz nas unidades gráficas da APU.

[imagem pendente]

Indo um pouco mais a fundo, eu realmente queria algo mais para justificar este tópico - rs -, então pus meu longo histórico com overclock na mesa e fui brincar um pouco com opções e voltagens no menu avançado do setup. Aparte da frequência da CPU, que não é lá grande coisa uma vez que ainda estou com o cooler stock e o clima de Fortaleza realmente não favorece riscos, temos abaixo um registro de algo muito próximo do "estado da arte" para a minha configuração. Vejamos o print:

 

1.png

 

Overclock relativo:
-CPU: ~16,7%
-GPU: ~55,4%

-RAM: ~13%

-North Bridge: ~11,2%


Detalhe importante: Mesmo sem mexer na tensão da CPU, é possível atingir os 4.4GHz facilmente, porém não o faço por questões de temperatura.

 

Por enquanto é isso. Quem tiver experiências/ideias para compartilhar, fique a vontade. Rodarei testes e postarei assim que possível, porém é visível o quanto a RAM está limitando a performance do sistema, então teremos de ter isto em mente quando analisarmos os resultados. O plano é adicionar mais 2 x 4GB assim que possível.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Athlon_man

 

Olá. Parabéns pelo tópico. Será que você poderia me ajudar em algumas dúvidas?

 

Estou para montar um PC Gamer e não estou querendo aguardar pelos Zen da AMD e disponibilizo de pouca grana tendo em vista a minha pressa de montar logo esse PC Gamer e também trabalhar com edição de vídeos e imagens e renderização também (normalmente uso GPU para trabalhar com edição e renderização). Eu também sei que um i7 6700 ou i7 5775C para trabalhos é bem mais rápido que os APUs no desempenho de CPU, mas como não usarei somente o CPU para trabalhos, resolvi escolher a APU. A minha maior dúvida é a seguinte:

 

1) É um erro eu comprar um A10 7890k ao invés de um A10 7860k ou A10 7850k?

Faço essa pergunta, porque como você já tem esse A10 7860k, poderia me ajudar a montar um PC para o que eu quero e faço gastando o mínimo possível.

 

2) Pelo que já pesquisei na internet, esse novo A10 7890k seria um A10 7850k ou A10 7860k com overclock, isso seria verdade?

Porque, se de fato for possível um overclock nos APUs 7850k ou 7860k e igualar a performance do A10 7890k, seria mais em conta adquirir um A10 mais barato e subir um pouco no over, tanto a CPU e GPU, correto? Como você avaliaria?

 

3) Eu pretendo usar o chip integrado do A10 (seja lá qual for) para ir jogando uns joguinhos que costuma me divertir, como Operation7, Call Of Duty, Battlefield, entre outros games online, por enquanto. Futuramente, penso em adquirir uma GPU como uma GTX 750Ti ou GTX 970 para usar com a APU. Games acima de 30 FPS pra mim já está bom. 

 

4) Eu penso por exemplo se seria possível eu utilizar a tecnologia gráfica do APU para poder estar gravando os meus games usando programa para esse fim que suporte a tecnologia e usando uma gráfica Nvidia para rodar o game de forma independente, seria possível? 

_ Eu sei que nos processadores da Intel, dá para fazer isso, usar o codec H.264 por exemplo, para gravar partidas de games usando programas diversos como: Bandicam, MSI Afterburner entre outros... Eu conseguiria fazer isso também usando a APU mantendo os dois gráficos ATIVADOS (GPU da APU e GPU da NVIDIA) na Bios da placa-mãe?

 

Seria possível você fazer este teste, caso você possua uma GPU NVIDIA?

 

** Já tenho:

 

Gabinete CORSAIR SPEC-03

Fonte SEASONIC 520W 80 PLUS

DVDRW

 

** Próxima compra:

SSD 850 EVO 250GB

Monitor FREESYNC AOC

Memória 2x 8GB 2400Mhz ou 2133Mhz (possivelmente 2x 4GB 2400Mhz por sair um combo mais barato)

 

*** CPU...??? Me ajuda aí, rsrsrs...

placa-mãe, estou de olho em uma ASUS A88XM-A ou GIGABYTE GA-F2A88XM-D3HP (tem sugestão melhor em custo x benefício)?

 

Aguardo sugestões...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ressuscitando...

 

@Athlon_man Buenas amigo. Rodou os testes ? Estou em vias de fazer isso no meu 7850k.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@lnpott Desculpe o abandono.

