Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Hd de 1tb aparece com 0gb


clhard

Posts recomendados

O meu computador tem a configuração da assinatura abaixo com a diferença que no lugar da unidade SSD.M2 tinha um HD Seagate 1TB Sata 6gb/s 7200rpm como unidade principal. O sistema operacional era, e ainda é, o Win10.

Acontece que a placa-mãe deu problema e como estava na garantia recebi outra do mesmo modelo.

Quando fui montar os componentes na nova placa o Windows não iniciava porque dava erro no citado HD (onde estava instalado o SO). O outro HD de 500Gb era só de  backup e não tinha um SO instalado. Nesse erroo surgia a seguinte mensagem:

Falta boottmgr

Pressione Ctrl+Alt+Del para reiniciar.

O HD aparece no setup da placa mas está zerado (fotos em anexo)

Entrando no setup da placa-mãe vejo os HDs sendo que o de 1TB está conectado na porta SATA3 (0) e o de 500GB na SATA3 (1).

Consultando posts daqui vi que precisava reparar a inicialização. Coloquei o disco de instalação fiz todos os procedimentos conforme recomendado e não consegui!

Fiz várias tentativas para restaurar o computador, reinstalar o win10 e até tentei formatar o dito HD mas não consegui também.

Gostaria de saber se é possível recuperar esse HD e como faço para tal.

Obrigado!

20160629_193655_resized.jpg

20160629_193837_resized_1.jpg

20160629_220649_001_resized_1.jpg

20160629_220722_resized_1.jpg

20160629_220733_resized_1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/07/2016 às 10:57, Henrique - RJ disse:

A solução do teu caso deve ser semelhante a que sugeri neste outro tópico: 

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1174872-hd-de-1tb-com-tamanho-de-32mb/

 

 

Caro Henrique - RJ, agradeço pelo apoio e vou tentar realizar os procedimentos que você recomendou. Depois posto o resultado.

Abs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/07/2016 às 19:55, clhard disse:

Caro Henrique - RJ, agradeço pelo apoio e vou tentar realizar os procedimentos que você recomendou. Depois posto o resultado.

Abs

Caro Henrique-RJ,

Obrigado pelas orientações, mas não tive sucesso no procedimento recomentado.  Vou tentar descrever da melhor forma o procedimento realizado para que, se possível, você me oriente.

1)      Lendo as instruções do link que você postou entendi que o procedimento incluía a execução de dois programas. Primeiro o MHDD (para recuperar o tamanho do HD), e depois o TESTDISK (para escanear o HD e reescrever a partição e a MBR), mas fiquei com uma dúvida que explicarei adiante;

2)      Encontrei num site as instruções de como executar o MHDD. Essas instruções ensinavam apenas como executar o programa, fazendo o SCAN do HD e deixando determinado comando ativado para corrigir automaticamente os setores defeituosos;

3)       Baixei o MHDD, gravei a imagem num CD e dei boot pelo drive de CD;

4)      Logo que o programa abre surge a tela da foto 1 (anexada) com duas opções  de escolha, a saber:

·         1. Start computer with ADAPTEC SCSI adapter support.

·         2. Start computer without SCSI support.

Interessante é que esse tutorial não menciona essa primeira tela.

5)      Como não sabia qual opção escolher optei pelas duas, nas tentativas de executar o programa, mas nenhuma deu certo;

6)      Escolhendo a opção 1 ou 2 surge a tela da segunda foto (anexa) para a escolha da unidade que se quer recuperar, contudo, ao contrário do que diz o tutorial, e como se vê pela foto, não aparece nenhuma unidade nas três opções

7)       Ainda assim fiz três tentativas, escolhendo em cada um as opções 1, 3 e 5, respectivamente, mas não deu certo;

8)      Nas três opções selecionadas surge a tela da foto 3 com o prompt no diretório MHDD> onde digitei SCAN e pressionei ENTER;

9)      Na tela seguinte (foto 4), como era esperado, e previsto no tutorial, não foi executada a varredura e exibiu a mensagem informando que o drive não foi lido.

