Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cálculos em eletrônica


Posts recomendados

  • Membro VIP
3 horas atrás, gustavoqueiroz disse:

gostaria de saber como calculo qual capacitor ceramica e diodo colocar em um circuito

Tem sim como calcular mas é necessário saber as variáveis de contorno que envolvem o problema, tais como:

- Qual o circuito?

- Qual a função desse circuito?

- Qual a função desejada desses componentes?

- Quais as limitantes?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou falar um pouco sobrei projeto Estou  querendo fazer um gerado de energia infinita um motor de  5v e um de 12 v os dois vão ficar encaixado uma coréia e os fios que é  polos iguais juntos e uma coréia que o de 5 v vai. Fazer o 

12 v girar  pra que uso ocorra é preciso de um diodo para que a energia que vou tirar não volte e o capacitor é para o motor ter maior tração devido a armazenagem de energia queria tirar até 12 volts 

mas precisa de dar um start aplicando uma tensão de 12 v estou com esta dúvida como faço o cálculo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, gustavoqueiroz disse:

Vou falar um pouco sobrei projeto Estou  querendo fazer um gerado de energia infinita um motor de  5v e um de 12 v os dois vão ficar encaixado uma coréia e os fios que é  polos iguais juntos e uma coréia que o de 5 v vai. Fazer o 

12 v girar  pra que uso ocorra é preciso de um diodo para que a energia que vou tirar não volte e o capacitor é para o motor ter maior tração devido a armazenagem de energia queria tirar até 12 volts 

mas precisa de dar um start aplicando uma tensão de 12 v estou com esta dúvida como faço o cálculo 

 

 

Ai vai ficar difícil encontrar ajuda. O carinha com o mínimo de conhecimento sobre fisica vai passar batido sobre esse post.
Procura no google: "Lei Áurea da Mecânica"

Se estas ideias fossem praticáveis, os circuitos ressonantes nunca descarregariam. Ficariam infinitamente jogando carga de capacitor à indutor infinitamente.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, tú vai precisar mudar de nome,  endereço, eu sugeria até de país.

Muitos tentaram fazer isso, não se sabe se alguem conseguiu, pois os que chegaram perto foram mortos ou sequestrados por uma turma barra pesada, ( Isaac Newton, Galileu Galilei, Michael Faraday, Alessandro Volta e muitos outros) pela violação de uma lei. Uma "leizinha" inventada por Julius Robert Mayer, que de certo não tinha coisa melhor pra fazer, e lei essa que diz: A quantidade total de energia em um sistema isolado permanece constante. Tal princípio está intimamente ligado com a própria definição da energia.

Então cara, cuidado ao violar essa lei, esse pessoal aí vai ficar muito bravo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 horas atrás, gustavoqueiroz disse:

Estou  querendo fazer um gerado de energia infinita um motor de  5v e um de 12 v os dois vão ficar encaixado uma coréia e os fios que é  polos iguais juntos e uma coréia que o de 5 v vai. ......

Tá e agora falando sério...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gustavoqueiroz ,

 

Meu amigo, não existe "gerador de energia infinita". Não existe "moto perpétuo" e não existe nenhum tipo de gerador milagroso. 

 

Não acredite nos vídeos que você vê na Internet.

 

E principalmente não insista nem em discutir isto aqui, utilize a ferramenta de pesquisa e veja quantos posts já existiram sobre assuntos semelhantes.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

pelo "tom de voz" do guri, acho que ele nem se achou ainda e não está sabendo fazer a pergunta corretamente. (ou seria mais algum outro teste para candidato a moderador?)

 

Bom, eu 1/2 que achei isso que faz algum sentido...

1 hora atrás, gustavoqueiroz disse:

pra carregar celular mas se sair 12 volts adapito um resistor para tirar 5 volts 

 

Neste caso, penso que a "tradução" seria que ele tem uma fonte ou gerador ou algo que dá 12V e quer carregar um celular. Se for isso amigo @gustavoqueiroz considere inicialmente um simples 7805

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz ,

 

E onde entram nisso os dois motores atrelados por correia ?

 

O buraco tá bem mais embaixo kkkkkkk

 

 

1 hora atrás, Mestre88 disse:

Isto non ecziste! 

 

Saudades desse grande padre agostiniano.... dei muita risada ouvindo ele argumentar com o "bispo" Macedo !  

 

Pena que que quase ninguém se lembra dessa discussão. Ou melhor, o grande privilégio que a idade nos dá são as experiências e as lembranças. Poder ter uma boa memória é uma benção !

