Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Enviar coodernadas através de sms


Posts recomendados

Olá, pessoal!

 

Bom, gostaria de saber de vocês o processo para se fazer um rastreador simples.

A ideia é criar um rastreador gps utilizando sms.

 

Posso programar uma aplicação para receber as coordenadas e utilizar o google maps para mostrar a localização...

Mas a parte do hardware que me deixa dúvidas... Quais são os passos para se criar uma placa assim?

 

Quando vejo rastreadores para automóveis o preço está sempre lá em cima...

Quero fazer um sistema de baixo custo. Acham q é possível?

 

Agradeço desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@densyy ,

 

Basta um pequeno microcontrolador, e mais dois módulos que você pode comprar no Ebay : 

 

Um módulo GPS com interface serial :

 

http://www.ebay.com/itm/Ublox-NEO-6M-GPS-Module-with-Antenna-Flight-Controller-For-Arduino-MWC-IMU-APM2-/272274454085?hash=item3f64d27645:g:9pUAAOSw3YNXYIaE

 

E um módulo SMS quadribanda :

 

http://www.ebay.com/itm/M590E-GSM-GPRS-Module-900m-1800m-Sms-Message-Diy-Kits-M590-Sms-CPU-MCU-Test-/141976905963?hash=item210e7ba8eb:g:ef4AAOSwZ8ZW4DEW

 

Basta receber as coordenadas do módulo GPS, e enviar as mesmas coordenadas pelo módulo SMS. Tudo usando comunicação serial comum !

 

Agora, em vez de usar módulos prontos, você pode criar um único módulo, usando as partes essenciais desses dois módulos, vai ter um preço bem mais em conta, mas ainda assim não vai conseguir nunca competir com os gps tracking chineses por causa do alto volume de produção :

 

http://www.ebay.com/itm/Mini-GPS-GPRS-GSM-Tracker-car-Vehicle-SMS-Real-Time-Network-Monitor-tracking-é-/252196862062?hash=item3ab81ab86e:g:ipoAAOSw8-tWX8j0

 

Porisso que os chineses são gigantes na produção .....

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@densyy ,

 

Opa, de nada meu amigo !

 

Realmente, é simples, mas não conseguiremos nunca fazer isso com preço para competir.

Melhor coisa é comprar prontinho de lá, mesmo pagando imposto com importação simplificada, já vem prontinho, e ainda vai ficar com custo abaixo do que refazer a roda aqui no Brasil ....

 

Mas para voce montar o seu, e ter todo o controle, inclusive desenvolver um programa que mostra a posição no Google Maps, comprar os módulos é uma opção viável.

 

E você também pode desenvolver o seu programa para funcionar com esses aparelhos chineses tem !

 

Eu tenho esses dois módulos que te indiquei ..... comprei por comprar, nunca se sabe o dia que me dá alguma ideia maluca né kkkk !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tava pensando em fazer coleiras com gps para animais de estimação. Um sisteminha web pra mostrar a posição de cada animal, com aplicativo pra celulares e tudo mais... painel administrativo pros clientes com várias funçõezinhas... A princípio achei q fosse uma ideia milionária, mas logo, cai na real kkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@densyy ,

 

Ué eu achei a sua ideia muito boa !

 

voce vende o hardware quase no custo, e cobra uma mensalidade pelo serviço ! Aqui que está o pulo do gato !

 

Só uma observação : esses sistemas de tracking possuem uma bateria que suporta no máximo 6 horas. Teria de entrar em contato com o fabricante na Chna, pedir para ele entregar apenas o hardware interno, sem a caixa externa e sem a bateria, acrescentar uma bateria maior aqui, e uma nova caixa, talvez mais adequada ao formato circular da coleira... Mas tem de fazer essas informações serem enviadas para uma central, e a partir dela via Web você disponibiliza para os clientes que estão em dia !

 

Não desista de sua ideia sem lutar, meu amigo !

 

Receber mensalidade para manter o serviço de tracking de animais de estimação é uma baita ideia !

 

Paulo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é q seria um produto muito caro
Pensa só, como é pra animais precisaria ter bastante resistência.

Também teria q ter uma bateria q dure bastante.

Também precisaria ser aprova d'água.

O chip precisaria ter cobertura em todo lugar pra enviar os sms...

Além de tudo teria q ser leve pra não incomodar o pet.

 

E para que os fabricantes criassem um modelo especial pra mim teria q ser em muita quantidade.

Não consigo ver jeito do produto final sair barato kkkkkkkk

 

Acho q a ideia é boa. Eu gostaria de ter um produto desses.

Mas não é muito viável economicamente falando ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@densyy ,

 

Preste atenção no significado : Bem vindo ao mundo das economias globalizadas !

 

Mas se você tivesse nascido nos USA, sua ideia poderia ir em frente e virar um  excelente negócio.

 

Porque ?????

 

Lá o imposto é só 6% .....

 

Aqui voce tem de pagar 60% de imposto de importação mais 18% de ICMS ( claro, em cima do seu custo CIF MAIS os 60% de impostos .... ) , isso tudo apenas para ter os produtos em suas mãos..... E depois na venda ainda temos um monte de impostos em cascata que totalizam mais de 35% em cima de seu valor de venda , o qual ainda tem de ter um lucro para você e mais um lucro para pagar toda a estrutura, como aluguel, IPTU, salário de funcionários, Bancos, etc .....

 

Ou seja, é 10.000 vezes melhor virar um funcionário público, viver nas costas da Viuva, do que tentar montar um negócio e dar emprego para quem precisa .....

 

Paulo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@densyy ,

 

Sim, isso é bem possível !

 

Eu já falei sobre isso em algum outro tópico.... desenvolver programas para nichos específicos para uso em celulares  é um caminho bem legal e pouco explorado aqui no Brasil.

 

Por exemplo, em São Paulo hoje é um inferno andar sem ser multado, tem avenidas que possuem limites de 50 , depois 40 e trechos com 30 Km por hora.... mapear esses trechos , colocar num aplicativo, que fique como um guardião, te avisando quando a velocidade medida no GPS ultrapassa a velocidade do trecho em que o carro está, muita gente pagaria uma mensalidade pequena para isto, pois as multas estão impossíveis....

 

Existem muitos nichos .... conheço advogados que ficam loucos quando querem consultar um processo pelo celular, tenho certeza que um programinha resolveria isso também.

 

É só procurar um nicho, mas ANTES tem de ter domínio sobre os SDK's para o IO/S e para o Android.

 

Paulo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exato! Existem muitas possibilidades

Aquela velha frase de que tudo já foi criado... Pura ladainha kkkkk

Tem muita coisa pra ser criada ainda.

 

Logo, logo acho que os celulares vão sair de moda

Quem sabe uma pulseira conectada ao corpo

Ou um óculos mais discreto pra realidade virtual

Programar pra esses dispositivos logo no comecinho de suas criações...

Nossa, acho q é dinheiro na certa!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...