Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aterramento na carcaça metalica do gabinete é bom?


kifirefox

Posts recomendados

o que acontece se ligar o pc com aterramento na carcaça do gabinete, é bom, neutro ou pode dar algum problema?

não estou falando em conectar um fio na placa-mãe ou pino ou parafuso. e sim só na carcaça metalica do gabinete. na parte de baixo do interior do gabinete.

isso pode ajudar a controlar a energia estatica do gabinte?

 

 

não estou falando para parar de dar choque no gabinete, e sim para proteger a energia estatica do gabinete. pois sei que muitas vezes se está dando choque no gabinete o problema muitas vezes não é sobre tensão ou estatica e sim problema na fonte de alimentação de baixa qualidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O aterramento da carcaça sim pode eliminar algum ruído e inclusive a sensação de choque ao se tocar nesse gabinete. Isso tudo não é derivado de eletricidade estática coisa nenhuma e sim da eletricidade mesmo. Calçar um sapato ou tênis isolante também ajuda, ficar sobre piso frio atrapalha, pés descalços mais ainda.

Isso é pura eletrodinâmica, falta de aterramento, ligação dos fios invertidos na tomada e fonte ruim..

Não é sobre tensão nem estática..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, faller disse:

O aterramento da carcaça sim pode eliminar algum ruído e inclusive a sensação de choque ao se tocar nesse gabinete. Isso tudo não é derivado de eletricidade estática coisa nenhuma e sim da eletricidade mesmo. Calçar um sapato ou tênis isolante também ajuda, ficar sobre piso frio atrapalha, pés descalços mais ainda.

Isso é pura eletrodinâmica, falta de aterramento, ligação dos fios invertidos na tomada e fonte ruim..

Não é sobre tensão nem estática..

então respondeu algo diferente do que eu pensava.

 

e no caso do pc já ter aterramento na fonte de alimentação, pode botar um fio na chapa de aluminio, ou em alguma parte metalica que não esteja pintada para poder tirar esse ruído de eletricidade acumulada.

 

isso ajudaria/contribuiria para o aterramento ou causaria alguma interferencia eletrica?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, kifirefox disse:

no caso do pc já ter aterramento na fonte de alimentação, pode botar um fio na chapa de aluminio, ou em alguma parte metalica que não esteja pintada para poder tirar esse ruído de eletricidade acumulada.

 

isso ajudaria/contribuiria para o aterramento ou causaria alguma interferencia eletrica?

 

Se já tiver aterramento na fonte não precisa pois a carcaça metálica do gabinete já vai estar conectada à carcaça da fonte de alimentação, que por sua vez vai estar conectada ao aterramento ;)

Ou seja, não mudaria nada!

 

Essa energia estática do gabinete que você está falando pratcamente não existe. Eletricidade estática depende de atrito com outro material, e dificilmente aparece em gabinetes de PCs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raphael Venturin

7 horas atrás, Raphael Venturin disse:

 

Se já tiver aterramento na fonte não precisa pois a carcaça metálica do gabinete já vai estar conectada à carcaça da fonte de alimentação, que por sua vez vai estar conectada ao aterramento ;)

Ou seja, não mudaria nada!

 

Essa energia estática do gabinete que você está falando pratcamente não existe. Eletricidade estática depende de atrito com outro material, e dificilmente aparece em gabinetes de PCs

 

a fonte tem tinta e não entra em contato com o gabinete. eu já fiz uma experiencia e testei isso. uma minima tinta, não deixa a eletricidade passar.

as vezes é preciso ter um aterramento numa parte metalica crua para fazer terra, senão não tem contato.

acho que não tem nenhum contato mesmo a fonte com o gabinete por causa da tinta. acho que não tem como ter aterramento assim não.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, kifirefox disse:

a fonte tem tinta e não entra em contato com o gabinete. eu já fiz uma experiencia e testei isso. uma minima tinta, não deixa a eletricidade passar.