 

Paulo

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ô meu amigo Paulão @aphawk , colabora aí mano! Nota-se que o menino está visivelmente perdido! Em mais de um sentido.

Olha o título, olha os textos, olha a ortografia, gramática. De fato quase ouço o sotaque do Cebolinha nas palavras dele.

E ainda perguntou (e olha pra quem!) se e possível ou não! Provavelmente nem vai ter resposta (talvez seja melhor kk)

Pouquíssima coisa fez sentido técnico - a não ser aquela - e portanto quis tentar jogar alguma luz e vocês, um balde de água fria..! tadim dele!! Sem massacre, por gentileza.

(ainda continuo achando que é mais um teste...)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

pelo "tom de voz" do guri, acho que ele nem se achou ainda e não está sabendo fazer a pergunta corretamente. (ou seria mais algum outro teste para candidato a moderador?)

 

Bom, eu 1/2 que achei isso que faz algum sentido...

 

Neste caso, penso que a "tradução" seria que ele tem uma fonte ou gerador ou algo que dá 12V e quer carregar um celular. Se for isso amigo @gustavoqueiroz considere inicialmente um simples 7805

KKKKkkk... Tem lógica.

Mas se for por ai mesmo a pergunta dele, logo no primeiro post dava pra responder o que ele deve estudar.
calculo de impedancia capacitativa, resistiva, indutiva, resposta em frequencias, polarização de diodo... será que to esquecendo de mais alguma coisa? kirchhoff, thevenin, northon? Acho que deveria olhar também esses.

É coisa pra caramba, e no momento, pelo pouco que sei, acho que deveria começar por ai. O que e resistor, o que é capacitor, o que é diodo, transistor, transdutor, transformador... eu tenho utilizado um livro chamado circuitos eletrônicos de Mike Tolley. Bom. Tem exercícios práticos e os cálculos não são dificieis de entender. a maioria é as operações basicas... logaritimo, soma, multiplicação...

Quer cnhecer mais calcuolo? ainda não vi nenhum produtório, somatória, series de maclouren taylor estudando eletrônica, mas sei que vários calculos são resumidos com estes ultimos. Não acho que vai precisar disso agora, mas é isso ai. Não para. Vá até onde der. Eu comecei assim e agora so vou parar pra descansar na morte.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
37 minutos atrás, aphawk disse:

@Mestre88 ,

 

Bom, pelo que entendí do post inicial, ele tem dois motores, um de 5 Volts e outro de 12 Volts, e são acoplados por uma polia..... então se um deles receber energia e girar, vai transformar o outro motor em um pequeno gerador.....

 

Paulo

Se a eficiência de cada motor na conversão for de 70%, ele vai conseguir juntando os dois, um a tocar o e outro a gerar, com miseráveis 50 % de eficiência. É o ó do borogodó..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, aphawk disse:

@Mestre88 ,

 

Bom, pelo que entendí do post inicial, ele tem dois motores, um de 5 Volts e outro de 12 Volts, e são acoplados por uma polia..... então se um deles receber energia e girar, vai transformar o outro motor em um pequeno gerador.....

 

Paulo

 

Eu entendi muito bem o que ele quer, porém cada hora ele fala uma coisa.

Pois está confuso já que o que ele quer é impossível de fazer.

 

Eu tive exatamente a mesma ideia quando era criança lá pelos meus 10 ou 11 anos, eu prendi dois motores de Video K7 em uma morsa, liguei um ao outro e coloquei um capacitor de 16mF em paralelo com eles.

Imaginei que ligando uma fonte aos motores o capacitor iria se carregar e um dos motores ia fazer o outro girar através da correia e o outro motor ia manter o capacitor carregado e aí estava pronto o eu moto-perpétuo.

Não demorou nem 5 minutos pra eu chegar a conclusão de que o que eu tinha era duas cargas ligadas a um capacitor e que nunca aquilo iria produzir energia do nada.

 

É exatamente isso que o guri quer fazer, eu até já disse acima que "isto non ecziste".

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É a famosa história de calcular os rendimentos das transformações .....

 

Só para fazer um motor pequeno girar, vamos supor uns 70% .... depois, um acoplamento mecânico entre os dois eixos dos motores, mais uns 85% , e finalmente a transformação final de energia mecânica em elétrica novamente, supondo de novo uns 70 % ,    chegamos a uns 41% no final .... ou seja, entregamos 10W de energia para obter apenas 4,1 Watts no final !

 

Mas acho que o nosso amigo só vai se convencer quando ele montar e ver que milagres non eczistem .....

 

Paulo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...