Pois bem, comprei um cooler bacanudo e resolvi tentar ir um pouco mais longe. Este é o cooler novo:
http://www.kabum.com.br/produto/40031/cooler-coolermaster-processador-amd-intel-hyper-t4-rr-t4-18pk-r1
E este foi o resultado obtido até o momento:
2.png


Comparando com os resultados anteriores:
3.png

A título de referência, segue abaixo a pontuação de alguns modelos em Stock e do 7860K com overclock:


Intel Core i3 4150 3.5GHz [2C/4T] ----- 3304

AMD A10 7850K 3.7GHz [2M/4T] ------ 4413

AMD A10 7860K @4.22GHz [2M/4T] - 4885
AMD FX 8150 3.6GHz [4M/8T] --------- 5007
AMD A10 7860K @4.48GHz [2M/4T] - 5163

adicionado 15 minutos depois

@Renato Gamer Amigo, peço desculpas pela demora. Provavelmente você já deve ter montado seu PC, mas, de qualquer forma, aqui vão meus pitacos sobre suas perguntas para registro do tópico.

 

1. Não considero um erro. Se tiver dinheiro, vá nele. Se não, vá de 7860K. Com um pouco de boa vontade ele até passa a performance do 7890K, mas este, por sua vez, provavelmente iria mais longe.

2. Ele é uma versão que roda nativamente numa frequencia maior, o que indica que, talvez, pudesse ir mais longe no overclock.

3. Ótimo. Já rodo muita coisa no gráfico integrado da APU. GTA V incluso. Com tudo no máximo, a 720p.

 

4. Eu realmente não tenho como dar certeza, mas se você não desabilitá-la no setup, creio que seja possível utilizá-la para algumas tarefas sim, como acontece com Notebooks com GPU dedicada + integrada.

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Athlon_man

 

Opa! Ainda não montei meu PC, o governo não permitiu ainda, rsrsrs... 

 

Bom, na verdade eu estou aguardando ainda os próximos capítulos da AMD. Atualmente ainda penso em pegar um monitor com FreeSync e GPU AMD para poder usar o FreeSync. Penso em breve pegar uma RX 470 de 4GB porque o preço está ótimo, porém, como os novos CPUs da AMD (Zen) estão para ser lançados no ano que vem por volta de Janeiro, tenho tido paciência para poder esperar e enquanto isso sigo juntando uma graninha extra. 

 

Possivelmente estará mais que certo de eu adquirir um processador Zen sem GPU integrada e combiná-lo com uma RX 470 4GB, mas caso for lançado uma APU Zen de boa performance gráfica que possa equiparar-se a uma RX 460 de 2GB, neste caso provavelmente devo escolher uma APU. Só o tempo dirá... Sigo aguardando...

 

Bom overclock o seu 7860k, interessante...

 

Aguardando os próximos capítulos... Até breve...

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpe ressuscitar o tópico outra vez, mas eu acho que você poderia diminuir esse VCore. Veja o meu exemplo (mas eu posso ter "ganhado na loteria"; explico no segundo parágrafo): no Setup está 1.40V, mas o CPU-Z registra 1.328V e o OCCT registra, no máximo, 1.36V, mas dá pra ter uma ideia. Essas APUs são bastante sensíveis à tensão, e qualquer redução nela diminui bastante o calor gerado. Claro que ainda vai ficar bem acima do TDP, mas ajuda bastante, especialmente pros corajosos que só podem contar com o cooler box.

 

Sobre o A10-7890K: pode ser que ele vá mais longe, pode ser que não. Talvez você já saiba o que eu vou dizer, dado o seu tempo de registro e, presumo, experiência, mas as CPUs passam por um processo de triagem (binning). Uns conseguem mais clock com menos tensão, e outros precisam de mais tensão para atingir os mesmos clocks. Fato é que essas APUs vem com um VCore alto demais (eu tinha um A10-7800 que funcionava bem apenas com 1.28V).

 

Eu parei nos 4.3 GHz. Daí em diante é o que se chama de rendimentos decadentes: muito VCore e muito calor que não compensam o parco aumento de desempenho.

 

Li em algum lugar que essas APUs "Godavari", mesmo com clocks mais altos que o Kaveri, conseguem manter o TDP sob controle porque são otimizadas no microcódigo, é possível que muitas delas tenham qualidade inferior e teriam sido descartadas (ou vendidas como APUs mais baratas) se essa otimização não fosse feita.