 

Testou como? Essa tinta não impede a eletricidade de passar. Além disso, a forma como os parafusos da fonte são afixados no gabinete já oferece um caminho mais que suficiente para uma equipotencialização das massas (carcaça da fonte e gabinete).

 

Se porventura, você já tiver tomado choque no seu gabinete, isso já prova que ele e a fonte estão conectados e qualquer eletricidade estática seria escoada por aí...

Na verdade, como o faller disse, é eletricidade pura da sua companhia mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, Raphael Venturin disse:

 

Testou como? Essa tinta não impede a eletricidade de passar. Além disso, a forma como os parafusos da fonte são afixados no gabinete já oferece um caminho mais que suficiente para uma equipotencialização das massas (carcaça da fonte e gabinete).

 

sim, acho que a fonte ela acaba entrando em contato com o gabinete por causa do parafuso, mas mesmo assim. parece que a fonte só aterra ela mesma e os gnd ligados a ela.

 

e um aterramento no gabinete ou um aterramento particular só para o gabinete com um pequeno terra, só para o gabinete.

 

como seria ter um aterramento para o pc e outro fio no gabinete com outro aterramento mais fraquinho?

 

talvez para dar uma ajuda, um complemento a mais do aterramento padrão.

 

talvez isso ajudaria em alguma coisa?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, kifirefox disse:

e um aterramento no gabinete ou um aterramento particular só para o gabinete com um pequeno terra, só para o gabinete.

 

como seria ter um aterramento para o pc e outro fio no gabinete com outro aterramento mais fraquinho?

 

talvez para dar uma ajuda, um complemento a mais do aterramento padrão.

 

talvez isso ajudaria em alguma coisa?

 

Eu não vejo como isso poderia ajudar, mas certamente não atrapalharia em nada também.

Seria apenas um preciosismo desnecessário

 

Se você estiver falando do esquema TT, aí já é outra estória. Não é recomendado usar aterramentos isolados para instalações residenciais...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mesmo assim ainda eu acho estranho, botei um fio terra  a mais, no gabinete, ligado ao mesmo aterramento. e mesmo assim as vezes quando dá algum problema, puxão, esbarrão, quebrar alguma peça e o pc trava e não liga mais, tem que tirar as peças para descarregar a energia estatica acumulada na placa-mãe e depois de algumas horas ou de um dia pro outro e ligar. e a placa-mãe já foi descarregada.

 

parece que fio terra no gabinete não drena a energia estatica acumulada na placa-mãe, o que poderia ajudar a descarregar a energia acumulada na placa-mãe.

 

se deixar o pc na tomada a energia estatica parece que fica acumulada, se deixar o pc montado, parece que a energia fica acumulada, tem que desmontar a placa-mãe para a energia estatica se dissipar, descarregar completamente.

 

o aterramento no gabinete não ajudou, seria que deveria existir alguma peça para ajudar a descarregar a energia estatica acumulada na placa-mãe? a placa-mãe consegue descarregar? muitas vezes a energia fica acumulada e só desligando e desmontando.

 

esse aterramento não serve para descarregar a energia estatica da placa-mãe. essas placas eletronicas de pc deveria ter algum dispositivo de escoamento de energia eletrica e energia estatica?

se tem parece que não funciona.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, kifirefox disse:

tem que tirar as peças para descarregar a energia estatica acumulada na placa-mãe e depois de algumas horas ou de um dia pro outro e ligar. e a placa-mãe já foi descarregada.

 

Da onde você tirou isso?

Eletricidade estática se dissipa num instante, assim que ela encontra o caminho para se dissipar. Na velocidade da luz

 

9 minutos atrás, kifirefox disse:

se deixar o pc na tomada a energia estatica parece que fica acumulada, se deixar o pc montado, parece que a energia fica acumulada, tem que desmontar a placa-mãe para a energia estatica se dissipar, descarregar completamente.

 

Sinto lhe informar, mas isso não tem nada a ver com eletricidade estática.

O defeito da sua placa-mãe (ou outro componente aí dentro do seu PC) não está relacionado isso.