10)   Desse ponto em diante não soube mais o que fazer e saí do programa;

11)   Voltando aio item 1 acima a minha dúvidas é que não vi no tutorial do MHDD o procedimento de como recuperar o tamanho do disco, isto é, a indicação dos comando que gerenciam a HPA para voltar ao tamanho original;

12)   Quanto ao TESTDISK baixei o programa e também um tutorial explicando passo a passo os procedimentos, porém não executei-o porque não tive sucesso com o MHDD.

Espero tenha sido claro na minha exposição e desculpe por ser extenso.

 

Foto 1.jpg

Foto 2.jpg

Foto 3.jpg

Foto 4.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já viu que dá trabalho ...

 

O MHDD é um programa antigo, ainda da época de discos IDE menores e pelo seu ser talvez SATA e de maior capacidade ele não o detectou mas talvez seja possível usá-lo ainda assim só que não lembro a sequência de comandos.

 

Procura pelo kit de ferramentas, Hiren's Boot CD, baixa a imagem ISO dele e instala em um CD o qual se tornará bootável.

 

Carregue o Hiren's no boot e escolha " DOS tools " do menu que aparecer. Depois escolha as ferramentas para HD e opte pelo HDAT2 que acho que possui comandos para remover a HPA também.

 

Nesse kit de ferramentas em DOS existem outros programas que podem lidar com a HPA, é só fuçar.

 

Deixe o TestDisk para quando conseguir recuperar o espaço todo.

 

Importante, faça todos esses procedimentos com apenas um HD instalado no PC para não acabar trazendo mais problemas.

--------------------------------------------

EDIT.

Lembrei que talvez consiga usar o MHDD se antes de rodar ele você ajustar no SETUP do BIOS/UEFI para o modo IDE o seu HD, mesmo sendo ele SATA, só para fazer o procedimento ( depois é só voltar ao modo antigo ).

 

 

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/07/2016 às 01:59, Henrique - RJ disse:

Já viu que dá trabalho ...

 

O MHDD é um programa antigo, ainda da época de discos IDE menores e pelo seu ser talvez SATA e de maior capacidade ele não o detectou mas talvez seja possível usá-lo ainda assim só que não lembro a sequência de comandos.

 

Procura pelo kit de ferramentas, Hiren's Boot CD, baixa a imagem ISO dele e instala em um CD o qual se tornará bootável.

 

Carregue o Hiren's no boot e escolha " DOS tools " do menu que aparecer. Depois escolha as ferramentas para HD e opte pelo HDAT2 que acho que possui comandos para remover a HPA também.

 

Nesse kit de ferramentas em DOS existem outros programas que podem lidar com a HPA, é só fuçar.

 

Deixe o TestDisk para quando conseguir recuperar o espaço todo.

 

Importante, faça todos esses procedimentos com apenas um HD instalado no PC para não acabar trazendo mais problemas.

--------------------------------------------

EDIT.

Lembrei que talvez consiga usar o MHDD se antes de rodar ele você ajustar no SETUP do BIOS/UEFI para o modo IDE o seu HD, mesmo sendo ele SATA, só para fazer o procedimento ( depois é só voltar ao modo antigo ).

 

 

.

Caro Henrique - RJ,

Estou bastante ocupado nesses dias e não estou tendo tempo para realizar os últimos procedimentos que você recomendou. Tão logo eu realize postarei os resultados.

obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Em 19/07/2016 às 13:52, clhard disse:

Caro Henrique - RJ,

Estou bastante ocupado nesses dias e não estou tendo tempo para realizar os últimos procedimentos que você recomendou. Tão logo eu realize postarei os resultados.

obrigado!

Oi, teve solução? Estou com o mesmo problema, mas com SSD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...