Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Modificar circuito de sirene


Rvs

Posts recomendados

Ola amigos, bom dia!!!

peguei esse circuito de acionamento dessa sirene, mais gostaria de modificar, se e que posso modificar.

Sirene.jpg

 

Bom, no circuito acima, pra mim acionar a sirene, tenho que juntar os terminais em azul, gostaria de saber se e possivel nesse circuito, eu fazer com que ao invés de acionar a sirene eu tenha que ligar os terminais em azul, ele ja vim ligado, ou seja, ao invés de ligar pra acionar, eu soltar os terminais pra acionar a sirene, no caso ele ja tinha que esta juntos, e ao soltar os terminais ele acionar a sirene, seria possivel fazer nesse circuito ou eu teria que por mais um rele???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rvs  esse circuito faz o que propõe, mas está com ligação errada no relé.

Abaixo o circuito para acionar a sirene ao abrir o acionamento, ficando ela em silêncio quando o acionamento estiver em curto.

Desculpe o desenho, mas sou uma negação no paint.sirene.png

Repare que a seta preta é o contato normalmente fechado do relé.

O resistor acima é a bobina do relé

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 horas atrás, Rvs disse:

eu teria que por mais um rele???

Não precisa +1 relé. Use os contatos n.f. dele uai.

soltar terminais=corta o fio=desenergiza=fecha contato

 

Se bem que é melhor usar um mosfet canal n com 1M entre VCC e G e o seu contato entre G e gnd (=S) e carga entre VCC e D. Abre contato ele fecha D e S pela V que está em G provocada por 1M. ... O mesmo vale pra BJT considerando G=B, D=C, S=E 1M=1K

confusão ... mas é +- isso mesmo...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

no caso do primeiro, como falei, a sirene so desligava, se fechasse o contato com o negativo e/ou desligasse a fonte, no segundo, se eu abrir ele aciona, mais eu fechando ele para a sirene, como faco pra que ele fique depois de acionada, e so desligue se for desligado a fonte???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí creio que em vez de utilizar um relé, deverias usar um SCR. Como estou no celular, não dá para mostrar com circuito.
Um SCR, usando corrente contínua, após disparado, só vai cessar se desligada a fonte.
Veja esse artigo que tem inclusive exemplos de utilização: http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/9502-como-funciona-o-scr-art1902

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, eu estava aqui tentando fazer isso somente com relés e complica um pouco pelo fato que você quer que a sirene dispare e mantenha ligada até cessar a alimentaçao. Isso se torna possível com relé de 2 ou mais contatos e como você já deve ter esse aí de contato simples, a solução mais simples é essa:

imagem78.GIF

 

Aproveitei o seu próprio desenho, para que fique mais fácil de entender. Além do relé vai precisar de um transistor TIP31, um diodo 1N4002 ou 1N4007 (que é mais fácil de achar) e dois resistores (de 2,2KOhm e outro de 100 Ohm).

Dependendo do tipo de sirene que você vai usar pode ser necessário usar outro relé, pois pode ser que o transistor não sature quando você soltar os fios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Mestre88 Da forma que esta ligado o relé, ele não fará falta para o circuito e pode ser eliminado, pois "quem" esta jogando a sirene à massa (terra/negativo) do circuito é o transistor em paralelo com o relé.

Para que o relé acione a sirene, desligue a linha do coletor para o terminal inferior do relé e ligue esse terminal do relé ao negativo da fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O relé forma um contato de selo, pois ele quer que a sirene continue ligada mesmo que os fios sejam juntados de novo. 

Já o transistor serve para inverter o sinal, já que a sirene deve ser acionada quando os fios são desligados. 

1 hora atrás, Bcpetronzio disse:

@Mestre88 Da forma que esta ligado o relé, ele não fará falta para o circuito e pode ser eliminado, pois "quem" esta jogando a sirene à massa (terra/negativo) do circuito é o transistor em paralelo com o relé.

Para que o relé acione a sirene, desligue a linha do coletor para o terminal inferior do relé e ligue esse terminal do relé ao negativo da fonte.

Na verdade eu tinha desenhado errado, consertei agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...