 

Ah, a minha placa-mãe é a ASrock FM2A88X Extreme4+.

cpuz.png

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@codavara você está certo. Acontece que, na época que fiz o post, eu deixava a própria placa-mãe lidar com as voltagens em geral. Ela até faz um bom trabalho, mas exagera para cima. Por um lado é compreensível, visto que assim ela garante que a maior quantidade de chips vá alcançar aquele clock. Por outro lado é, muitas vezes, desnecessário. Hoje estou rodando, no dia-a-dia, com 1.425v máximo, a 4.4GHz.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um kavari, mas atualmente utilizou a GPU integrada, sendo que aumentei hoje a freqüência da GPU para 760(padrão 720), a CPU sempre baixa para 3.0( padrão 4.0 turbo). Ta rodando legal. Em breve vou comprar uma placa dedicada e um cooler p tentar colocar 4.2 nele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, Athlon_man disse:

@codavara você está certo. Acontece que, na época que fiz o post, eu deixava a própria placa-mãe lidar com as voltagens em geral. Ela até faz um bom trabalho, mas exagera para cima. Por um lado é compreensível, visto que assim ela garante que a maior quantidade de chips vá alcançar aquele clock. Por outro lado é, muitas vezes, desnecessário. Hoje estou rodando, no dia-a-dia, com 1.425v máximo, a 4.4GHz.

 

Ah, sim, entendo. Aí é bem melhor pra uso diário, especialmente no calor.

 

1 hora atrás, lnpott disse:

Eu tenho um kavari, mas atualmente utilizou a GPU integrada, sendo que aumentei hoje a freqüência da GPU para 760(padrão 720), a CPU sempre baixa para 3.0( padrão 4.0 turbo). Ta rodando legal. Em breve vou comprar uma placa dedicada e um cooler p tentar colocar 4.2 nele.

 

Então, é o seguinte: você tem uma CPU x86 de quatro núcleos ao lado de uma GPU com 8 núcleos GCN. O TDP divulgado diz respeito apenas à CPU (abra o AIDA 64 ou o HWInfo com uma tarefa pesada rodando só na CPU e veja quantos watts ela usa). Para manter a temperatura sob controle e ter um bom desempenho gráfico, a AMD decidiu priorizar a GPU, e é por isso que toda vez que algum jogo ou programa usa a GPU, o clock da CPU é reduzido para 3 GHz (nas APUs de 65W esse clock mínimo é menor, 2.5 GHz). A boa notícia é que isso é gerenciado por software e dá pra contornar, mas é um pouco chato e você vai precisar de um bom cooler. Nunca vi benchmarks e não sei se vale o esforço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou vendo esse post ja tem uns 2 meses esperando novas discussões,e ta mt bom,caso eu mude o tdp pra 95w limitaria menos a cpu?q e 65w,pois 2,5 pra 3,0 e uma diferença legal e ao fazer over para 4.0ghz(exemplo) manteria o clock ou limitaria de qualquer forma?poderiam fazer testes no cinebench r15 single e multi core?

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@muchokiller3 O clock é limitado de qualquer forma, mesmo desativando o APM (Application Power Management) no Setup. 500MHz parece muito, mas deve-se lembrar que essas APUs têm IPC baixo.

 

(Uma correção: o PLL não é gerenciado, mas apenas ativado, por software. Uma vez ativado, o circuito presente na APU faz todo o trabalho sozinho. O aplicativo de que falei é o MSR Tweaker: você escolhe o clock limite, 2,5 ou 3,0 GHz, dependendo da sua APU, e o edita com esta ferramenta.)

 

Uma curiosidade: quem usa Linux não precisa se preocupar com isso, porque o BAPM (o B é de "balanced") não funciona nele (pelo menos, não com o Kaveri/Godavari). Nem o turbo, porque o BAPM controla isso também.

 

Aí está: Cinebench R15, 7-Zip, POV-Ray e aquele benchmark do CPU-Z.

combobombo.png

cpuz-bench.png

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, codavara disse:

@muchokiller3 O clock é limitado de qualquer forma, mesmo desativando o APM (Application Power Management) no Setup. 500MHz parece muito, mas deve-se lembrar que essas APUs têm IPC baixo.

 

(Uma correção: o PLL não é gerenciado, mas apenas ativado, por software. Uma vez ativado, o circuito presente na APU faz todo o trabalho sozinho. O aplicativo de que falei é o MSR Tweaker: você escolhe o clock limite, 2,5 ou 3,0 GHz, dependendo da sua APU, e o edita com esta ferramenta.)

 

Uma curiosidade: quem usa Linux não precisa se preocupar com isso, porque o BAPM (o B é de "balanced") não funciona nele (pelo menos, não com o Kaveri/Godavari). Nem o turbo, porque o BAPM controla isso também.

 

Aí está: Cinebench R15, 7-Zip, POV-Ray e aquele benchmark do CPU-Z.

combobombo.png

cpuz-bench.png

valeu ai

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se utilizar uma Placa Offboard essa limitação não ocorre correto ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

legal

adicionado 8 minutos depois

tenho uma a88xm-a q tem 3+2 phases,1 phase a menos q a do athlon man,e sem dissipador sera q muda mt o overclock?pagou quanto na mobo de vocês?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@muchokiller3 Afeta a estabilidade e a vida útil porque, em overclock, vai ferver. Não tem como colar um dissipador nela?

