Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Antonio Carlos Ternouski

Fonte ajustavel

Recommended Posts

Olá pessoal, não sei se este é o lugar correto para a postagem, se não for me desculpem, mas eu preciso de ajuda pra montar uma fonte ajustável.

Tenho um transformador 110/220V  de saída 24 V AC 250W, já fiz a retificação com uma ponte de diodos que saiu 22V DC, pelos meus cálculos é pra sair mais de 10 A de corrente.

preciso de uma ajuda pra montar o circuito, tenho as seguintes peças 2 Potenciômetros de 10k  1 transistor 2n3055 e 1transistor BTA 41 600B triac, vários capacitores e resistores mas não sei qual transistor conectar e nem como conectar.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fonte de 10A com transistor 2N3055 não dá certo, ainda mais estes xing-lings que tem por aí.

Dê uma olhada neste tópico tem um projeto bem parecido com o seu:

Compartilhar este post

Link para o post

@Mestre88 , obrigado por sua ajuda achei muito bacana esse post, o que eu queria sabe é se eu montar a fonte com os equipamentos que tenho ela terá algum problema pois não preciso dos 10 A, uns dois ou três já seriam ótimos, será que posso usar esse mesmo esquema substituindo o transistor  BTA 41 600B triac e usando o potenciômetro de 10k?

imageproxy.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Seu transformador é de 10 Amperes. 

E o regulador dessa fonte do @faller também é. A única coisa que você pode fazer aí é retirar um dos transistores TIP147. 

Não se usa triac em fontes de corrente contínua, se usa transistores ou reguladores apropriados como o LM338 que está no seu post.

Se quiser montar esse esquema com o LM338 puro também pode, mas lembrando que sua corrente máxima é de 5A.

Compartilhar este post

Link para o post

Poder até pode, mas a fonte não vai ficar boa. E vai precisar de outros componentes além dos que você já tem. 

E como eu já disse antes esse 2N3055 que você tem aí deve ser chinês, a corrente deles não chega a 2A.

Melhor comprar LM338 e pronto. 

Compartilhar este post

Link para o post

Se queres tanto usar esses componentes que tens, monta o circuito da postagem #3, mais simples não vais encontrar e cola esses outros componentes ai pela fonte, no painel que vai ficar bonitinho..

Eletrônica, se levada a sério, não é justapor peças nada a ver e conseguir algo de útil.

Tem de ter lógica, tem de se usar o componente certo no lugar correto.  Você topou com alguns componentes em uma gaveta, sequer sabe se estão bons e quer por que quer fazer com eles uma fonte???  É mais ou menos isso???

Sua expressão:

"Ora se não dá para usar Triac quem sabe usa um 2N3055 e só trocando o valor do resistor"

Não pode ser sério, não pode!!!!

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais