Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Limitação de usuário


Posts recomendados

Olá!

 

Trabalho em vários Laboratórios de escolas e cuido do gerenciamento das máquinas no geral. Tenho procurado soluções para que um determinado usuário do computador tenha suas funções limitadas. Geralmente quem acesso estes usuários são apenas alunos, então existe uma lista limitada de funções que eles podem exercer nestes Computadores, sem maiores problemas.

 

Por exemplo:

 

- Não existe a necessidade de eles terem acesso ao C:;

- Não existe a necessidade de eles terem acesso aos programas disponíveis no Menu Iniciar, pois disponibilizo todos os atalhos na área de trabalho;

- Não existe a necessidade de eles poderem mudar o papel de parede do computador;

- De excluir, criar ou mover atalhos;

- De instalar ou desinstalar programas;

- De fazer downloads;

 

Entre outras coisas mais. Então, pesquisando, descobri o "GPEDIT.MSC" e confesso que me surpreendi com a ferramenta cedida pelo Windows. Porém, o único ponto negativo desta solução, foi que as regras se aplicavam a TODOS os usuários do Computador, sendo que eu necessito que estas regras sejam aplicadas somente aos usuário dos alunos. Existe forma de fazer isso pelo "GPEDIT.MSC"?

 

Se não existir, vocês conhecem alguma solução tão prática quanto?

 

Desde já, agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A única que conheço seria criar um Domínio, no qual você configuraria grupos de usuários com seus respectivos acessos, assim a cada logon , o Windows só liberaria de acordo com o domínio !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, Aesthesys disse:

 Não existe a necessidade de eles terem acesso ao C:;

 

Possível, basta configurar as permissões especiais da partição C:

 

52 minutos atrás, Aesthesys disse:

De excluir, criar ou mover atalhos;

 

Fácil, coloque os atalhos na pasta C:\Users\Public\Desktop (supondo que a conta já seja limitada)

 

54 minutos atrás, Aesthesys disse:

 De instalar ou desinstalar programas;

 

Contas limitadas não permitem instalar ou desinstalar programas.

Basta transformá-la em limitada:

 

Acho desnecessário bloquear downloads, instalações de programas que não necessitem permissões de administrador ou impedir de criar novos atalhos na área de trabalho

 

Pelo menos do ponto de vista de segurança do sistema operacional, basta transformar a conta em limitada (mudando o usuário do grupo Administradores para o grupo Usuários) que o PC estará suficientemente protegido contra malwares ou modificações possivelmente danosas ;)

 

Nesse tópico aí em cima que eu criei há algum tempo eu ensinei a fazer essa transformação. É muito simples e mais eficiente que qualquer antivírus

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recentemente precisei de soluções que ás funções do Editor de Diretiva me ajudou. Realmente é uma excelente ferramenta que o windows dispõe. Pesquisei sobre seu caso e aparentemente tem uma solução para isso sem software de terceiros:

 

1. execute mmc.exe

 

2. ctrl+M

 

3. Adicione o Editor de Objeto de Diretiva de Grupo ao Console Raiz

 

4. Na janela que abrir vá em Procurar

 

Neste janela você pode selecionar computadores e (creio eu) grupo de usuários que vão seguir as diretrizes. Infelizmente nesta maquina que estou não tenho grupos ou outros usuários para testar e te dar respostar concretas. Mas poderia testar e nos dizer os resultados. Abraços

 

Fonte

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, bigparty disse:

Recentemente precisei de soluções que ás funções do Editor de Diretiva me ajudou. Realmente é uma excelente ferramenta que o windows dispõe. Pesquisei sobre seu caso e aparentemente tem uma solução para isso sem software de terceiros:

 

1. execute mmc.exe

 

2. ctrl+M

 

3. Adicione o Editor de Objeto de Diretiva de Grupo ao Console Raiz

 

4. Na janela que abrir vá em Procurar

 

Neste janela você pode selecionar computadores e (creio eu) grupo de usuários que vão seguir as diretrizes. Infelizmente nesta maquina que estou não tenho grupos ou outros usuários para testar e te dar respostar concretas. Mas poderia testar e nos dizer os resultados. Abraços

 

Fonte

 

Era isso mesmo o que precisava! Muito obrigado! Me ajudou muito.

 

Podem fechar se quiser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, bigparty disse:

Pesquisei sobre seu caso e aparentemente tem uma solução para isso sem software de terceiros:

 

1. execute mmc.exe

 

2. ctrl+M

 

3. Adicione o Editor de Objeto de Diretiva de Grupo ao Console Raiz

 

4. Na janela que abrir vá em Procurar

 

Neste janela você pode selecionar computadores e (creio eu) grupo de usuários que vão seguir as diretrizes.

 

Funcionou perfeitamente aqui, nem precisou reiniciar o computador. Dica TOP demais!!!!!!!!!!!!!

Eu também estava precisando disso. Valeu cara

 

Ainda considero imprescindível a proteção por senha de administrador através do Controle de Conta do Usuário (UAC).

Mas são coisas totalmente diferentes. Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...