 

Minha ASRock custou quinhentão (comprei pra substituir uma MSI que tinha morrido), é 4+2 e tem dissipador nos MOSFETs. O dissipador é mais útil quando você tem um cooler que sopra de cima pra baixo, mas ajuda bastante mesmo que não tenha.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 22/02/2017 às 22:18, codavara disse:

@muchokiller3 Afeta a estabilidade e a vida útil porque, em overclock, vai ferver. Não tem como colar um dissipador nela?

 

Minha ASRock custou quinhentão (comprei pra substituir uma MSI que tinha morrido), é 4+2 e tem dissipador nos MOSFETs. O dissipador é mais útil quando você tem um cooler que sopra de cima pra baixo, mas ajuda bastante mesmo que não tenha.

pensei nisso,eq a minha foi 290 pila...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@muchokiller3 A julgar pela foto da sua placa-mãe no site da Asus, dá pra encaixar uns dissipadores desses aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-837316131-kit-5-dissipadores-calor-aluminio-vga-memoria-chips-heatsink-_JM

 

Eita, tem menor ainda: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-837316131-kit-5-dissipadores-calor-aluminio-vga-memoria-chips-heatsink-_JM

 

Vai melhorar a estabilidade, mas não sei o quanto a fase a menos vai te impedir de ir longe. Aí, depende do seu processador também.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@codavara Boa noite, também possuo um A10 7860k, no caso utilizo com uma MB GA-F2A68HM-DS2. Vou tentar explicar o "problema" que estou tendo, montei a maquina para utilizar apenas a GPU, sou bem oldschool em jogos então iria me atender muito bem, o mais recente e o que mais jogo no caso é o CSGO. Após pesquisa em uma maquina custo/benefício acabei me decidindo por esse processador e essa MB, com 16gb DDR 1866mhz e um ssd de 120gb. Montei a maquina e joguei tranquilamente o que eu queria, CS rodando na casa dos 120fps. Acontece que por ironia do destino acabei pegando uma RX470 na promoção, e não resisti. Montei a placa, removi o driver da onboard por completo (incluindo usando o DDU), e instalei o driver mais atual da RX.

Acontece que para minha estranheza não ganhei nem 10FPS, achei estranho e fui pesquisar...

Cheguei em uma possivel conclusão de gargalo do processador, fiz um OC bem de leve para ver se daria algum resultado, ganho de 5~10 fps a @4.0 

Minha duvida é a seguinte, seria mesmo gargalo? Se sim, seria mesmo do processador ou da placa-mãe, tem como saber? cogitei a troca da MB por uma A88X, mas penso em ter certeza primeiro para realizar qualquer mudança.

PS: O foco não é jogar com um FPS absurdo até porque com um monitor 60HZ não sentiria diferença, mas sim entrar em harmonia com o sitema todo.

Agradeço desde já.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@C1SCO Gargalo não acredito. Sua placa onboard(IGPU) está desativada ? Mesmo colocando a RX 470 tem q desabilitar ela na UEFI...

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@C1SCO Não tem como dar gargalo com esse processador, nem mesmo com uma RX 480 (preciso achar um vídeo em que o sujeito combinou uma placa dessas com um Phenom X4 9650, e o negócio voou mesmo assim).

 

Enfim, você conectou tudo certinho? Sua fonte dá conta da placa?

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@codavara tem varias formas de testar o problema,pegue um jogo pesado e tente rodar em full hd no high se rodar a mais de 30 fps quer dizer q a vga ta funcionando de boa,se n levar pode estar com algum problema,quanto ao gargalo verifica se a gpu fica em 100% direto dentro do jogo e a porcentagem de uso da cpu,pra saber se a mobo esta segurando o cpu baixa o aida 64 e coloca stress por 15 min somente na cpu,e verifica se a frequencia se mantem ou se a frequencia varia,manda print pra nos do aida64 e também das specificaçoes dentro do speccy(speccy e um app baixa e manda foto pra nos)

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@lnpott Também desconfiei disso no começo, mesmo desativada, seria impossível de ela ter ficada ativada né? Mas a onboard esta desativada na bios.

adicionado 1 minuto depois

@codavara Estou usando uma CX430, pelas minhas contas estaria levando bem, devido ao fato de o conjunto não chegar a 400w.

adicionado 20 minutos depois

@muchokiller3 Segue as informações do Aida após 15 minutos de stress, ao meu ver normal, não?! Vou realizar o teste da % de uso pelo afterburner e posto resultados.

17m.PNG

adicionado 33 minutos depois

@muchokiller3 Após um teste no jogo CSGO com resolução full hd e tudo no máximo com todos filtros ativados (único que tenho instalado no momento) vi que o uso da CPU fica no máximo em 78%, já o uso da GPU fica em uma variação sem fim de 0 até 100%.

Agradecido!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×