 

Provavelmente alguma ligação aí da sua placa-mãe está com algum mal contato e aí quando você reencaixa as peças o contato se restabelece

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim, a placa-mãe as vezes fica carregada e precisa descarregar, acho que são os capacitores da placa-mãe, acho que eles ficar com energia acumulada e precisa desligar e desmontar para descarregar.

 

esse problema de descarregar as vezes parece um pouco difícil de fazer, parece que a energia fica acumulada, mesmo desligando.

 

tem que deixar um tempo desligado até na tomada para descarregar ou desmontar para ver se a energia estagnada consegue ser descarregada completamente.

 

placa-mãe as vezes fica carregada no capacitor, pode sofrer de estatica, e ruido de energia eletrica também.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, kifirefox disse:

sim, a placa-mãe as vezes fica carregada e precisa descarregar, acho que são os capacitores da placa-mãe, acho que eles ficar com energia acumulada e precisa desligar e desmontar para descarregar.

 

Isso não faz muito sentido pra mim. Vamos aguardar o faller ou alguém mais passar por aí e responder

 

 

6 minutos atrás, kifirefox disse:

placa-mãe as vezes fica carregada no capacitor, pode sofrer de estatica

 

Gostaria que alguém confirmasse essa informação

 

 

7 minutos atrás, kifirefox disse:

ruide de energia eletrica também. algum aterramento ajudaria nesses problemas?

 

Essa eu sei, um bom filtro de linha sempre ajuda, e tem vários tópicos por aqui que ajudam a escolher um deles. E um bom aterramento ajuda e muito no funcionamento do filtro de linha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
25 minutos atrás, kifirefox disse:

sim, a placa-mãe as vezes fica carregada e precisa descarregar, acho que são os capacitores da placa-mãe, acho que eles ficar com energia acumulada e precisa desligar e desmontar para descarregar.

Pura lenda urbana... Placa-mãe carregada???  Só quando a trouxestes da loja, veio carregada debaixo do braço...

 

A carga de um capacitor se dá com eletricidade corrente contínua e ele acaba se descarregando alguns em microssegundo, outros em segundos e outros poucos em minutos, depende sempre do circuito e muito pouco do capacitor..

Ademais capacitor carregado não atrapalha ninguém salvo os capacitores lá da fonte, que se carregam com 310 Volts e podem dar um choque, dificilmente matar, em algum incauto que neles esbarre, em seus terminais e na massa, antes deles se descarregarem.. Quando capacitores da placa-mãe ficam carregados o farão com as tensões de 3,3 de 5 e de 12 Volts e não interferem em nada, nem serão notados.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok @faller

e como o @Raphael Venturin disse, um fio terra a mais no pc seria algo desnecessario, pois o aterramento da fonte já faz contato com o parafuso e com o gabinete em geral. realmente isso está certo. só o aterramento da fonte já faz aterramento no gabinete, se a fonte estiver conectada no cabo o aterramento vai funcionar, mesmo com o pc desligado.

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O terra da fonte (aqueles fios pretos), a carcaça do gabinete, o terra da placa-mãe, o terra do monitor, da impressora e de qualquer outro periférico é tudo o mesmo fio. 

Se você aterrar qualquer uma dessas partes, tudo estará aterrado. 

E sim, existe até uma norma que estabelece que essas partes devem ser aterradas. 

Esse choque que tem nos gabinetes se deve a alguns capacitores e resistores de proteção que estão ligados entre o dobrador de tensão e a massa. 

Não existe essa de eletricidade estática, quando estes aparelhos estão em funcionamento. 

Essa de ter que desmontar o PC para que funcione novamente é por causa de um mal contato, o meu também está assim, no meu caso falha a placa de rede. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Mestre88 disse:

Essa de ter que desmontar o PC para que funcione novamente é por causa de um mal contato, o meu também está assim, no meu caso falha a placa de rede. 

 

Sorte a sua que você ainda descobriu aonde estava o mal contato kkkk

Coisa mais chata do mundo é descobrir este tipo de coisa

Depois que comecei a usar notebooks não tive mais esses pesadelos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...