Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conselhos a um leigo para a troca de máquina (bem) antiga


Posts recomendados

Sr(a)s, entendo pouquíssima coisa na área. Sou leigo. Pesquisei, mas tenho 300 dúvidas.  

 

Bom, tenho um PC pré-histórico, mas que, até há pouco tempo, serviu para minhas necessidades (Nada de jogos, baixar pdfs e documentos, navegação e, principalmente, assistir a vídeo aulas). Há um tempinho, porém, já não serve mais. Muito lento e com um HD pequeno. É um Pentium 4, 3.0 Ghz. Á época em que foi comprado (2004, creio) era muito bom. Aliás, tanto é que dura até hoje. 

 

Mas não dá. Acabou. Chegou a hora de trocá-lo. 

 

Pois bem. 

 

Não quero, não posso e não vou, por ora, investir muitos recursos financeiros na aquisição, principalmente pelo tipo de uso que faço. Apesar da alta do dólar, a compra seria feita em um conhecido país vizinho, pois está "cabendo" no meu bolso. 

 

Planejei o seguinte computador: 

 

AMD Athlon 5150

placa-mãe ASrock AM1B-M

Memória Kingston 1600Mhz 4GB

HD seagate 1.0TB

 

Dúvidas:

1) É uma máquina justa? Quero dizer, é minimamente razoável ao uso que faço? Alguma outra sugestão?

2) Consigo instalar nela, por exemplo, um Windows 10?

3) Há compatibilidade entre as peças?

4) Essa placa-mãe é razoável?

5) HD de 2.5" ou 3.5"? Como saber o tamanho?

6) Tenho um gabinete e uma fonte de 200w. Será que eu consigo aproveitar algo? Como saber? A fonte, não sendo aproveitável, teria de ser de, no mínimo, quantos watts?

 

Um amigo tem um computador também antigo, parado, mas que, creio, seja bem melhor que o meu atual Pentiumzinho 4. Ele também não entende muita coisa. Enfim, me ofereceu a máquina dele, provavelmente por um baixo preço. Como não quero e não posso investir alto, e tendo em vista o meu uso bem restrito, pode ser que até seja adequada, em que pese ser antiga. 

 

AMD Athlon X2 dual core 4000+ 2.11GHz

placa-mãe Asus (não disse o modelo exato)

Memória RAM 2,50 GB

Placa de vídeo NVIDIA Geforce 8600 GT