Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conselhos a um leigo para a troca de máquina (bem) antiga


Posts recomendados

Sr(a)s, entendo pouquíssima coisa na área. Sou leigo. Pesquisei, mas tenho 300 dúvidas.  

 

Bom, tenho um PC pré-histórico, mas que, até há pouco tempo, serviu para minhas necessidades (Nada de jogos, baixar pdfs e documentos, navegação e, principalmente, assistir a vídeo aulas). Há um tempinho, porém, já não serve mais. Muito lento e com um HD pequeno. É um Pentium 4, 3.0 Ghz. Á época em que foi comprado (2004, creio) era muito bom. Aliás, tanto é que dura até hoje. 

 

Mas não dá. Acabou. Chegou a hora de trocá-lo. 

 

Pois bem. 

 

Não quero, não posso e não vou, por ora, investir muitos recursos financeiros na aquisição, principalmente pelo tipo de uso que faço. Apesar da alta do dólar, a compra seria feita em um conhecido país vizinho, pois está "cabendo" no meu bolso. 

 

Planejei o seguinte computador: 

 

AMD Athlon 5150

placa-mãe ASrock AM1B-M

Memória Kingston 1600Mhz 4GB

HD seagate 1.0TB

 

Dúvidas:

1) É uma máquina justa? Quero dizer, é minimamente razoável ao uso que faço? Alguma outra sugestão?

2) Consigo instalar nela, por exemplo, um Windows 10?

3) Há compatibilidade entre as peças?

4) Essa placa-mãe é razoável?

5) HD de 2.5" ou 3.5"? Como saber o tamanho?

6) Tenho um gabinete e uma fonte de 200w. Será que eu consigo aproveitar algo? Como saber? A fonte, não sendo aproveitável, teria de ser de, no mínimo, quantos watts?

 

Um amigo tem um computador também antigo, parado, mas que, creio, seja bem melhor que o meu atual Pentiumzinho 4. Ele também não entende muita coisa. Enfim, me ofereceu a máquina dele, provavelmente por um baixo preço. Como não quero e não posso investir alto, e tendo em vista o meu uso bem restrito, pode ser que até seja adequada, em que pese ser antiga. 

 

AMD Athlon X2 dual core 4000+ 2.11GHz

placa-mãe Asus (não disse o modelo exato)

Memória RAM 2,50 GB

Placa de vídeo NVIDIA Geforce 8600 GT

HD 150 GB

 

Dúvidas:

1) Sim, é antiga, mas atenderia aquilo que necessito ou corro risco de lentidão?

2) Consigo instalar nela, por exemplo, um Windows 10?

3) Seria adequado e possível um upgrade nela? Compensa? 

4) Eu preciso de um HD grande. Logo, de todo jeito, precisaria, no mínimo, de um Externo para complementar os baixos 150 GB.

 

 

Sr(a)s, essas são as dúvidas de um neandertal no assunto. Esforcei-me, pesquisei, li, mas confesso que cada vez mais me sinto mais ignorante no assunto. De fato, não é minha praia. Se o(a)s Sr(a)s, por favor, puderem me socorrer, ficaria absolutamente agradecido. Mesmo. :)

 

 

P.S.: De antemão, peço desculpas por alguma eventual "groselha" escrita. 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, B0b5cooter disse:

@Olavo L. de Carvalho Qual o seu orçamento?

@B0b5cooter o menor possível. rs Nem citei valores, pois não tinha certeza se era possível no tópico. 

 

Mas, vamos lá. 

 

Pelo que planejei, adquirindo os produtos na vizinhança, sairia algo mais ou menos assim:

 

Processador: de U$ 34,50 a 37,00 - ~R$ 130,00

placa-mãe: de U$ 30,00 a 40,00 - ~ R$ 120,00

Memória: de U$ 18,00 a 25,00 - ~ R$ 70 - 80,00

HD: U$ 50,00 - ~R$ 150 - 170,00

 

Se necessário, um gasto a mais com Fonte, Gabinete e placa-mãe (não sei se é necessária :/).

 

Logo, comprando fora, ficaria na faixa de R$ 600,00. É quanto, mais ou menos, posso gastar agora. Estou me pautando nos preços lá fora. [Aqui no Brasil, creio, os gastos seriam em dobro.]  

 

Mas, veja, se eu puder gastar menos e ter um desempenho satisfatório, estaria de bom tamanho, por isso avalio a possibilidade de comprar a máquina usada do colega. Só não a compraria mesmo se realmente estivesse muito defasada, podendo causar travamento, lentidão e inviabilizar totalmente a instalação de aplicativos mais modernosos, como o Windows 10. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O PC que você quer montar rodaria tranquilo o Win10.

O PC do seu amigo não é ruim, rodaria Windows 10, mas não recomendo. Usar com o Windows 7 ou 8 seria tranquilo. Eu consideraria uma alternativa, caso esteja sendo oferecido mais barato do que um que pretenderia comprar.
Se fosse para trocar de computador, eu trocaria tudo, não ficaria comprando peças separadas. Principalmente sendo um leigo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Olavo L. de Carvalho Seria legal um upgrade de ram, mas não totalmente necessário. Necessário se fosse partir para um Windows 10.
Eu só o faria se encontrasse os pentes baratos. Em se tratando de máquina antiga, tem que pesquisar, e nem sempre é garantia de encontrar.

 

O HD é fácil fazer upgrade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...